A educação a distância no Brasil

A educação a distância no Brasil

startups de ead-05

Por Liliam Silva – autora do livro Liderança na Geração Nativos Digitais.

Hoje já sabemos que o Brasil está se tornando referencial de um novo mundo de negócios, pautado pelas Startups fundadas e administradas em sua maioria por jovens talentosos e empreendedores. Estes mesmos jovens também conhecidos como “nativos digitais”, quando fundam as suas empresas e fazem a gestão de seus negócios, são agentes transformadores de inúmeros setores que há muito já estavam consolidados e assim reciclam toda uma realidade no mundo do business.

Essas empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito essencialmente empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. As startups de educação, com foco em educação a distância, já são uma realidade no Brasil e estão transformando o segmento.

Segundo Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech e presidente da ABSartups, dos 2.800 associados da ABStartups, apenas 2% se dedicam à educação online, “É um número pequeno ainda, mas acredito que a partir de 2014 haverá uma mudança. As próximas ondas no ambiente de Startups serão em educação e saúde”. 

Geralmente, as novas empresas que mais se sobressaem no mercado são aquelas que reinventam um modelo tradicional de negócios e atualizam para um outro universo ainda inexistente, ou no mínimo criam um modelo jamais visto e totalmente novo. Startups são especialistas em trabalhar com problemas desconhecidos, gerando soluções altamente eficazes.

Em educação a distância, as Startups de sucesso ou a caminho dele, são aquelas que geram impacto nos alunos virtuais, nas instituições de ensino e nas corporações que fazem uso de EAD em seus treinamentos; justamente por promoverem e oferecerem ao aprendiz uma maneira totalmente inovadora e lúdica de aprendizagem.

Tendências do mercado: saiba as melhores práticas em EAD para nativos digitais.

Uma Startup de EAD privilegia uma interface clara e de design intuitivo, assim como o próprio uso dos mais diferentes jogos educacionais que desenvolvam a aprendizagem de maneira atraente e sempre mais estimulante e até mesmo divertida. Plataformas que mostram GAP’s de aprendizagem ao longo dos estudos, também são ferramentas criadas por elas, ou seja, são criados programas que indicam ao usuário todos os recursos existentes para que ele preencha os seus déficits de aprendizagem e possa assim avançar nos estudos de maneira eficaz.

Tudo isto que descrevo já é uma realidade sem volta em nosso país. Tanto é que o próprio Google, em 2015, irá inaugurar o Campus Googlem São Paulo, um escritório colaborativo de apoio às Startups brasileiras. Neste espaço será oportunizada a construção de laços, networking e principalmente o incentivo do surgimento de ideias criativas que emerja Startups inovadoras e de altíssimo impacto social.

É através de ferramentas tecnológicas, como mobiles (m-learning) no qual aplica-se vários conceitos e metodologias como o rapid-learning, que viabiliza uma maneira objetiva de se aprender, assim como o uso do Big Data para a personalização do ensino; analisando e extraindo inteligência de uma grande massa de dados, permitindo assim que tutores/professores saibam muito mais sobre os seus alunos.

Desta maneira a expansão das Startups no Brasil e no mundo, está cada vez mais impactando o mercado de negócios e educacional, pois muitos talentos que possuem projeto de vida pessoal e profissional distante do paradigma tradicional das empresas clássicas, buscam agora a liberdade de voo criativo através da autonomia, do desenvolvimento de potenciais humanos que os levem a criação de novos produtos e de novos negócios.

Vale lembrar que quando se torna escalável, a Startup deixa de existir e dá lugar a uma empresa forte e altamente lucrativa. Muitos destes jovens engajados neste novo modelo de business ganham o seu primeiro milhão em pouco tempo. Eles merecem, não?

Saiba mais sobre a autora, Liliam Silva, professora universitária, blogueira e especialista em educação a distância.


 

E você, quer saber o necessário  para ter um sistema educação a distância de sucesso? Acesse o nosso guia.

As startups de educação a distância no Brasil

Por: Sambatech

A Sambatech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários