Adaptive Bitrate Streaming | Samba entrega o vídeo de acordo com a conexão do usuário

Alguns usuários, principalmente no Brasil, têm dificuldade em assistir transmissões ao vivo pela Internet devido às conexões lentas que possuem em suas casas. Isso faz com que eles tenham uma experiência ruim ao assistir o conteúdo porque o vídeo trava ou ocorrem constantes distorções no som e na imagem.

Por outro lado, quem oferece o serviço de Live Streaming se preocupa com a qualidade do vídeo transmitidos e para isso precisam compensar a velocidade de banda do cliente com uma entrega que não prejudique a experiência final. Assim é necessário configurar uma qualidade intermediária de entrega do vídeo para que a maioria dos usuários consiga assistir o streaming com o mínimo de problemas, sem prejudicar o vídeo em si. Por causa da complexidade em definir esses valores e em adequar os parâmetros de uma transmissão a todos os usuários, existe uma tecnologia chamada Adaptive Bitrate Streaming (ABS).

O ABS permite que sejam definidos diversas qualidades para um único streaming. Assim, enquanto um usuário está assistindo a uma Live, o Player monitora a conexão e a CPU do usuário e entega a melhor qualidade do vídeo de modo que ele tenha uma experiência agradável.

Com isso, usuários que possuem uma maior banda de internet podem assistir com maior qualidade e usuários com menor banda não terão problemas de buffering, consumindo o conteúdo a uma qualidade inferior. Com essa tecnologia, não há exclusão de determinado nicho de audiência por restrição de velocidade de conexão.

Abaixo compartilho com vocês um exemplo do ABS – nele utilizamos uma tecnologia chamada IIS Smooth Streaming. Na tela do Player você poderá verificar no canto inferior esquerdo a qualidade que você está assistindo e no canto superior esquerdo definir o máximo de banda que deseja utilizar para uma transmissão ao vivo.

Adaptive Bitrate Streaming
Adaptive Bitrate Streaming

Dessa forma, desenvolvemos soluções pensando não só no nosso cliente, mas na experiência do usuário final. Ao entregar o vídeo de acordo com velocidade de conexão estamos contribuindo para que toda a audiência de quem confia na gente tenha uma excelente experiência ao assistir os vídeos.

Utilizamos essa tecnologia na transmissão ao vivo das 20 modalidades esportivas do 5º Jogos Mundiais Militares do CISM que aconteceu no Rio de Janeiro entre 16 a 24 de julho.

Quer utilizá-la no seu negócio? Entre em contato!

[ ]’s

Por: Pedro Filizzola

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários