Employer branding: o que é e a importância de trabalhar o da sua empresa.

Imagine possuir uma empresa na qual todos os profissionais querem fazer parte e nenhum dos colaboradores deseja sair? Objetivos como atrair os melhores talentos, fazer com que pessoas capacitadas queiram trabalhar na sua organização e diminuir o turnover, evitando que os atuais colaboradores deixem a empresa, podem ser alcançados com a ajuda do employer branding

Alcançar objetivos como os listados acima ajuda as empresas a diminuírem custos com processos de contratação e desligamento, com disso o clima organizacional também é impactado, aumentando a produtividade dos funcionários. 

Mas afinal de contas, o que é employer branding e como essa técnica pode ajudar no crescimento e no sucesso da sua empresa? As respostas para essas perguntas você descobre neste artigo! 

O que é employer branding?

No marketing, o termo ‘branding’ diz respeito a ações voltadas para o posicionamento, propósito e valor das marcas frente ao mercado e sociedade em geral. Ele serve para despertar conexões na mente das pessoas, que pode criar uma identificação delas com a empresa ou marca, pelos mais diversos motivos. Por exemplo, se pensarmos em uma empresa relacionada à cor vermelha, provavelmente pensaríamos na Coca-Cola, certo? O employer branding, então, leva essa noção de posicionamento até os empregadores.

Em tradução livre, employer branding seria “marca do empregador”, ou seja, como o empregador (a empresa) é visto no mercado. Por cuidar do branding da marca, podemos classificar employer branding como um conjunto de técnicas e ferramentas que ajudam as empresas a gerarem uma percepção positiva em diversas frentes: para outras empresas, para investidores, para os próprios funcionários e para futuros contratados. 

Quando pensamos que o mercado se torna cada vez mais competitivo, com diversas empresas disputando entre si a atenção de clientes e de colaboradores, a adoção do employer branding funciona como uma estratégia para se destacar no meio da multidão. 

A principal estratégia do employer branding é a de reforçar os pontos positivos de uma organização. Então, se uma empresa deseja se destacar dos seus concorrentes, ela deve evidenciar os pontos positivos que possui. 

Quando o employer branding é bem executado, os profissionais disponíveis no mercado de trabalho enxergam a empresa como uma oportunidade de desenvolvimento para as suas carreiras, uma forma de serem mais valorizados profissionalmente. Uma vez que isso acontece, diversos candidatos talentosos disputam as vagas de uma mesma organização e os profissionais já contratados procuram manter-se no time, evitando uma alta rotatividade

Sendo assim, a capacidade de executar um bom employer branding, realçando os diferenciais da sua empresa, pode ser o ponto chave para atrair pessoas talentosas para o seu quadro de funcionários. Isso aumenta a produtividade dos funcionários, culmina em entregas mais elaboradas e ajuda a sua organização a crescer e se desenvolver. 

Como executar o employer branding na sua empresa?

Para uma implementação correta do employer branding na sua organização, é preciso planejamento! Quando as estratégias são bem planejadas, as empresas não correm risco de fazer algo apenas no calor do momento, que depois será abandonado e o resultado não será visto. Com uma estratégia organizada, é possível traçar tarefas e pequenos objetivos até que seja alcançado o objetivo final. 

Com este pensamento em mente, separamos alguns passos que podem ser decisivos na hora de implementar o employer branding na sua empresa de maneira efetiva, conseguindo os resultados esperados, veja só: 

1. Trace uma estratégia clara e com objetivo bem definido.

Já falamos anteriormente a necessidade de se planejar para que as estratégias de employer branding sejam bem executadas. Por isso este é o primeiro tópico, afinal de contas, é o mais importante de todos. 

Na hora de criar o seu planejamento, lembre-se de ter um objetivo bem definido. Faça uma análise da sua organização, detectando os principais pontos de melhoria. Qual é a principal necessidade que a sua empresa tem agora? Você precisa: 

  • Atrair mais candidatos para as vagas abertas na organização? 
  • Melhorar o clima organizacional para reter os atuais colaboradores? 
  • Modificar algo na cultura da organização que impede a empresa de crescer e se desenvolver? 

Com o objetivo claro, comece a definir os colaboradores que ficarão responsáveis pela estratégia de employer branding. Quais serão as técnicas utilizadas no processo? Quais serão as tarefas necessárias e quem serão os colaboradores responsáveis por executá-las? Quais são os indicadores que ajudarão a acompanhar a eficiência da estratégia? Etc.

2. Tenha uma boa comunicação na organização.

Uma boa comunicação é indispensável para que as estratégias de employer branding sejam realmente efetivas. O processo de branding começa dentro das próprias empresas, é por isso que as organizações precisam ter uma comunicação clara e eficaz com os seus colaboradores. 

Quando a comunicação dentro de uma organização é efetiva, as empresas conseguem gerar engajamento dos funcionários, sendo abertas a conversar, dar feedbacks sinceros e objetivos (positivos e negativos) e também a receber esses feedbacks, a fim de evoluir constantemente.  

Para ajudar a sua organização a ter uma boa comunicação, algumas dicas são: 

  • Crie um guia capaz de auxiliar na hora de recrutar novos funcionários. Como o recrutador, que será porta voz da empresa no processo de recrutamento, deve se comportar?
  • Elabore um material com informações relevantes sobre a cultura da empresa e sobre o negócio no qual ela está inserida. Este material deve estar acessível para todos os funcionários. 
  • Crie um canal de comunicação entre empresa e colaboradores. Esse canal pode funcionar de diversas formas, através de um portal online, ou, quem sabe, definindo algumas pessoas como esse canal, pessoas que podem ser procuradas a qualquer momento para ouvir os feedbacks dos colaboradores. 

3. Saiba o perfil dos colaboradores que deseja contratar

Lembre-se que o employer branding diz respeito a marca da sua empresa perante o mercado. A estratégia pode ser trabalhada de diversas maneiras, mas o pilar está nos funcionários, uma vez que são eles que formam a empresa, sem os colaboradores uma empresa não funciona. 

Por serem tão importantes, é preciso tomar o máximo de cuidado para contratar as pessoas certas, o recrutamento de profissionais que tenham uma cultura semelhante a cultura da sua empresa é ideal para fortalecer essa cultura e melhorar o clima da organização. 

Para acertar na hora da contratação, identifique o perfil relativo a cultura que perpassa todos os funcionários. Além da cultura, lembre-se de identificar o perfil técnico do profissional de cada área. Com esses perfis em mãos, será mais fácil e assertivo encontrar as pessoas certas para integrar o seu time. 

4. Ofereça treinamentos para sua equipe.

Outra maneira de executar o employer branding na sua empresa, é através de treinamentos constantes para os colaboradores. Quando uma empresa oferece cursos, palestras e treinamentos para os seus funcionários, eles se sentem valorizados e importantes.

Investir nos seus colaboradores é o mesmo que investir na sua empresa, uma vez que um não funciona sem o outro. Treinar a sua equipe ajuda a motivá-los a sempre se desenvolverem, se atualizarem, aprenderem coisas novas e implementar os aprendizados na organização, aumentando a produtividade e melhorando as entregas. 

Com todos esses benefícios, a imagem da empresa também melhora, uma vez que ela terá funcionários comprometidos e qualificados, se destacando dos concorrentes nesse aspecto. 

Conclusão

A estratégia de employer branding é primordial na hora de uma empresa estabelecer os seus diferenciais de mercado, destacando-se em meio ao mar de concorrentes. 

Ter um quadro de funcionários formado por profissionais competentes e produtivos é uma tarefa bastante desafiadora, mas não é impossível! Entender sobre employer branding é o primeiro passo para o sucesso. 

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários