5 dicas de como aumentar o engajamento de clientes com vídeos online

5 dicas de como aumentar o engajamento de clientes com vídeos online

Como você deve estar percebendo, muitas empresas estão reconhecendo o potencial de vídeos online para o engajamento de clientes e prospects. No entanto, o desafio para muitos profissionais é identificar a melhor abordagem e medir o impacto dessa estratégia nos negócios.  Por isso, separamos cinco dicas essenciais para garantir o envolvimento bem sucedido do público com seus vídeos online. Vamos lá?

1. Instituir um programa de metas orientado para gerar engajamento

A primeira dica é definir metas de curto prazo, como o aumento da taxa de conversão, de tráfego local ou de satisfação do cliente, assim o impacto pode ser medido em dias ou semanas a partir da exibição de vídeo.

Na sequência, observe indicadores de longo prazo, tais como a taxa de repetição de compra, redução de churn, aumento de receita por usuário e um maior engajamento da marca, onde o impacto da exibição de vídeo pode ser medido ao longo de meses ou trimestres.

2. Considere vídeos online para cada etapa da jornada do consumidor com a sua marca

Quando prospects fazem pesquisas no Google, eles podem encontrar a sua empresa nos resultados de primeira página através de vídeos otimizados para SEO. Possíveis consumidores assistindo seus conteúdos audiovisuais têm uma recepção inicial amigável e isso pode ser extremamente positivo.

Em estágios mais avançados, sua marca pode fomentar o engajamento com novos clientes através de vídeos de boas vindas, tour guiado e treinamentos especializados. Envolver os clientes existentes com vídeos que abordem de forma proativa questões de suporte e utilização também aparecem como ótima possibilidade, maximizando o valor da relação.

3. Entregue uma experiência personalizada

Uma customização eficaz pode ser baseada em atributos de consumo (sexo, compras históricas do produto, status do contrato) e atribui comportamento (exemplo, número de visitas, páginas visitadas).

Um vídeo inteligente pode incluir ou excluir cenas personalizadas com base nesses atributos mencionados e fazer com que seu prospect, cliente em potencial ou consumidor atual sinta ainda mais valor em sua marca através de um vínculo afetivo.

4. Engajamento de forma proativa e reativa

Posicionar vídeos em páginas de produtos pode maximizar o engajamento do visitante, especialmente quando o click-to-play é mostrado de forma simples e direta. Os vídeos têm ainda papel importante em emails de gatilho, como Newsletters, Daily Deals e Confirmação de Compras.

Além disso, investir em publicidade em vídeos online pode garantir um alto impacto de visualizações. Porém, lembre-se de ter assertividade na veiculação da campanha e não sair apenas atirando para todos os lados.

5. Otimizar. Otimizar e Otimizar.

Com base nos indicadores de desempenho da sua estratégia, os vídeos devem ser otimizados para a experiências do consumidor, devendo ser testados em diferentes versões. Mas isso pode ser feito até antes de o conteúdo ir para o ar (em grupos controles, por exemplo, utilizando a metodologia champion-challenger).

Com o vídeo já online, fazer opções por Teste A/B também é uma boa pedida, seja no posicionamento do player, na segmentação dos Ads ou mesmo na mudança de características do próprio conteúdo.


Essas dicas podem assumir um papel crucial na sua estratégia de vídeos online e seguir uma linha assertiva para o engajamento do cliente. Que abordagem você está usando e por quê? Gostaria de ouvir seus comentários abaixo.

Um abraço e até a próxima.

engajamento 03
Por: Sambatech

A Sambatech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]