• Blog
  • >
  • Insights
  • DHO: o significado e importância desse conceito dentro das organizações.

DHO: o significado e importância desse conceito dentro das organizações.

O conceito de DHO, desenvolvimento humano e organizacional, tem se tornado cada vez mais popular nas organizações, mas você sabe o motivo disso? 

O DHO propõe que para que haja avanço na qualidade de vida de qualquer população, e isso inclui a população de uma organização, é preciso olhar para diferentes pontos de atenção, como as características sociais, as particularidades culturais, características políticas, entre outros fatores que exercem algum tipo de influência sobre aquela população. 

No contexto das organizações, a ideia é a mesma. O desenvolvimento de pessoas é um pilar extremamente importante para as empresas que desejam crescer e se destacar em um cenário de concorrentes cada vez mais competitivo. 

Quer saber mais sobre desenvolvimento humano e organizacional e a sua importância no contexto organizacional? É só continuar a leitura que a gente te conta mais sobre esse assunto!

O que é DHO? 

DHO é a sigla para Desenvolvimento Humano e Organizacional. Dentro do contexto das organizações o DHO prega que os colaboradores de uma empresa não devem ser vistos apenas pela perspectiva profissional, mas também deve-se levar em conta outros aspectos dessas pessoas, como o social, emocional e o racional. 

É papel do ambiente de trabalho proporcionar condições adequadas para que os profissionais tenham, além dos equipamentos necessários para executar suas funções e atividades, a liberdade de expressão sobre as suas ideias e os seus sentimentos, sendo respeitados por isso. 

Diferente de uma abordagem econômica que pensa apenas nos recursos que os profissionais podem vender e a renda que eles irão gerar, o DHO trabalha para formar profissionais completos através do desenvolvimento humano. O propósito é olhar diretamente para as pessoas, as oportunidades que lhes são dadas e as capacidades que elas possuem. 

O DHO nas organizações.

O entendimento sobre a área de Recursos Humanos tem se alterado bastante com a crescente necessidade de um RH mais estratégico dentro das empresas. A área passa de um departamento de trabalho mais braçal, focado em processos de administração pessoal e de recrutamento, para uma área que se posiciona estrategicamente a fim de executar suas funções de maneira mais assertiva. 

Empresas com líderes capazes de pensar criticamente e estrategicamente já têm notado que os resultados alcançados e os objetivos cumpridos se devem ao trabalho conjunto dos vários profissionais que fazem parte do corpo de funcionários da empresa. 

Saber e valorizar que os colaboradores são extremamente necessários para o crescimento da organização é um ponto muito importante para que a empresa se desenvolva. As empresas que já tiveram essa percepção têm se preocupado em fortalecer o vínculo entre empresa e profissional e trabalhar para gerar a sensação de pertencimento

Por esses motivos, muitas organizações optam por ter uma área exclusiva de DHO, focada em estimular o desenvolvimento da equipe dentro do ambiente empresarial e em acordo com a cultura da organização. 

Quais são as vantagens do DHO dentro das empresas? 

O Departamento de Desenvolvimento Humano Organizacional, DHO, tem o papel de ouvir a liderança e os liderados, analisando estrategicamente as informações recebidas e o clima organizacional como um todo. Assim, é possível criar ações para sanar problemas e incentivar o desenvolvimento das pessoas que fazem parte da organização. 

Esse trabalho gera diversas vantagens que podem ser vistas tanto na organização quando nos profissionais que integram o quadro de funcionários. Algumas das várias vantagens são: 

  • Aumento da produtividade dos profissionais. 
  • Mais rentabilidade para as empresas. 
  • Melhora no clima organizacional. 
  • Desenvolvimento e capacitação dos profissionais. 
  • Crescimento acelerado da organização. 
  • Melhora no nível de satisfação dos colaboradores. 
  • Fortalecimento da cultura organizacional. 
  • Sentimento de pertencimento. 
  • Atração de novos talentos. 
  • Diminuição do turnover (retenção de talentos). 

Por que o DHO é importante para o desenvolvimento da empresa? 

Você já deve ter ciência sobre a importância de gerentes e líderes serem guiados por metas e buscarem sempre um resultado positivo sobre as tarefas que executam e sobre as decisões que são tomadas. 

Porém, é preciso ter em mente que os resultados a serem levados em conta não devem ser apenas resultados numéricos, ou seja, a lucratividade no final das contas. Todo líder deve compreender que os resultados também podem e devem ser medidos através do desenvolvimento de pessoas. 

Também é preciso saber que qualquer resultado alcançado, não foi alcançado por acaso, mas sim é fruto de um trabalho árduo executado pela equipe, ou seja, por pessoas comprometidas e competentes com suas funções.  

Para que bons resultados sejam alcançados, é preciso que bons profissionais estejam envolvidos nas entregas. Isso significa que uma equipe formada por colaboradores cada vez mais competentes, converte-se em resultados cada vez maiores e mais desafiadores. Como o envolvimento de profissionais capacitados é importante para o crescimento da empresa, também é papel da organização oferecer insumos para que esse desenvolvimento aconteça. É por isso que o DHO é tão importante dentro das organizações. 

Identificar falhas, avaliar habilidades, disseminar conhecimento e oferecer um ambiente aberto a feedbacks, com profissionais que trabalham bem em conjunto e crescem também de forma conjunta é uma ótima fórmula para o sucesso. 


O DHO busca contribuir para o processo de desenvolvimento humano e pode ser aplicado em diversas áreas da vida, seja para atingir sonhos pessoais ou metas no trabalho, por exemplo. Tanto na vida pessoal quando na vida profissional, é preciso entender que o desenvolvimento é um processo e como todo processo, leva tempo. 

Empresas que se importam com o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus funcionários, veem o efeito de sua preocupação refletido em metas batidas, produtividade elevada e crescimento acelerado. Quando uma organização decide investir em seu bem mais precioso – os seus colaboradores – os resultados positivos serão certeiros! 

Se interessou pelo assunto? Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de treinar a equipe para que ela ganhe novas habilidades e se torne cada vez mais produtiva e feliz com a função que ocupa. Uma boa opção para as empresas é optar pelo treinamento in company! Quer saber mais sobre o treinamento in company, as suas vantagens e como aplicá-lo na realidade da sua empresa? Clique aqui e leia o artigo sobre o tema.

E claro, se você quiser aprimorar todos os processos da equipe de recursos humanos da sua empresa, pode baixar este kit que contém materiais indispensáveis para profissionais de RH. É só clicar aqui ou na imagem abaixo. Boa leitura!

kit de materiais indispensaveis para profissionais de dho


Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários