• Blog
  • >
  • Insights
  • Passo a passo para criar uma estratégia de email marketing eficiente

Passo a passo para criar uma estratégia de email marketing eficiente

O email marketing faz parte da sua estratégia de marketing digital? Por favor, responda que sim! Porque, se a resposta é não, você está perdendo muito dinheiro. O email é o canal que apresenta o melhor ROI de marketing entre as táticas mais conhecidas.

Isso sem contar que essa tática é rápida de implementar e apresenta um custo-benefício perfeito para quem não tem grande orçamento de marketing.

Mas isso não significa que você não precisa de um bom planejamento e disciplina na execução. Afinal, estamos falando de um canal de relacionamento e vendas e, como tal, precisa ser levado à sério.

O que vamos mostrar agora é como criar a sua primeira campanha de email marketing e garantir que a sua estratégia seja eficiente desde o início. Está pronto? Então, vamos lá!

Ah, e você pode aproveitar para conferir este infográfico gratuito sobre marketing digital, feito pela Samba Tech em parceria com a Rock Content!

infografico marketing digital

Por que criar uma estratégia de email marketing?

Existem vários bons motivos pelos quais o email marketing merece um lugar de destaque na sua estratégia online.

Pode parecer que as redes sociais são mais vantajosas, porque contam com uma grande audiência já pronta e ferramentas que facilitam a sua vida como empreendedor — só que não é bem assim. Veja agora 6 razões para investir no email marketing o quanto antes.

1. Controle sobre a audiência

Em primeiro lugar, é preciso considerar que as redes sociais são propriedades de outras organizações, com seus próprios interesses.

Isso significa que as regras dessas plataformas podem mudar de uma hora para outra, e você não terá controle algum sobre como isso pode afetar sua relação com a audiência que construiu até então.

Por outro lado, a sua lista de emails pertence a você. Podem até haver mudanças em algumas regras de envio, mas nada que afete tanto a sua vida como poderia acontecer no outro caso.

2. Alta segmentação

O email é um canal altamente segmentado, ou seja, você consegue atrair as pessoas certas na hora certa.

Para começar, todo mundo que estiver na sua lista de envios já terá demonstrado interesse no assunto sobre o qual você fala, e terá optado livremente por receber seus emails.

Além disso, as ferramentas de email marketing contêm funções que facilitam ainda mais a personalização e asegmentação avançadas.

3. Escalabilidade

O mesmo email que você manda para uma pessoa pode ser enviado para 10 mil assinantes, ou seja, o email é um canal totalmente escalável demarketing.

Aliás, as ferramentas disponíveis se ajustam a isso, com planos de acordo com a sua necessidade. Muitas delas até oferecem a opção de começar sem pagar nada enquanto você constrói uma audiência.

4. Alto retorno financeiro

Você sabia que o email marketing é 40 vezes mais eficaz para atrair clientes do que o Facebook ou o Twitter?

Além disso, é o canal de maior conversão (66%) quando comparado com redes sociais, marketing direto e outros meios de divulgação.

Esses dados representam apenas algumas das estatísticas que ilustram o impressionante desempenho do email marketing como canal de alto retorno financeiro.

5. Facilidade de acompanhar os resultados

O email não é só uma ferramenta fácil de usar. Também é simples de acompanhar os resultados e o desempenho de cada aspecto da sua estratégia.

Dá para realizar testes A/B e ver quais variações trazem melhores resultados, observar os relatórios de engajamento da sua ferramenta de envios, e até perguntar para os próprios assinantes como tem sido a experiência deles.

6. Controle da narrativa

Por fim, é você quem escolhe como serão seus emails: longos, curtos, engraçados, sérios, qual a frequência ideal de envios, o melhor formato de conteúdo e por aí vai.

Você tem controle total da narrativa, e pode usar todos os recursos já conhecidos do email para fazer o storytelling trabalhar a seu favor.

Engajar sua audiência não depende de muitos recursos complexos, e sim de conteúdo relevante contado de uma forma interessante.

Qual é o papel da persona numa estratégia de email marketing?

A persona é a representação do seu cliente ideal, ou seja, um personagem baseado no perfil de pessoa que você mais quer como cliente.

Mas o truque é o seguinte: a persona deve ser criada com base nos seus clientes reais, para que ela não seja só um palpite, mas um perfil preciso e que atinja o objetivo. Mas como a persona se encaixa na sua estratégia de email marketing?

A ideia de ter uma persona é que ela sirva como o norte para toda a sua produção de conteúdo e esforços de comunicação com o público. Assim, você terá chances maiores de atingir as pessoas certas, no momento certo.

Então, considerar com calma quem é sua persona antes de criar cada parte da sua campanha de emails fará toda a diferença nos resultados.

Já imaginou usar a linguagem errada ou fazer uma oferta que não tem valor para a persona? Esse tipo de passo em falso é muito comum entre empreendedores que não têm uma persona, ou não a levam em consideração ao montar uma estratégia de marketing.

Quais os passos para iniciar uma campanha eficaz de email marketing?

Agora que já falamos sobre o que você vai ganhar investindo em email marketing e de como a persona é fundamental nesse processo, é hora de partir para a ação.

Veja os passos que você precisa dar para iniciar com tudo sua estratégia de email marketing, com eficiência e precisão, sem perder tempo.

0. Defina sua persona

Sim, vamos voltar nesse assunto porque ele é vital. É o passo zero. Se você ainda não tem uma definida, procure ferramentas e conteúdo que o ajudem a fazer isso.

Sem persona, o seu conteúdo será puro palpite, o que não é uma boa forma de iniciar uma estratégia.

1. Trace seus objetivos

Qual é seu objetivo principal com a lista em questão? É importante responder isso porque o seu objetivo vai determinar o tipo de conteúdo e a abordagem que ele vai tomar daqui para frente.

Os objetivos podem ser:

2. Escolha sua ferramenta

Existem várias ferramentas de email marketing de ótima qualidade, tanto nacionais quanto internacionais. Uma das mais famosas é o MailChimp, que oferece um plano gratuito para até 2 mil contatos. Você pode buscar por outros nomes também, como Mailify e RD Station.

3. Crie sua lista de emails

Agora é hora de começar a coletar os emails. Nem cogite a possibilidade de comprar uma lista pronta. Isso é terrível para os negócios, sem contar que é moralmente muito errado.

Garanta que as pessoas que já seguem sua empresa nas redes sociais e visitantes do seu blog assinem a lista. Além disso, promova a nova lista o quanto puder, tanto online quanto de modo físico.

4. Escolha o tipo de campanha que vai enviar

Acabamos de falar que o seu objetivo vai determinar o tipo de campanha a usar. Agora é hora de fazer sua escolha com base no alvo traçado inicialmente.

Existem vários tipos de campanhas entre as quais você pode escolher, como:

  • newsletter: geralmente, apresenta notícias e conteúdo relevante sobre um tópico específico;
  • oferta direta: o objetivo é receber uma resposta direta, como é o caso de cupons de desconto e pré-vendas;
  • anúncio: o objetivo é apenas criar expectativa no público, sem vender nada;
  • convite: parecido com o anúncio, mas apresenta um convite direto. Apesar disso, nem sempre requer uma confirmação do convidado.

5. Crie o conteúdo da campanha

A última parte é a criação, de fato, do conteúdo da sua campanha. Dedique tempo para selecionar as imagens ou gifs, escolher o modelo que vai usar para apresentar o conteúdo aos assinantes e o que vai dizer a eles.

A maioria das ferramentas de email marketing têm templates prontos para cada tipo de campanha. Cabe a você apenas personalizar de acordo com a sua marca e a mensagem que deseja transmitir.

Mas o que as ferramentas não fazem é produzir os textos, escolher qual vai ser o CTA nem qual vai ser a proposta de valor do seu email. Então, capriche no conteúdo e edite até que fique bom o suficiente para enviar. Depois disso, é só avaliar o que deu certo ou errado, fazer os ajustes e repetir o processo de produção de conteúdo.


Email marketing é uma das melhores táticas do marketing digital. Simples assim. O email, que muitos acreditavam que morreria com a chegada de novas tecnologias e ferramentas, segue mais forte do que nunca. Por isso, siga as dicas que viu aqui e vai ver seus resultados se transformarem.

Depois de criar sua primeira campanha, com certeza, você vai querer aumentar sua lista de contatos, certo? Então, veja como fazer isso de forma natural em nosso post!

E se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, aproveite para conferir este webinar gratuito sobre como usar email marketing de forma eficiente em sua estratégia.

webinar email marketing

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Rock Content.

Por: Autor Convidado

Eu sou um autor parceiro da Samba Tech :)

Contribua com este post nos comentários