• Blog
  • >
  • Insights
  • Dicas embasadas em dados para ter seu conteúdo compartilhado no Facebook

Dicas embasadas em dados para ter seu conteúdo compartilhado no Facebook

Dicas embasadas em dados para ter seu conteúdo compartilhado no Facebook

“Aprenda como otimizar seus materiais para ter mais conteúdo compartilhado no Facebook e impulsione sua estratégia de marketing.”

Se você é normal – você tem um coração batendo e uma mente em funcionamento – então você quer mais compartilhamentos no Facebook. Uma grande parte desse desejo vem do fato de você ser humano. Todos os seres humanos desejam reconhecimento e aprovação. Outra grande parte desse desejo vem apenas da vontade de fazer um bom marketing. Se nós queremos ser bem-sucedidos no marketing de conteúdo e no marketing de mídias sociais, então nós precisamos ter mais compartilhamentos no Facebook.

Eu vou lhe dizer como fazer isso.

Introdução: Em primeiro lugar, defina a sua estratégia de Facebook

Neste texto, vou discutir apenas uma faceta de uma estratégia de Facebook: ter mais compartilhamentos para os seus artigos. Deixe-me explicar:

  • Este post trata de artigos. Estou discutindo o conteúdo e o Facebook – a ligação entre o marketing de conteúdo e o marketing nas mídias sociais. As mídias sociais são, em parte, alimentadas pelo quão bom é o conteúdo do seu site. Meu foco aqui está nos artigos que são compartilhados.
  • Vou me concentrar no compartilhamento. As pessoas podem curtir, compartilhar e comentar no Facebook. Compartilhar é uma das melhores formas de espalhar o seu conteúdo. É gratuita, espontânea e é a mais provável de gerar confiança dentro da rede de contatos de alguém no Facebook. A interface de usuário do Facebook dá mais valor aos artigos compartilhados e seu algoritmo dá aos artigos compartilhados mais peso ao montar o feed de notícias.

Eu recomendo que você desenvolva uma estratégia de Facebook que esteja diretamente conectada com a sua estratégia de marketing de conteúdo. Uma influencia a outra.

A ideia simples que defendo neste artigo é a de que um conteúdo excelente resulta em mais compartilhamentos.

Características do Conteúdo Com Altas Taxas de Compartilhamento

Que tipo de conteúdo consegue ser muito compartilhado? Eis aqui as quatro principais características dos posts compartilháveis e uma pequena explicação sobre cada uma.

1. Posts compartilháveis contém palavras atraentes em seu título.

O conteúdo linguístico tem muita importância, como foi descoberto pelos pesquisadores que estudam o Facebook. As palavras específicas que você utiliza em um título são importantes.

O cientista de marketing viral Dan Zarrella analisou 12 mil artigos compartilhados no Facebook. Muitas das suas descobertas têm a ver com a relação entre palavras específicas e o número de compartilhamentos.

samba-image-1

Títulos que continham as seguintes palavras tinham menos chances de serem compartilhados:

samba-image-2

Eu já escrevi anteriormente sobre a importância dos títulos e eu vou enfatizá-la novamente. Os títulos são importantes, não só porque eles possuem um impacto no SEO e no CTR, mas também no marketing das mídias sociais. Crie títulos com os compartilhamentos de Facebook em mente.

2. Posts compartilháveis exibem imagens.

De todas as medidas do sucesso de um post, a presença de fotos é a que tem o maior peso. Elas têm mais curtidas e compartilhamentos do que qualquer outra forma de conteúdo. Quanto à presença de comentários, elas chegam a quase empatar com posts que são apenas texto.samba-image-3 

3. Posts compartilháveis possuem mais do que mil palavras.

Minha pesquisa sobre a extensão do conteúdo demonstrou que conteúdos mais longos costumam ser mais compartilhados.

samba-image-4

A partir de cerca de 1.500 palavras eu percebo uma queda nas vantagens da extensão do conteúdo no que diz respeito à legibilidade e aos compartilhamentos.

4. Posts compartilháveis são úteis.

Em um estudo do New York Times sobre “A psicologia do Compartilhamento” os pesquisadores descobriram que 94% das pessoas que compartilham um post realizam essa ação porque acreditam que ele será útil para outras pessoas.

Eu vejo as pessoas utilizando essa frase o tempo todo – “sharing is caring” (compartilhar é cuidar). Penso que a ideia é a de inspirar o altruísmo pelos outros através do compartilhamento de um post. No fim das contas, isso é verdade. As pessoas pensam nos seus amigos e na sua rede social quando elas compartilham um post. Claro que isso faz sentido. O maior motivo para compartilhar é que as outras pessoas que você conhece vão ver o post.

E posts úteis não se resumem a apenas aqueles artigos de “Como fazer” algo. Posts úteis são também aqueles que têm um sentimento pra cima, como outro artigo do New York Times reportou. O psicólogo da Universidade da Pensilvânia, Jonah Berger, coloca a questão do seguinte modo:

“Quando você compartilha uma história com seus amigos e semelhantes, você tem um cuidado maior com o modo como eles vão reagir. Você não quer que eles pensem em você como uma pessoa melancólica e pra baixo.”

Quando escrevo os meus artigos eu penso bastante sobre o que as pessoas consideram útil. A probabilidade é que se os meus leitores acharem que o texto é útil, outras pessoas pensarão que ele é útil, também.

Seis Dicas Táticas para Ter Os Seus Posts Compartilhados no Facebook.

1. Coloque um botão de compartilhamento.

Você precisa fornecer às pessoas um modo de poder compartilhar. Coloque um botão em algum lugar perto do artigo para que as pessoas possam vê-lo e clicar antes, durante e depois que elas lerem o artigo.

Ao invés de um botão de curtir, você deve disponibilizar um botão de compartilhar. Porque a curtida não possui mesmo alcance social que o compartilhamento.

Eis aqui um exemplo do que acontece quando as pessoas clicam no botão do Facebook no meu site Quick Sprout.

samba-image-5

Imediatamente, um pop-up aparece instigando o usuário a escrever um comentário, selecionar uma forma de compartilhar e então clicar em “compartilhar o link”.

Você não precisa ter a palavra “compartilhar” no ícone do Facebook do seu site. Você simplesmente precisa ter alguma indicação visual de que o botão que eles estão prestes a clicar tem algo a ver com o Facebook. A partir do momento em que eles estão já no meio do processo de compartilhamento, eles ficam mais suscetíveis a terminar os passos para compartilhar.

2. Mostre o número de pessoas que compartilhou o post.

É uma boa ideia mostrar quantos compartilhamentos o post tem. Fazer isso te dá mais credibilidade e melhora as chances de outras pessoas compartilhá-lo, também.

3. Utilize uma imagem.

Quando o post compartilhado chegar no Facebook, ele terá muito mais visibilidade e compartilhamentos adicionais se tiver uma imagem anexada. O Facebook importa a miniatura da imagem utilizando as suas meta tags de Open Graph. Se você está utilizando um plug-in para permitir o compartilhamento no Facebook, verifique os detalhes de como preparar a imagem corretamente.

Como o exemplo de uma imagem codificada para aparecer no Facebook é a linha de código a seguir, que deve estar presente dentro do <head></head> da página:

<meta property=”og:image” content=”http://examplo.com/imagem.jpg”/>

4. Crie títulos de artigos com palavras que sejam atrativas para o seu nicho.

Na discussão acima, expliquei que palavras específicas importam. Quando você for criar o título de um artigo, pense em sobre como ele vai soar no Facebook. As palavras certas num post compartilhado no Facebook vão atrair mais compartilhamentos, cliques, curtidas e ter mais alcance social.

Utilize palavras que têm um apelo para o seu público alvo. O seu objetivo não é um compartilhamento desenfreado. Seu objetivo é criar títulos orientados para comunicar com o grupo do seu nicho específico.

5. Escreva longos artigos.

Os dados mostram que artigos mais longos obtém mais compartilhamentos. Eu percebi que artigos longos levam um longo tempo para serem escritos. Pode acreditar em mim, eu escrevo muito.

Mas eu sei que o tempo e o trabalho pagam com bons resultados. Se artigos mais longos significam um texto mais fácil de se ler e mais compartilhamentos, então vale a pena o tempo e o esforço gastos em produzi-lo.

6. Crie um conteúdo que realmente importa.

Obviamente, não são apenas as palavras em uma tela que compelem as pessoas a compartilhar. É o que essas palavras dizem – o quanto elas são úteis.

Quando eu crio conteúdo, seja no meu próprio site ou como convidado para fazer post em outro lugar, eu tento fazê-lo o mais potente, útil e capaz de ser posto em prática possível. As pessoas estão à procura de algo que lhes ajude a resolver um problema, ganhar mais dinheiro, serem mais bem-sucedidas ou se sentirem mais felizes. Se o seu artigo não satisfaz alguma dessas necessidades, então ninguém vai se importar em compartilhá-lo.

Seu marketing de conteúdo será bem-sucedido quando você escrever bons artigos com excelentes informações úteis.

Conclusão

Eis aqui as quatro características principais dos posts compartilháveis:

  1. Posts compartilháveis possuem palavras atraentes em seu título.
  2. Posts compartilháveis possuem imagens.
  3. Posts compartilháveis têm mais que mil palavras.
  4. Posts compartilháveis são úteis.

E esse é o modo como você pode utilizar essas informações a seu favor na sua estratégia de marketing de conteúdo:

  1. Forneça um botão de compartilhamento.
  2. Mostre o número de pessoas eu compartilhou o post.
  3. Utilize uma imagem.
  4. Crie títulos com palavras que possuem um apelo para o seu nicho.
  5. Escreva artigos longos.
  6. Crie um conteúdo que tenha uma relevância.

Se você ainda não está usando essas estratégias, eu recomendo que você comece o mais rápido possível. Existe um verdadeiro poder em conhecer o que funciona e então pôr em prática. Um marketing de conteúdo bem-sucedido não ocorre a partir de tentativas desleixadas e por achismo. Ele se torna bem-sucedido a partir do conhecimento dos dados disponíveis e da implementação de mudanças a partir desse conhecimento.

E você? O que faz para ter os seus artigos compartilhados no Facebook?

video-mkt-cta-blog


client-neil-patel-0a43ad93890328f00ac50764cbf7aa6bArtigo escrito por Neil Patel

Co-fundador de ferramentas como Hello Bar, Crazy Egg e KISSmetrics, Neil Patel é hoje uma das maiores referências em Marketing Digital do mundo e ajuda empresas de todos os tipos a gerar mais lucros.

Por: Sambatech

A Sambatech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários