Google Trends: como usar a ferramenta para descobrir as melhores tendências para seu negócio.

Uma das tarefas primordiais para quem trabalha com marketing digital, é ficar por dentro das tendências de mercado, consumo e comunicação. Para facilitar o trabalho dos profissionais de marketing ou dos donos de negócios espalhados pelo Brasil e pelo mundo, uma ferramenta poderosa a ser utilizada é o Google Trends. 

No Google Trends você consegue saber o que o mundo está pesquisando e, com isso, ter noção do que é, ou pode vir a se tornar uma tendência, adaptando os resultados encontrados para que eles sejam utilizados pelo seu negócio. 

Quer saber mais sobre essa ferramenta do Google? Neste artigo te mostramos como o Google Trends pode ser usado para descobrir as melhores tendências e como isso te ajuda a alavancar o seu negócio. 

Para começar com o pé direito, você pode baixar esse template editável que te ensinará, passo a passo, como montar um plano de marketing digital de sucesso! Confira clicando aqui.

template editável para plano de marketing digital

O que é Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra quais são os termos mais buscados em determinados períodos de tempo. Você pode conhecer as tendências em pesquisas atuais ou verificar o volume de buscas de um termo em um determinado período ou localidade.

De fácil uso, a ferramenta do Google permite que você visualize gráficos com a frequência em que uma palavra-chave em particular foi buscada. Além disso, é possível analisar as buscas por região, tanto regiões do Brasil, como países no mundo. Isso em vários idiomas. 

O Google Trends utiliza os dados do Google para mostrar as tendências em buscas espalhadas pelo mundo e, o melhor de tudo, de forma gratuita. 

Por conter uma gigantesca base de dados, além de trabalhar com o volume de buscas de uma palavras-chave específica, o Google Trends também é capaz de mostrar quais foram os termos mais pesquisados nos últimos 30 dias, último ano, ou últimos 5 anos. A ferramenta também mostra quais são os temas relacionados à sua pesquisa que outras pessoas estão buscando, além de te dar outros insights. 

Por isso, quando você estiver montando uma estratégia de marketing, o Google Trends vai ser uma ferramenta essencial. Confira como ele funciona:

Como o Google Trends funciona?

O Google Trends (a palavra ‘trends’ significa tendência em inglês) foi criado em 2016 e, com ele, é possível acompanhar a evolução de buscas de determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.

Ao realizar a busca de um determinado termo é possível visualizar gráficos que mostram o volume de buscas (eixo vertical) pela quantidade de tempo (eixo horizontal). A linha do tempo de buscas pode ser visualizada a partir do ano de 2004.

Para tornar as suas buscas ainda mais específicas, você pode fazer um refinamento por:

  • localização;
  • tempo (dias, horas, meses e anos);
  • categoria (finanças, esportes, artes, etc.);
  • tipo de busca (notícias, compras, imagens, pesquisa no YouTube, etc.).

Para que os resultados apareçam no Google Trends, o Google faz uma coleta, armazenamento e conexão dos dados de busca feitos em sua plataforma de search removendo os dados pessoais dos usuários. 

A fim de tornar os dados mais relevantes, são excluídos as buscas que são feitas por poucas pessoas, buscas por um mesmo tempo realizadas pela mesma pessoa em um curto período de tempo, além dos caracteres especiais. 

Como usar o Google Trends como uma ferramenta para o meu negócio?

Agora que você já sabe as funcionalidades do Google Trends e como usá-lo, é hora de entender como utilizar dessa ferramenta gratuita para beneficiar o seu negócio. 

Podemos dividir as principais funcionalidades do Google Trends nas estratégias de Marketing Digital em 3 categorias: 

1. Use o Google Trends para ter ideias de conteúdo e alavancar o seu SEO.

Como a ferramenta do Google é capaz de mostrar os termos mais pesquisados pelas pessoas, você poderá usar esses resultados para criar uma poderosa estratégia de SEO e aparecer nos primeiros resultados de busca do Google. 

2. Use o Google Trends para encontrar tendências 

Como o próprio nome já diz, o Google Trends é uma ferramenta de encontrar tendências. Use isso ao seu favor! Use o Trends para pesquisar palavras-chave relacionados ao seu negócio ou empreendimento, com isso você será capaz de ver se aquelas palavras-chave cresceram ou caíram em buscas, encontrando as melhores tendências dentro do mercado no qual você está inserido.

3. Use o Google Trends para fazer uma comparação de termos.

Na hora de escolher qual é a melhor palavra-chave para usar em uma ação de marketing, a melhor coisa a se fazer é comparar a palavra que você tem em mente com os seus sinônimos. É melhor usar biscoito ou bolacha? Copa do mundo feminina ou copa do mundo feminino? Uma palavra em português ou a sua versão em inglês? Para todos esses questionamentos o Google Trends te dará a melhor resposta. 

Google Trends: passo a passo de como usar.

É hora de colocar a mão na massa e aprender a usar o Google Trends. Com o tempo você descobrirá novas funcionalidades e poderá aperfeiçoar ainda mais a ferramenta para que ela se encaixe de maneira correta às necessidades do seu negócio. 

1. Primeira página

Para começar você deve acessar a página do Google Trends em: https://trends.google.com/trends/.

Nela você encontra os temas com maior relevância na internet atualmente. Ou seja, aqueles que estão sendo mais buscados e discutidos por aí. 

A primeira página também te dá alguns exemplos de termos mais buscados e desenhos de mapas, que mostram a popularidade do termo por região do mundo. Você pode começar a se aventurar na plataforma clicando em algum desses mapas ou rolar a página para baixo e encontrar outras informações, como:

  • Notícias e estatísticas recentes: clique nos destaques para abrir uma página com vários dados sobre aquele assunto. 
  • Pesquisa em alta: acompanhe os assuntos mais buscados.
  • Pesquisas do ano: clique em um dos anos na lista de opções para abrir os detalhes e conhecer as pesquisas que mais fizeram sucesso naquele ano. 

2. Explore 

Este é o momento de buscar por determinada palavra-chave e ver os resultados que o Google Trends é capaz de te oferecer. 

Você também pode segmentar a sua busca selecionando as opções presentes na ferramenta: 

  • Local;
  • Tempo;
  • Categoria;
  • Tipo de pesquisa.

Veja os assuntos relacionados a sua pesquisa e ordene os resultados pelos principais assuntos ou por aqueles que estão em ascensão. 

Além disso, no Explore você também pode comparar duas palavras-chave. 

3. Principais Pesquisas.

Nas principais pesquisas descubra quais são as tendências de pesquisas do dia que você está visitando a ferramenta. Nesta parte você pode se inscrever para receber diariamente ou uma vez por semana, por e-mail, um relatório com as principais pesquisas daquele período.

Outra opção é visualizar as tendências de pesquisa em tempo real, que ordena as principais pesquisas das últimas 24 horas.

4. Google Trends Lessons.

Gostou das funcionalidades que o Google Trends apresenta e quer aprender ainda mais sobre a ferramenta e como utilizá-la? O próprio Google disponibiliza aulas para que as pessoas consigam usar o máximo que a ferramenta pode oferecer. 

Os cursos estão em inglês e você pode visualizá-los clicando neste link. É necessário possuir uma conta Google e estar logado para assistir às aulas. 

Conclusão.

Se você trabalha com Marketing Digital e não conhecia o Google Trends, pode ter certeza que ele se tornará uma ferramenta indispensável no seu dia-a-dia de trabalho.

Conhecer as tendências de buscas feitas pelo Brasil e pelo mundo, além de conseguir comparar palavras-chave para descobrir aquelas que serão as melhores aliadas do seu negócio, são apenas algumas das várias funcionalidades que o Google Trends tem para oferecer. 

E aí, já quer começar logo a usar a ferramenta para o seu negócio? Então não perca tempo! Aproveite também para incrementar as campanhas da sua empresa com outras estratégias de marketing. Para conhecer mais ferramentas indispensáveis para o empreendedor, confira nesse infográfico as mais importantes!

infografico com ferramentas indispensaveis para empreendedores digitais


Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários