• Blog
  • >
  • Insights
  • Equipe de alta performance: as características de times exemplares e como montar o seu.

Equipe de alta performance: as características de times exemplares e como montar o seu.

Em geral, o sonho dos líderes é gerenciar uma equipe de alta performance. Isso não significa apenas ter profissionais competentes como componentes do quadro de funcionários, mas também que esses profissionais sejam capazes de compartilhar de uma visão comum, com objetivos claros e pautados em métricas que desenvolvem o negócio. 

Quando uma equipe se une em prol dos objetivos da empresa, ela é capaz de alcançar resultados extraordinários. Mas como é possível que uma organização incentive esse tipo de comportamento em seus profissionais e forme equipes de alta performance? Vamos responder a essa e outras perguntas neste texto. Descubra! 

O que é uma equipe de alta performance? 

Uma equipe de alta performance é formada por profissionais que se unem por um mesmo objetivo, se desafiando e usando suas diferentes habilidades para auxiliarem uns aos outros em busca de alcançar resultados notáveis. 

Quando as pessoas de um mesmo time são capazes de complementar as habilidades uns dos outros vemos a formação de uma equipe de alta performance acontecer. Ao olharmos esse cenário em longo prazo, é possível observar como esse tipo de equipe é capaz de impulsionar o crescimento de uma organização. 

Além disso, quando uma empresa é capaz de criar equipes de alta performance é possível perceber que o clima organizacional melhora, os profissionais se sentem mais motivados com seus trabalhos e todos os lados saem ganhando – empresa, funcionários e clientes! 

Quais são as principais características de equipes de alta performance? 

Os benefícios gerados em empresas que possuem equipes de alta performance em seu quadro de funcionários são evidentes, mas como identificar se a atual equipe de uma organização pode ser considerada uma equipe de alta performance? 

A resposta é simples! Podemos observar determinadas características que dizem muito do desempenho da equipe. As principais são: 

  • Confiança: os membros de uma equipe de alta performance possuem confiança em si mesmos e na equipe. Dessa forma, eles se sentem seguros de seu trabalho, de fazer questionamentos em casos de dúvida e de expressar as suas ideias sem que haja julgamento. 
  • Objetivos claros: uma equipe de alto desempenho possui os seus objetivos claros, com isso, todos os profissionais envolvidos trabalham juntos por um propósito em comum, evitando que haja distrações no caminho que atrapalhem no resultado final. 
  • Expectativas alinhadas: outro ponto importante para que uma equipe seja de alta performance é a capacidade de todos os profissionais entenderem os seus papéis e a sua importância dentro da equipe. Além disso, os membros da equipe possuem uma expectativa alinhada sobre o que é esperado deles. 
  • Clima positivo: Os componentes da equipe trabalham para que haja um clima positivo, sem divergências e prontos a darem feedbacks sinceros, mas nunca ofensivos. 
  • Comunicação funcional: dentro de uma equipe de alta performance é preciso que haja uma comunicação funcional, todos os trabalhadores são aptos a conversarem entre si e eficientes na tarefa de deixar todos os colaboradores em uma mesma página do projeto. 

Como construir equipes de alta performance? 

Os profissionais são a base de qualquer organização, sem eles não é possível que a empresa cresça nem se desenvolva, por isso é tão importante prestar atenção em suas necessidades e anseios. 

Quando uma empresa é capaz de construir equipes de alta performance, o sucesso é certeiro. Para que essa seja uma realidade dentro da sua organização, nós separamos algumas dicas de habilidades necessárias para tornar uma equipe comum em uma equipe de desempenho acima da média. Veja: 

1. Escolha profissionais diversos para fazerem parte da sua equipe.

As melhores equipes são aquelas que possuem diferentes tipos de pessoas pensando juntas. E isso não se aplica apenas a profissionais com diferentes áreas de atuação, mas também a uma diversidade sociológica, com profissionais de diferentes idades, gêneros e pensamentos. 

Por meio da diversidade é possível fazer com que a equipe fomente discussões e gere pensamento crítico! Além disso, lembre-se de escolher profissionais que possuam habilidades diferenciadas, alguns podem ser mais estratégicos, outros mais criativos, enquanto outros colaboradores possuem melhor habilidade para se relacionar. O objetivo aqui é que a equipe una seus pontos fortes e os membros ajudem uns aos outros. 

2. Incentivar os feedbacks sinceros é essencial.

É preciso criar uma cultura de feedback sincero dentro da sua equipe, caso queira que ela realmente tenha uma alta performance. Essa cultura é necessária pois, com os colaboradores sabendo oferecer e receber feedbacks de forma regular e independente da posição que ocupam – gestores dando e recebendo feedbacks de liderados, por exemplo – os relacionamentos interpessoais dentro da equipe serão fortalecidos e todos poderão conhecer e trabalhar seus pontos fracos, além de fortalecer ainda mais os pontos fortes. 

3. Todos devem entender o seu papel e se comprometer com ele.

Para criar um grupo de profissionais competentes e de alto desempenho é preciso deixar claro o que é esperado de cada um dos membros da equipe e qual é o papel de cada pessoa dentro do objetivo maior que guia a organização. Quando um profissional entende o seu objetivo, ele se sente verdadeiramente parte de algo e tende a se comprometer mais com o trabalho que precisa realizar. 

4. Mostre a importância do compartilhamento de conhecimento.

Um ponto essencial que separa equipes comuns de equipes com alta performance é a cultura de compartilhamento de conhecimento. Os integrantes de equipes com alto desempenho se preocupam não só com o seu próprio desenvolvimento, mas também com o desenvolvimento das outras pessoas que fazem parte do time. O desenvolvimento dos profissionais é acelerado eficientemente quando os membros de uma equipe auxiliam uns aos outros e compartilham conhecimentos e aprendizados. 

5. Empatia é um sentimento essencial.

Por fim, mas tão importante quanto os outros hábitos acima, é importante que os membros da equipe sejam empáticos uns com os outros. Além de eticamente admirável, o exercício da empatia permite que os profissionais sejam capazes de se colocar no lugar do outro. Quando isso acontece os colaboradores começam a tentar pensar mais sobre as motivações de seus colegas e aprendem como dialogar de maneira diferente com cada um dos envolvidos com a equipe. O clima com certeza ficará melhor! 


Ter uma equipe de alta performance dentro da sua organização por de estar mais próximo da realidade do que você imagina! Para que isso aconteça, é preciso que as habilidades e hábitos esperados da sua equipe sejam vistos antes em você, por isso, seja exemplo. 

Equipes de alto desempenho são essenciais para o crescimento de qualquer empresa, que pode se beneficiar – e muito! – de profissionais competentes e satisfeitos com o trabalho que realizam.

Quer começar agora a transformar a sua equipe em uma de alta performance? Confira nesse material 15 dicas importantes para impulsionar o desempenho dos colaboradores na sua empresa! É só clicar aqui ou na imagem abaixo. Boa leitura. 😉

dicas para melhorar o desempenho e criar uma equipe de alta performance.


Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários