• Blog
  • >
  • EAD
  • Insights
  • Edtechs: o que são e como elas estão revolucionando a educação no Brasil.

Edtechs: o que são e como elas estão revolucionando a educação no Brasil.

As edtechs estão mudando a maneira como o ensino é visto e aplicado no Brasil e no mundo. Mas você já conhece esse novo conceito que está se tornando cada vez mais popular nos ramos da educação e da tecnologia? 

Neste artigo vamos te contar mais sobre o funcionamento de uma edtech, mostrando a você como elas estão revolucionando a educação no Brasil. 

O que é Edtech? 

Tente voltar ao passado e relembrar a sua época de escola. Uma sala de aula tradicional é facilmente representada por uma série de alunos sentados em carteiras enfileiradas anotando o que o professor escreve no quadro negro. 

Porém, quando retornamos aos dias atuais, podemos perceber que cada vez mais o método tradicional fica para trás, enquanto novas e mais atualizadas formas de pensar o ensino aparecem como substituições aos formatos mais antigos. 

Os novos modos de abordar o ensino também podem ser chamados de EdTechs, a junção entre educação e tecnologia. As edtechs aparecem nos aplicativos, nas plataformas de educação digital, nos cursos online, na gamificação do ensino, nos materiais de realidade virtual e em vários outros métodos que estão mudando a forma como a educação acontece e se desenvolve. 

Os setores de atuação das edtechs.

As edtechs atuam de diferentes formas dependendo do contexto no qual estão inseridas, mas sempre estão relacionadas a educação. 

Na educação básica, as edtechs podem ajudar a conciliar os processos tradicionais de ensino com as novas tecnologias, fazendo com que os alunos vivenciem experiências de aprendizado mais lúdicas e diferenciadas. 

Conforme as novas gerações surgem, mais familiarizadas e inseridas em um mundo digital elas estão. Cercadas por celulares e aplicativos, essas podem ser boas ferramentas para serem utilizadas na educação das escolas.

Quando falamos de educação a distância, abrimos espaço para pessoas mais experientes e que têm como necessidade conseguir conciliar a educação com o trabalho e a vida pessoal. Ao fazer cursos online, é possível estabelecer a própria rotina de estudos, permitindo que pessoas adquiram novas habilidades e conhecimentos sem precisar frequentar uma instituição de ensino tradicional. 

Outro setor no qual as edtechs podem atuar é na educação corporativa. Investir na capacitação dos funcionários é primordial para ter colaboradores cada vez mais motivados e que, por consequência disso, entreguem resultados cada vez mais satisfatórios. Quando os funcionários se desenvolve, a empresa também cresce e se desenvolve! 

Como as edtechs são utilizadas para melhorar o processo educacional?

As edtechs contribuem de formas diversificadas no processo de aprendizagem. Dentro da sala de aula, o uso das edtechs pode ser feito por professores e educadores que desejam tornar a dinâmica das aulas mais atrativa para os seus alunos, de forma que eles se engajem de forma efetiva. 

Porém, saiba que o uso da tecnologia na educação se amplia de diversas outras maneiras, descubra abaixo como as edtechs proporcionam isso. 

Criação de novos recursos didáticos.

Já sabemos que as edtechs são capazes de tornar as aulas mais atrativas para os alunos através de dinâmicas mais divertidas. Isso acontece com a adoção da tecnologia para criar novos recursos didáticos. Em muitos casos, é muito mais fácil fazer com que o aluno compreenda claramente determinado conteúdo quando a tecnologia entra em jogo, principalmente em casos nos quais é necessário explicar algo que é impossível de ser visto a olho nu, ou que esteja há quilômetros de distância. 

Com recursos de realidade aumentada ou realidade virtual é possível que os alunos visualizem desenhos 3D de seres microscópicos, partes de uma célula, a movimentação de elétrons ou a vegetação de determinado local do planeta, por exemplo. 

Aprimoramento do processo pedagógico.

Outra funcionalidade que as edtechs trouxeram para o processo pedagógico é a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de cada aluno individualmente. 

Através de plataformas e portais nos quais os alunos podem fazer atividades online, ler livros, entregar trabalhos, entre outras coisas, é possível classificar os erros e acertos de cada aluno, identificando as habilidades que mais se destacam e o que precisa ser melhorado, de forma que o professor possa intensificar determinado conteúdo na sala de aula e incentivar que seus alunos superem as dificuldades detectadas.

Com a adoção de plataformas como essa, é possível gerar relatórios completos dos alunos e fazer correções automáticas de avaliações, permitindo que os professores poupem tempo com essas atividades e usem esse tempo para aprimorar os seus processos pedagógicos.  

Conteúdos complementares para professores e alunos.

Sabemos que o processo de aprendizagem é um ciclo constante e essa afirmação vale inclusive para a realidade dos professores. Os educadores também devem estar dispostos a aprender cada vez mais e buscar ainda mais conhecimento e as edtechs podem ajudar nesse processo. 

Com o tempo cada vez mais escasso, soluções como educação a distância, videoaulas online, podcasts e webinars permitem que novos conteúdos sejam absorvidos conforme a rotina de cada pessoa, sem ser necessário viajar para outra cidade para participar de uma palestra, ou se locomover todos os dias de casa para uma instituição de ensino para fazer um curso. 

Hoje só é preciso possuir algum dispositivo conectado à internet para ter acesso a milhares de conteúdos na internet. Os professores podem tirar vantagem disso assim como as escolhas também podem incentivar os seus alunos a acessarem novos recursos que sejam complementares aos conteúdos aprendidos em sala de aula. 


As edtechs fazem parte de uma nova maneira de abordar a educação utilizando todo o poder que a tecnologia possui para conseguir ofertar uma forma inovadora para o tradicional processo de aprendizagem.  

Através do uso de novos recursos tecnológicos, como inteligência artificial, realidade aumentada, gamificação, impressoras 3D e livros digitais, é possível compreender como essas tecnologias modificam o futuro da educação. 

Se você se interessou pelo tema e quer ter acesso a mais dicas para usar a tecnologia de forma efetiva a fim de melhorar o processo de aprendizagem e aumentar o engajamento dos seus alunos, clique aqui e confira o nosso texto sobre tecnologia na sala de aula!

Aprenda mais sobre o gamification, uma técnica que utiliza jogos na sala de aula para estimular o aprendizado. Clique aqui!

infografico sobre gamification para edtech


Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários