• Blog
  • >
  • Insights
  • Estratégias de vendas: como criar uma em 5 passos simples (+ bônus)

Estratégias de vendas: como criar uma em 5 passos simples (+ bônus)

A estratégia de vendas é o primeiro passo para garantir bons lucros em uma empresa. Com ela é possível definir metas, acompanhar os prazos, otimizar a mão de obra de sua equipe e garantir o melhor atendimento ao cliente.

Porém muitas empresas enfrentam dificuldades na hora de criar uma estratégia de vendas eficiente e duradoura. Afinal, qual o melhor caminho a seguir? Há uma regra ou cada estratégia é única?

Vamos agora ensinar como fazer uma estratégia de vendas poderosa para alavancar os lucros de sua empresa em 5 passos diretos. Confira as dicas e fique atento: no final tem um bônus infalível!

1 – Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para uma estratégia de vendas de sucesso e saber quem irá comprar o seu produto ou serviço. O cliente é a chave para o desenvolvimento das etapas de sua estratégia.

Não basta apenas traçar um perfil superficial dos seus consumidores, é preciso realmente conhecer o seu público. Uma técnica para isso é criar uma persona, um cliente imaginário que será o alvo da sua empresa. Saiba tudo sobre esse cliente: sexo, gostos, desejos de consumo, idade, padrão de renda, o que ele come, bebe, veste e consome de um modo geral.

Outra forma de compreender melhor o seu público-alvo é através da internet. Nas redes sociais os clientes demonstram melhor o que desejam de um produto. Algumas vezes é mais fácil saber a opinião de um cliente online do que presencialmente.

Para gerenciar seus clientes ativos, criando relatórios com dados pessoais, informações das últimas compras e demais informações, um sistema de automação comercial competente poderá fazer toda diferença. Considere um bom ERP como o da GestãoClick para gerenciar seus clientes e delimitar as metas com seu público-alvo.

2 – Saiba o que você está vendendo

Nada faz uma empresa perder clientes como a falta de conhecimento total sobre os seus produtos. Para evitar isso aplique a seguinte estratégia:

  • Pense como o cliente. Quais as qualidades do seu produto? Quais problemas ele resolve? Pense como se fosse um cliente novato, que não conhece nada sobre o produto em questão, e tente resolver essas questões da melhor maneira possível.
  • Pense como seu concorrente. O seu produto é melhor que o da concorrência? Em quais pontos o seu produto perde pontos para os de outras empresas? Para isso é preciso analisar a concorrência de perto, saber os detalhes de todos os produtos semelhantes ao seu.

Uma vez compreendida as qualidades e eventuais falhas no seu produto, é hora de treinar seus vendedores e equipe para ter tudo sob controle. Seus vendedores devem mostrar autoridade sobre o assunto para poderem criar a melhor estratégia de vendas na hora de dialogar com o cliente.

3 – Conheça o seu mercado

As empresas não atuam sozinhas no ambiente empresarial, elas se comportam de acordo com o que o mercado diz. Depois de ouvir o cliente e compreender o seu produto é hora de entender em que ambiente sua empresa atua.

Trata-se de um mercado mais local ou geral? Há muitos concorrentes? Quais tendências estão em alta? Olhe ao redor e pergunte-se como você pode fazer diferença, como sua empresa poderá se destacar.

A análise de mercado demanda tempo e um senso apurado de interpretação de informações. Para isso um bom sistema ERP ajudará na leitura de relatórios e na conversão de dados em decisões.  

Defina o seu raio de atuação. Se sua empresa é local, instalada numa região promissora, considere ampliar sua área de vendas com lojas virtuais. Cada mercado é único e deve ser analisado com atenção.

4 – Crie metas de vendas

Não existe uma boa estratégia de vendas sem metas. As metas são o Norte com o qual a empresa se orienta. Na hora de criar metas, siga a seguinte estratégia:

Metas realísticas: nada de criar objetivos impossíveis. As metas devem estar de acordo com a capacidade de gestão do seu negócio. Use os dados de seu ERP online para definir metas reais.  

Metas maleáveis: se a meta do mês não foi atingida, considere ser mais flexível na hora de estabelece-las. Um crescimento não ideal ainda é um crescimento.

Metas analíticas: cada meta deve ter em mente uma análise do mercado em que a empresa está inserida. Crie metas plausíveis, onde o crescimento da empresa poderá ser real.

5 – Faça a captação e a fidelização de clientes

Uma boa estratégia de vendas não foca apenas em atender os clientes usuais de uma empresa. Ela deve prever ainda a captação e a retenção de novos clientes. Para isso a internet é uma ferramenta poderosa. Crie sites para seus produtos, invista em redes sociais, vídeos e toda forma de mídia que dialogue com seus clientes em potencial.

Para fidelizar os clientes um bom atendimento é fundamental, mas não apenas isso. Para manter seus clientes fidelizados é preciso oferecer um excelente serviço de pós-venda, resolvendo todas as questões e problemas após a compra de um produto. Mantenha uma ótima relação com seus clientes rotineiros e crie um exemplar sistema de captação de novos clientes para manter o ciclo de vendas girando.

Dica bônus – Personalize a sua experiência de vendas

Todas as regras de como criar uma estratégia de vendas perdem o sentido se sua empresa não for capaz de oferecer atendimento personalizado ao cliente. Os consumidores não querem ser atendidos por metas, prazos ou estratégias. Eles querem receber um atendimento sob medida para suas necessidades. Assim, as estratégias nunca devem ser expostas ao cliente.

O ideal é que o atendimento seja o mais dinâmico, simples, ágil e personalizado o possível. Cada cliente deve se sentir único e ter seus problemas resolvidos com honestidade e segurança.

Quer se aprofundar ainda mais em estratégias de vendas? Baixe o e-book!


Artigo produzido pela equipe de conteúdo do GestãoClick.

Faça a gestão de sua empresa ficar muito mais simples, rápida e eficiente. Com o software GestãoClick você ganha tempo para focar no seu negócio.


Por: Autor Convidado

Eu sou um autor parceiro da Samba Tech :)

Contribua com este post nos comentários