• Blog
  • >
  • Insights
  • Divulgação de cursos: confira dicas de como fazer pela internet

Divulgação de cursos: confira dicas de como fazer pela internet

Se você ou a sua instituição de ensino estão procurando novas formas de alcançar mais alunos, está na hora de investir em maneiras inovadoras de divulgação de cursos online.

Independente se você é representante de uma grande instituição ou um pequeno produtor individual, se o seu conteúdo é relevante, raro e de boa qualidade, você achará pessoas dispostas a pagarem para aprender com você. Aí, depois que você já está com um curso bem estruturado e bem planejado, o ponto é encontrar as pessoas certas. É para isso que você deve fazer um bom plano de divulgação de cursos online, apostando no poder da internet e, em específico, das redes sociais.

Mas cuidado, uma boa divulgação de cursos online não é simples e deve ser pensada com certa dedicação. Claro, nada que seja impossível de fazer, mas é importante lembrar que a sua mensagem deve ser voltada exatamente para o público que você quer atingir, certo? Então, confira algumas dicas que vão ajudar a divulgação dos seus cursos e vão fazer com que você alcance muito mais alunos. Vamos lá?

E antes, que tal conferir se você já fez tudo que é preciso para colocar seu curso no ar? Confira gratuitamente nesse checklist que preparamos!

Por que Educação a Distância?

Vários são os fatores que influenciam o crescimento constante do ensino a distância no Brasil. Entre eles podemos citar a facilidade de acesso a internet, menor preço médio, flexibilidade e diversas outras questões que são extremamente atrativas tanto para as escolas quanto para os alunos. É por isso que, no Brasil, acredita-se que, em breve, mais da metade dos alunos de graduação estarão estudando na modalidade online.

E já pensou em quantas pessoas utilizam a internet para estudos extra? Por exemplo, existem diversos mini-cursos voltados especificamente para uma área do ensino, como medicina, fisioterapia, biologia e muitos outros. Isso significa que mesmo estudantes de cursos presenciais ainda podem procurar um conhecimento extra ou especialização pela internet. A internet é um terreno fértil para os mais diversos tipos de mercado.

Então, se você já trabalha com cursos online, o ideal é fazer com que sua divulgação chegue não ao maior número de pessoas, mas sim ao maior número de pessoas certas. Para te ajudar nisso, preparamos algumas dicas para fazer uma excelente divulgação de cursos online. Confira!

Como fazer uma excelente divulgação de cursos online.

Como já dissemos, o mais importante na hora de fazer a distribuição do seu conteúdo é garantir que sua mensagem chegue até as pessoas certas, não é mesmo? No modelo de publicidade em veículos tradicionais – televisão, jornais e revistas, por exemplo – não há um controle muito exato de quem irá ver sua propaganda. É claro que existem os públicos específicos de cada veículo, mas, ainda assim, não há uma forma clara de mensurar como essa publicidade está chegando até as pessoas.

Porém, se pensarmos em mídias na internet, como a maioria das redes sociais, o anunciante tem muito mais liberdade de selecionar especificamente o público que quer atingir, baseando-se em diversas características. Essa é nossa primeira dica para se fazer uma boa divulgação de cursos online: trabalhar a segmentação de mercado.

Segmentação de mercado.

De forma simplificada, fazer segmentação de mercado é separá-lo em grupos específicos de características semelhantes. Por exemplo, se pensarmos no exemplo mencionado acima, um produtor de conteúdo voltado especificamente para estudantes de medicina trabalha com um nicho bem específico, então, em vez de gastar muito mais dinheiro e esforços para atingir pessoas que não são o público alvo do negócio, realizando a segmentação, é possível fazer com que a mensagem chegue a exatamente quem deveria chegar.

Por isso esse deve ser o primeiro passo para se fazer uma boa divulgação de cursos. Entender quem você quer atingir com sua propaganda te ajuda a saber, exatamente, como fazê-lo.

Entre as vantagens de se trabalhar com segmentação de mercado para fazer a divulgação dos seus cursos podemos mencionar:

  • Aumento do lucro com diminuição dos gastos: Acredite, é possível! É melhor alcançar 1 milhão de pessoas com uma propaganda mas concretizar apenas 100 vendas ou atingir 500 pessoas e conseguir vender para 300? Basicamente é esse o conceito de segmentação de mercado. Você vai gastar menos com estratégias de marketing pago, mas irá atingir um público altamente qualificado.
  • Métricas confiáveis para sua estratégia de marketing digital: Mensurar resultados é uma prática importantíssima em qualquer negócio. É a única forma de descobrir se suas estratégias estão funcionando ou não. Segmentando o mercado para a sua divulgação de cursos, você tem informações bem mais específicas de quem compra e quem não compra seu produto, como eles interagem com seus anúncios e muito mais.
  • Comunicação específica para cada grupo: Se você precisa vender para um adolescente de 18 anos ou para uma mulher de 35, você tentaria vender da mesma forma? Trabalhando com grupos específicos fica muito mais fácil se comunicar especificamente para aquele público, entendendo com qual material e linguagem eles engajam mais ou não engajam.

Se quiser saber exatamente como fazer a segmentação de mercado para seu negócio, você pode conferir nesse nosso artigo super completo e voltado especificamente para isso! Basta clicar aqui.

Utilize vídeos

Uma outra forma de fazer uma boa e efetiva divulgação de cursos é utilizando vídeos! Para ver o quanto isso é verdade é só pensar na premissa da educação a distância e das vídeo aulas. Para ensinar pela internet, é muito mais efetivo fazer uma aula em vídeo do que em texto, certo? O mesmo pode ser dito para divulgação de cursos e diversos outros produtos. Conteúdo em vídeo é mais atraente e, visualmente, chama muito mais atenção do que somente uma imagem, por exemplo.

Mas os vídeos não fazem milagres! Não basta apenas produzir qualquer conteúdo, é preciso ter um vídeo de boa qualidade para conseguir fazer com que o público engaje com eles. E quando o seu produto é seus próprios vídeos, é preciso cativar essa audiência logo de cara para passar autoridade da sua marca. As pessoas dificilmente irão assistir a videoaulas que tenham uma imagem ruim, áudio de baixa qualidade e pouca informatividade, por isso, capriche e mostre ao público que você sabe como produzir ótimos conteúdos!

Com uma boa câmera, uma excelente captação de áudio e muita criatividade, você criará conteúdos incríveis e extremamente efetivos!

Aproveite e veja, neste material, como montar um estúdio de gravação em casa, para fazer vídeos de qualidade incrível! Só clicar aqui ou na imagem abaixo.

estudio de gravacao para divulgacao de cursos

Atente-se a particularidade de cada rede

Utilizar as redes sociais tanto para divulgação quanto para branding é muito atrativo, mas é preciso tomar cuidado com alguns detalhes. Por exemplo, utilizar a mesma estratégia e formato para todas as redes sociais pode não ser efetivo, afinal, cada uma delas possui um público e uma maneira de interação completamente diferentes.

Ou seja, você não irá fazer uma postagem no LinkedIn com a mesma linguagem que utiliza no Facebook, não é mesmo? O Facebook possui um caráter mais de entretenimento e muito mais social e descontraído, enquanto o LinkedIn é uma rede mais séria e com objetivos estritamente profissionais. Então, o ideal, para uma divulgação de cursos efetiva, é adequar sua mensagem para cada meio.

Pense bem nas peculiaridades de cada rede social – Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn – e como deve ser a melhor maneira de atingir as pessoas certas em cada uma delas. É importante também pensar nas questões práticas, como formato e dimensões de imagens e vídeos. No Instagram, por exemplo, os vídeos possuem limite de tempo e, um vídeo que será postado no Feed deve ter o formato diferente de um postado no modo Stories, por exemplo. Dessa forma, você consegue alcançar o potencial máximo de cada uma dessas redes.

Ofereça período de testes grátis

Talvez essa seja a forma mais eficiente de divulgação de cursos. Esse tipo de conteúdo é excelente para testes grátis. A gigante do streaming Netflix oferece 1 mês grátis para que os usuários experimentem o conteúdo e, como eles possuem um modelo de negócio por assinatura, é muito difícil que os usuários cancelem após o término desse período de gratuidade. Dependendo da quantidade de conteúdo que você ou sua empresa possui, você pode definir um período grátis maior ou menor e deixar com que o usuário veja de dentro como funciona sua plataforma e aprecie seus conteúdos. Dessa forma, você mostra para ele exatamente o valor do seu serviço e porque ele deveria assinar.

A chance de uma pessoa concretizar uma matrícula em um curso que já sabe como funciona e como são as aulas é muito maior do que comprar completamente no escuro. Ajudando a diminuir a insegurança, você tem muito mais chance de conseguir vender mais.

Uma boa dica é, ao oferecer o período de gratuidade, coletar alguns dados importantes de contato, para que você possa utilizá-los em sua estratégia de marketing futuramente. Assim, você oferece a ele um valor e recebe um valor em troca.

Mostre seu diferencial

Como empreendedor, você já sabe que o mercado, hoje em dia, é extremamente competitivo. Então, um aspecto super importante é estar sempre um passo à frente da concorrência. Por isso, para ter uma divulgação de cursos efetiva, você deve mostrar porque sua empresa é diferente e como você pode ajudar seu aluno atingir o objetivo dele.

Hoje em dia, é extremamente importante se destacar e mostrar o que você pode oferecer desde início!

Realize sorteios e concursos

Fazer sorteios e concursos é muito popular hoje em dia. Já notou quantas promoções aparecem nas suas redes sociais? Esse método pode ser efetivo para divulgação de cursos online, mas é preciso ter cuidado também. Algumas redes sociais possuem regras específicas para realização deles, então é bom checar direitinho antes de planejar um sorteio, certo?

Fazer um sorteio pode ser uma excelente forma de divulgação de cursos, sobretudo os que pedem que as pessoas compartilhem a publicação. Assim, a sua publicação tem um alcance muito grande, o que fortalece sua presença digital.

Aproveite a rede de afiliados!

Você conhece e sabe como funciona redes de afiliados? Basicamente, um programa de afiliados une o produtor de conteúdo com pessoas que estão prontas para ajudar a vendê-los.

Nesse ambiente, estão os afiliados e os anunciantes. Os anunciantes disponibilizam seus cursos nessa plataforma, por exemplo, e os afiliados divulgam esse conteúdo para o público que acreditam que teria interesse. Assim, os afiliados ajudam na divulgação dos cursos e, quando as vendas são concretizadas, ganham uma porcentagem em cima do valor das vendas.

Hoje em dia existem vários programas de afiliados e todos eles se mostram extremamente efetivos na divulgação de cursos.

Então, agora que você já sabe algumas maneiras de se fazer a melhor divulgação de cursos possível, aproveite para colocar a mão na massa e tirar suas ideias do papel! O mercado do ensino a distância é um mercado tecnológico, em expansão, criativo e muito fértil, pronto para ser explorado. Aproveite esse crescimento e trabalhe com a democratização da educação e ajude pessoas a realizarem seus sonhos!

E aí, pensou em alguma outra maneira de divulgar seus cursos que não citamos aqui? Que tal deixar suas dicas nos comentários? E se você quiser conhecer uma plataforma de vídeos profissional, perfeita para seu curso online, faça um tour pelo Samba Vídeos e veja, por dentro, como ela funciona e tudo que pode te oferecer! Até a próxima. 😉

teste samba videos

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários