• Blog
  • >
  • Insights
  • Google Tag Manager: o que é e como você pode utilizá-lo.

Google Tag Manager: o que é e como você pode utilizá-lo.

Ter autonomia para criar mudanças rápidas nas suas páginas da internet, executar testes e aplicar os resultados facilmente é um desejo de quase toda equipe de Marketing. Apesar de parecerem tarefas complicadas e que exigem bastante trabalho da área de desenvolvimento, há uma alternativa mais simples e prática: utilizar o Google Tag Manager. 

O Google Tag Manager, popularmente conhecido por sua abreviação GTM, facilita e muito a vida dos profissionais que precisam de mais independência para execução de suas tarefas diárias, tornando a rotina de trabalho mais produtiva. 

Neste artigo vamos te contar mais sobre essa funcionalidade lançada pelo Google além de te mostrar como ela pode se tornar uma poderosa aliada para melhorar a produtividade e as entregas da sua equipe. Boa leitura! 

O que é Google Tag Manager? 

O Google Tag Manager é uma ferramenta criada pelo Google para a inserção de scripts em sites. A ideia do GTM é simplificar o trabalho, permitindo que alterações pontuais sejam realizadas mais rapidamente, além de possibilitar que testes sejam feitos nas páginas e os resultados sejam medidos, inclusive com a integração de resultados via Analytics. 

Com isso, o trabalho de analisar os aspectos de um site, medindo resultados e metrificando as interações que os usuários tinham com determinada página na internet, se torna mais simples. O que antes era complexo e precisava de mais tempo de trabalho, uma vez que se fazia necessário modificar o código das páginas, hoje se tornou mais simples com a utilização do Google Tag Manager. 

Mais facilidade também significa mais autonomia! Desta forma, os profissionais de Marketing, Growth, Estratégia, entre outras áreas, conseguem ter mais liberdade para fazer mudanças e testes, e, só quando houver um resultado de teste positivo, parte-se para o desenvolvimento e mudança de código na página. 

A rotina de utilizar o Google Tag Manager antes de uma mudança mais complexa, medindo os resultados sem grandes esforços, diminui o tempo de trabalho dos desenvolvedores e permite que as alterações definitivas sejam mais certeiras.  

Como o Google Tag Manager funciona?

O GTM trabalha com a inserção de tags para acompanhamento dentro de um site. Por meio da inserção e gerenciamento dessas tags é possível monitorar diversos pontos de uma mesma página de forma simplificada. 

As tags que serão adicionadas em uma página pelo Google Tag Manager são scripts a serem incorporados no código do site. A função dos scripts é acompanhar algum tipo de atividade dos usuários visitantes, como cliques em botões e preenchimento de formulários. 

Além das atividades de monitoramento dos usuários, é possível utilizar o Google Tag Manager como ferramenta de assistência para melhorar a conversão da funcionalidade de remarketing do Google Ads e do Facebook Ads, por exemplo. 

Como instalar o Google Tag Manager em 3 passos.  

Você já sabe que as vantagens do Google Tag Manager são várias, então chegou a hora de aprender como utilizar essa ferramenta do Google para melhorar a produtividade e os resultados da sua equipe.

O seu uso é bastante intuitivo. Para te ajudar no processo de descoberta e primeira utilização, separamos um passo a passo prático. Veja: 

1. Crie uma conta no Google Tag Manager.

Antes de mais nada, será preciso que você crie uma conta no GTM. Caso você já possua uma conta Google, para a utilização do Gmail ou Google Drive, por exemplo, você pode utilizar os dados de login dessa conta. Porém, se ainda não possuir um usuário Google ou quiser criar uma conta específica para a utilização do Google Tag Manager, também será possível. 

2. Adicione contêiners.

Após o login no Google Tag Manager, será preciso inserir o nome da empresa e personalizar o seu contêiner. O contêiner guardará todas as informações de tags que serão utilizadas em seu site, por isso, caso você deseje utilizar o GTM em mais de um site, é recomendado a criação de um novo contêiner.

3. Copie o código base do GTM.

Depois da definição de contêiner aparecerá uma janela com um código disponível para você copiar. Esse é o código base do Google Tag Manager e deve ser colado logo depois da tag de abertura <body> do seu site. 

Como fazer Teste A/B com o Google Tag Manager? 

Com o código do GTM em já em seu site, você poderá utilizar a ferramenta para um dos usos mais interessantes da plataforma: a realização de Testes A/B. 

Além da funcionalidade de monitoramento, o Google Tag Manager entrega funções para a realização de testes A/B. É possível conectar o GTM a algumas plataformas de testes, como Optimizely e Crazy Egg, por exemplo. 

Com isso, você e sua equipe serão capazes de testar diferentes aspectos dentro do site, como a posição das informações, os textos que são mais efetivos, as cores de botões, os caracteres utilizados, os melhores banners, além de diversos outros aspectos da página que estiver em testes. 

Por meio da realização dos testes e do monitoramento que o GTM permite, será possível analisar a performance dos objetivos testados e compará-los, definindo os que tiveram melhor desempenho. 

Lembre-se que a cultura de testes é essencial para o crescimento acelerado de qualquer organização. Quanto mais testes forem realizados e quanto mais rapidamente os resultados forem medidos e novos testes forem implementados, mais fácil será propor mudanças com o intuito de gerar melhores conversões no seu site. 

Nem todos os testes trarão resultados positivos, por isso é tão importante o volume. Quanto mais testes forem feitos, mais erros serão cometidos, porém mais acertos também acontecerão. Essa cultura permite que erros aconteçam rápidos e acertos perdurem, elevando o crescimento da organização. 


Depois de instalado, os usos do Google Tag Manager são diversos! As tags possibilitam que diferentes objetivos sejam cumpridos. 

Quando for adicionar uma nova tag, a ferramenta te dará algumas opções para que você escolha onde a tag será utilizada. É aí que a diversão começa! 

Utilize o tag manager para medir cliques em seu site, realizar testes de interação, modificar textos rapidamente, fazer alterações de cores e rápidos ajustes nos layouts, executar campanhas de marketing, de vendas e o que mais você desejar. 

Quer conhecer outras ferramentas que, como o GTM, podem facilitar a vida do empreendedor digital? Confira esse infográfico com as mais importantes e comece a usar agora mesmo!

ferramentas importantes como google tag manager para empreendedores digitais

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários