• Blog
  • >
  • Insights
  • Cultura Digital na educação: importância, ferramentas e recursos

Cultura Digital na educação: importância, ferramentas e recursos

Cultura Digital na educação: importância, ferramentas e recursos

Você já ouviu falar em cultura digital? Além disso, você já parou para pensar como ela se relaciona com  a educação? 

Se você é um professor, gestor educacional ou trabalha em outras posições relacionadas ao ensino, certamente já se deparou com alguma discussão que questiona o modelo de educação atual. Muitas dessas discussões se fundamentam tendo em vista que esse formato já é ultrapassado e não corresponde mais com as demandas dos estudantes dessa geração, sejam crianças, adolescentes e até mesmo na educação para adultos, também conhecida como andragogia

Muitas vezes, o formato do ensino-aprendizagem tradicional faz com que o aluno seja um sujeito mais passivo, em que o professor funciona como uma figura de autoridade e detentor único do conhecimento. Além disso, muitas metodologias tradicionais não incorporam as novas ferramentas trazidas com a tecnologia. Por esse motivo, é importante pensarmos na cultura digital a partir de um viés educacional, para que cada vez mais sejam incorporadas práticas que estimulem e otimizem o aprendizado, usando como suporte os recursos tecnológicos e digitais.

Se você se interessa por metodologias de ensino inovadoras, aproveite para ler o nosso e-book sobre Eduscrum, a aplicação da metodologia ágil de scrum para a educação. Clique aqui para baixá-lo.

Ebook Scrum e Eduscrum

O que é Cultura Digital? 

Para conceituarmos a cultura digital é preciso dar um passo atrás e relembrarmos o que de fato é visto como “digital”.

“Digital” relaciona-se aos dados que normalmente são processados em dispositivos eletrônicos, computadores, dentre outros, principalmente quando esses dados utilizam o sistema binário, que é basicamente um sistema numérico utilizado pelos computadores para processamento de dados. 

Um dos principais marcos para o surgimento da cultura digital foi a criação da internet, que surge a partir de pesquisas dos militares, durante a guerra fria, em 1969. Antes disso, também em uma situação de conflito, durante a 2ª guerra mundial, em 1946, surge o primeiro computador, o ENIAC. Dessa forma, esses dois acontecimentos foram fundamentais para dar início a uma construção de um mundo digital. Entretanto, naquela época esses dispositivos eram restritos a usos oficiais.

Pode-se falar que a cultura digital começou a tomar rumos para ganhar força quando os computadores se popularizaram para uso doméstico, isso aconteceu entre os anos 80 e 90. Ademais, com a chegada da internet em residências e espaços de trabalho, a cultura digital ganha cada vez mais força. No Brasil, entre os anos 2000 e 2010, os computadores se popularizaram e passaram a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas.

Hoje, diversas outras ferramentas compõem o circuito de dispositivos que fazem parte do nosso dia a dia e corroboram para que ele esteja cada vez mais digitalizado. Smartphones, TVs Digitais, Casas Inteligentes,  Redes Sociais, Internet Banking e uma infinidade de aplicativos tornaram-se parte do nosso cotidiano.

Então, afinal, o que é cultural digital?

Cultura digital é o conjunto de transformações, hábitos e comportamentos ocasionados pelo advento dos meios e das ferramentas digitais.

Muita coisa mudou com a cultura digital, e com a educação não foi diferente. Atualmente, as práticas que incorporam tecnologias digitais são muito bem vindas no contexto educacional e podem trazer grandes benefícios para os estudantes e toda a comunidade escolar. A seguir, listamos alguns pontos que mostram a importância de incorporar a cultura digital na educação.

Qual é a importância de aliar a cultura digital à educação?

Agora chegou o momento de entendermos os motivos pelos quais aliar a cultura digital à educação é algo tão importante e essencial para avançarmos nos modelos educacionais.

Vamos lá?

Contextualização com nativos digitais

Você sabe o que são nativos digitais? São aqueles que já nasceram após o surgimento das tecnologias digitais. Se formos datar uma época para essa geração, podemos localizá-la a partir dos anos 90. Ou seja, quem nasceu a partir dessa década já nasceu “conectado”, já que a partir dos anos 90 foi o período em que começou-se a popularização da internet e dos computadores domésticos. 

Aliar a cultura digital à educação é conectar-se com os nativos digitais que já possuem hábitos cada vez mais tecnológicos. Dessa maneira, utilizar ferramentas e metodologias digitais é contextualizar-se com grande parte dos estudantes que estão nessa faixa etária. Se você trabalha com educação já deve saber o quanto a contextualização é importante para a fixação do conteúdo e apreensão do conhecimento, por isso, essa etapa é tão importante. 

Reflexões sobre as tecnologias digitais e suas implicações

Outro aspecto importante de aliar a cultura digital é a possibilidade de discutir sobre as tecnologias digitais, seus efeitos, benefícios, cuidados, dentre outros.

Sabemos que os recursos digitais trouxeram inúmeros benefícios a toda a sociedade, por outro lado, devemos reconhecer também que existe o outro lado da moeda, sabemos que a hiperconectividade, por exemplo, pode ocasionar estresse e diversas ansiedades.

É fundamental trazer reflexões sobre a cultura digital em sociedade, para aqueles professores que atuam ministrando aulas para crianças e adolescentes, por exemplo, um aspecto que vale ser dialogado são os riscos em relação à exposição nas redes sociais, perfis falsos, dentre outros assuntos.

Além do mais, outro assunto importante que pode ser abordado nas reflexões sobre a cultura digital são as fakes news, que se espalham com grande facilidade e podem gerar estragos quando as fontes não são verificadas. A propósito, esse é um assunto bem importante para ser trabalhado no contexto educacional, já que para fazer pesquisas na internet para realização de trabalhos, é importante ficar atento às fontes das mesmas.

Ah, se você se interessa por educação, aproveite para ler o nosso artigo de 50 frases sobre o tema e sua importância.

Diversificação de ferramentas

Foi-se o tempo em que as ferramentas físicas para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem eram somente os livros didáticos, cadernos e o quadro. 

Atualmente, é possível diversificar os objetos físicos para dar suporte às aulas e torná-las ainda mais atrativas. 

Vídeos, áudios, livros digitais, slides, aplicativos e diversos outros recursos deixam as aulas ainda mais interessantes e expositivas. Com a cultura digital, os professores têm ainda mais recursos à disposição.

Quer entender mais sobre as ferramentas que ajudam a aliar a cultura digital à educação? Continue lendo o próximo tópico.

Ah, mas antes disso, se você se interessa por tecnologia, com certeza vai gostar de assistir ao nosso material sobre tendências em tecnologia e vídeos online para 2021. Clique aqui e confira 

Tendencias em tecnologia e videos online para 2021

Cultura digital para educação na prática: ferramentas e recursos

Livros Digitais

Os livros digitais ganharam força com a cultura digital. Atualmente, é possível que os alunos baixem e-books gratuitos ou comprem livros digitais de diversas partes do mundo.

Esse formato além de possibilitar que o aluno tenha acesso a diversos conteúdos sem precisar sair de casa, ainda costumam ter um custo menos elevado que os livros físicos, fazendo com que o acesso à informação seja mais democrático.

Além disso, nessa mesma linha é possível contar também com o Google Acadêmico, uma ferramenta de pesquisa do google que se dedica a exibir para o usuário apenas artigos, teses e trabalhos acadêmicos sobre o tema pesquisa.

Gamificação

A Gamificação é um recurso que já vem sendo utilizado por alguns professores. De maneira objetiva, gamificação significa levar o formato e dinâmica dos jogos para outros contextos, neste caso, o contexto educacional.

Atualmente, já existem plataformas educacionais que se valem da gamificação, como por exemplo, o Geekie Games Enem, que possui o foco em atividades para preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Redes Sociais

As redes sociais tomaram conta do nosso cotidiano, para alguns professores, elas podem simbolizar até um empecilho na sala de aula, quando os alunos ao invés de focarem nas aulas, ficam conectados interagindo nas redes sociais.

Mas, já pensou utilizá-las para facilitar a dinâmica das aulas? 

Um recurso do facebook, por exemplo, é a criação de grupos, a partir deles é possível adicionar determinadas pessoas para compartilhar conteúdos específicos, discussões, dentre outros. Dessa maneira, essa ferramenta pode ser utilizada como uma espécie de fórum de discussão. 

Ensino híbrido e EaD

Com a cultura digital, o ensino híbrido, ou seja, aquele que combina práticas do ensino presencial e do ensino à distância passou a fazer parte da vida de diversos estudantes. 

Além disso, o EaD em formato integral também vem sendo uma alternativa para muitos alunos, principalmente para estudantes universitários que querem otimizar o tempo, cursar uma graduação em uma faculdade que não possui campus em sua cidade ou ter mensalidades com o custo menos elevado.

Ademais, os cursos livres e de extensão EaD também são boas alternativas para estudantes que querem completar conteúdos diversos.

Ah, se você se interessa por ensino à distância, não deixe de fazer um tour na nossa plataforma EaD, é só clicar aqui para acessar. 

Faça um Tour no Samba Tutor a Plataforma da Sambatech para gestão de cursos EAD

Pronto para começar a aliar a cultura digital à educação? Comece hoje mesmo e depois nos conte como foi esse processo!

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]