A receita para ganhar dinheiro com vídeos

Ganhar dinheiro online_imagem topo

Existe muito dinheiro em disputa na internet e existem várias formas de atrair esse capital e ganhar dinheiro online – algumas mais eficazes, outras nem tanto. Uns investem em e-commerces, outros criam seus próprios produtos digitais e há quem ainda tente a sorte em jogos e outras coisas semelhantes. Porém, hoje, uma das melhores alternativas para ganhar dinheiro online é através da produção de conteúdo, e especialmente conteúdo em vídeo.

As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas a internet e estão sempre em busca de boas alternativas em conteúdo que complementem a velha TV ou os textos e áudios isolados. Portanto, nesse contexto, os vídeos surgem como uma ótima alternativa.

Porém, ao tocarmos no assunto, “monetização de vídeos online” ou “como ganhar dinheiro com vídeos”, ainda há a impressão de que para ganhar dinheiro com vídeos dependemos de milhares de vídeos views apenas para ganhar alguns centavos, já que pensamos logo em modelos de monetização como os do YouTube ou plataformas similares. E na verdade, não precisa ser assim.

Pode não parecer, mas existem outras formas de monetização em vídeos online além dos anúncios e acredite: elas podem chegar a ser 500% mais rentáveis para pequenos e médios produtores.

Quer saber que formas são essas e como você pode começar a ganhar dinheiro de verdade com seus vídeos online? Nosso CMO vai contar a receita 😉

A receita para ganhar dinheiro com vídeos online

Para ter sucesso com vídeos online e começar a ganhar dinheiro com a venda de conteúdo, você precisa de alguns ingredientes especiais, que serão essenciais para que a receita dê certo e o resultado de sua estratégia seja o melhor de todos. Além de dedicação, um ótimo planejamento e muito cuidado, você precisará de mais algumas coisas e deve seguir direitinho o nosso modo de preparo. Claro que você também pode – e deve – dar aquele toque especial e particular ao que está produzindo, mas é importante estar atento às instruções e não se desviar dos passos básicos. Vamos lá:  

Primeiro, faça alguns conteúdos de alta qualidade e relevância

O primeiro passo para que você consiga ganhar dinheiro com vídeos é investir na produção de conteúdos relevantes e com alta qualidade técnica. Hoje, a grande maioria das pessoas já consegue produzir  e divulgar conteúdos facilmente através de seu celular e com acesso a internet e redes sociais. E então, dá para imaginar como a rede está cada vez mais lotada de material irrelevante. Só no YouTube, mais de 400h de conteúdo são despejadas por minuto, o que é assustador.

Portanto, algo que nosso CEO, Gustavo Caetano, sempre ressalta é que se você quer se destacar e ter uma estratégia de sucesso, para realmente ganhar dinheiro com vídeos, precisa garantir que seu conteúdo tenha três características:

  • Que ele seja raro
  • Que ele seja relevante
  • Que ele tenha qualidade técnica

Vamos explicar melhor:

O conteúdo precisa ser raro, se diferenciar, porque sem isso, você é só mais um no meio da multidão, oferecendo mais do mesmo. E então, da mesma forma que uma pessoa pode assistir seu conteúdo, ela pode assistir o de outras mil pessoas e será imensamente mais difícil fidelizar a audiência. E entenda: não é que você precise falar sobre algo que ninguém nunca falou, mas sim ser diferente, mais interessante, inovar e trazer abordagens diferentes para o conteúdo, mesmo que o assunto seja comum.

O conteúdo precisa ser relevante, acrescentar algo para quem assiste, e precisa existir interesse por esse conteúdo. Não adianta nada você criar um conteúdo raro, se ele não é relevante para ninguém, ou é extremamente restrito. E esse é o principal ponto que você precisa garantir. Afinal, um conteúdo relevante pode ser um sucesso, mesmo que não seja tão raro, mas um conteúdo raro, nunca será um sucesso se não for relevante.

Nesse sentido, investir em conteúdos para nichos pode ser a melhor alternativa. Vale a pena conferir nosso material sobre Mercados de Nicho para aprender mais sobre o assunto.

E um conteúdo também precisa ter qualidade técnica. Nós sempre falamos disso aqui no blog: não adianta nada um material ser fantástico, ter um conteúdo super relevante e raro, se a pessoa que está assistindo não consegue acompanhá-lo por falhas de iluminação, som, por uma edição mal feita ou outros problemas técnicos de produção. Portanto, busque se qualificar sempre e entender como seus vídeos podem ser melhores tecnicamente. Isso não é nada caro e difícil como muitos imaginam e dá pra fazer coisas incríveis com os equipamentos que você já tem. Ler os artigos abaixo por exemplo, pode te ajudar a entender como fazer isso:

Conteúdos prontos, é só deixar descansar e partir para o próximo passo!

Em seguida, coloque esses conteúdos em um canal adequado

Os conteúdos produzidos não podem descansar por muito tempo, ou podem perder a validade e você perderá a receita. Portanto, você precisa pensar logo em onde esses conteúdos vão ser hospedados e em como você irá distribuí-los com total qualidade e segurança.

Essa etapa será muito importante se você quer realmente começar a ganhar dinheiro com vídeos e conseguir manter seu próprio negócio de conteúdo online. Isso porque, além de ter a cara da sua marca e ser essencial para a captação e conversão de pessoas, o ambiente virtual ou canal, aliado a uma plataforma de vídeos, é que vai garantir uma boa qualidade de distribuição e a segurança dos conteúdos. E esses são pontos essenciais em qualquer estratégia.

Afinal, de nada adianta você ter um canal bonito, focado em conversão, se as pessoas não conseguem assistir seu conteúdo ou se ele está sendo reproduzido ilegalmente em outros ambientes e pessoas não autorizadas estão vendendo esse material. Não pensar em segurança e qualidade de distribuição para seus conteúdos pode arruinar sua estratégia de monetização antes mesmo dela ser implantada.

Escolha a plataforma adequada:

Se você está pensando em utilizar um canal ou plataforma gratuitos, nossa dica é: tome cuidado. Nesses ambientes, além de você não poder contar com opções eficientes de monetização, não consegue garantir pontos como segurança e estabilidade do conteúdo, além de ficar bem limitado em termos de personalização e gerenciamento dos vídeos.

Portanto, escolha uma plataforma que, além de apenas armazenar seus vídeos, ofereça segurança, garanta reprodução de qualidade em qualquer situação e dispositivo, e que possa ser facilmente personalizável com a cara da sua empresa. E como o objetivo é ganhar dinheiro, dê preferência também a ambientes que já tenham um bom sistema de monetização integrado e facilitem pontos como o pagamento pelos vídeos.

Hoje já existem plataformas, como o Samba Play, que oferecem todos esses pontos e o melhor: a partir de um baixo investimento inicial. Com essa plataforma você tem um ambiente seguro, totalmente customizável e não precisa gastar com a contratação de desenvolvedores, designers e tecnologias de gerenciamento e distribuição de vídeos.

Clicando aqui ou no banner abaixo, você pode conhecer a plataforma e todas as suas funcionalidades e entender como ela pode te atender.

samba play alternativa ao youtube

Sirva ainda quente aos verdadeiros apreciadores de bons conteúdos – Monetize de forma eficiente

Depois de organizados os conteúdos em seu canal, é hora de servir esses vídeos a quem realmente se interessa por informação de qualidade. E é então que você vai começar a ganhar dinheiro e reconhecimento com o que produziu.

E ao contrário do que muita gente pensa, os anúncios não são a única – e nem a melhor – forma de ganhar dinheiro com seus vídeos online. Afinal, os principais sites gratuitos de hospedagem de vídeos possuem o seu próprio modelo de monetização. No caso do Youtube, por exemplo, eles utilizam anúncios em vídeo e pagam uma quantia determinada a cada mil visualizações nesse anúncio. Então, você só vai ganhar um valor relevante se tiver muita visibilidade em seu canal e muitos views em cada vídeo com anúncio que publicar.

Esse modelo não beneficia o produtor e se você não acredita nisso ou quer entender mais, pode ver nesse artigo detalhes do quanto ganha um youtuber.

Porém, felizmente, existem maneiras muito mais eficientes de monetizar seus conteúdos. Uma boa opção, por exemplo, é utilizar uma plataforma de vídeos profissional – como já recomendamos – e investir em redes premium de anunciantes. Nelas, a quantia que o produtor recebe por seus anúncios é muito maior e eles são feitos de forma assertiva, aumentando as possibilidades de lucro.

E uma alternativa que pode ser ainda mais rentável é investir na venda dos seus conteúdos. Entenda o porquê:

Venda pelo modelo de assinaturas:

No modelo de venda por assinatura, assim como acontece no Netflix ou Spotify, o produtor de conteúdo oferece acesso ilimitado a todos os conteúdos disponíveis no canal, mediante o pagamento de um valor fixo mensal. Esse modelo é mais adequado para quem possui uma alta produção de conteúdos e muita coisa para disponibilizar.

Esse modelo, por normalmente exigir do consumidor um investimento financeiro baixo a cada parcela, é atrativo e acessível e ajuda, inclusive, em questões como a disseminação do conteúdo e popularização do canal.

Além do mais, com as assinaturas, a sua receita é recorrente e você não precisa adquirir dezenas de novos clientes a cada mês para conseguir manter seu negócio, uma vez que já há uma quantia “garantida” por parte de quem já assina o canal. Nesse modelo você também não sofre com sazonalidades, que afetam muitos negócios.

Venda de conteúdo separado:

Com um modelo transacional, você não precisa produzir conteúdo com uma frequência recorrente: basta vender seus conteúdos de forma separada, segmentando por assunto e interesse.

Por exemplo, se você faz vídeos ensinando a tocar violão, você pode criar um pacote para iniciantes, um intermediário e um expert, e vendê-los separadamente. Assim, quem está começando pode comprar apenas o primeiro e consumir os vídeos da forma que considerar melhor.

Essa é uma forma interessante de monetizar sem uma produção constante, caso você não tenha tempo para lançar vídeos novos com uma alta frequência. É uma forma bastante prática de monetizar com seu conteúdo.

“Huuum! Que cheiro de coisa boa!” – Deixe as pessoas atraídas por seus conteúdos

Com os conteúdos prontos, monetização definida e um bom ambiente virtual, é hora de garantir que todo mundo se sinta atraído por sua receita e queira consumir seus vídeos.

Invista então na divulgação em redes sociais, mostre os conteúdos para sua base de leads, crie teasers atrativos para o YouTube e garanta que as pessoas certas tomem conhecimento do seu canal e do seu material em vídeo.

Aqui neste guia, por exemplo, você pode conferir 06 maneiras de divulgar seus vídeos mesmo com baixo orçamento.


Ganhar dinheiro online, longe de acontecer de forma mágica, é algo bem possível, desde que você utilize os recursos e ferramentas certas e adote um modelo eficiente de monetização.

Os vídeos são excelentes se você quer consolidar um negócio na internet e viver dos seus conteúdos online. Usar uma plataforma adequada pode ser a melhor forma de fazer com que seus conteúdos se tornem um sucesso! O Samba Play, por exemplo, pode ser a melhor forma de ter seu conteúdo em um canal personalizado, simples de utilizar, totalmente voltado para conversão e, o melhor, com sistema de pagamento integrado e preparado para o modelo de assinaturas e sem burocracias jurídicas.

Faça um tour e entenda como você pode começar a ganhar dinheiro de forma simples com seu conteúdo nessa plataforma 🙂

E se você quer mais dicas para aprimorar seu conteúdo e utilizar os melhores recursos para ganhar dinheiro online, não deixe de acompanhar nosso blog e ler também o material abaixo.

material para aprender a ganhar dinheiro com vídeos online

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários