• Blog
  • >
  • Insights
  • Gravador de voz: como escolher um bom aparelho e os melhores aplicativos e programas para usar.

Gravador de voz: como escolher um bom aparelho e os melhores aplicativos e programas para usar.

Se você trabalha com vídeo ou áudio saiba que para tornar o seu trabalho ainda mais profissional um bom gravador de voz será o seu fiel aliado. 

Quando você assiste um vídeo ou escuta a um podcast, uma música ou um programa de rádio, é muito importante que o áudio tenha uma qualidade capaz de fazer com que os ouvintes entendam as palavras que estão sendo ditas, sem chiados e barulhos no fundo, uma vez que tudo isso pode atrapalhar a experiência de quem está consumindo o conteúdo.

Neste artigo vamos te falar um pouco mais sobre os aspectos técnicos de um bom gravador e te dar algumas opções de equipamento para investir. Mas não se preocupe, se você ainda não possui um orçamento para investir em um gravador, vamos te dar opções de aplicativos para que você seja capaz de fazer gravações mais profissionais usando o celular.

Para aprender as outras questões, para além do gravador de voz, que estão envolvidas na produção de vídeos, que tal acessar esse minicurso grátis que mostra como produzir conteúdo mesmo com baixo orçamento? Confira clicando aqui ou na imagem abaixo.

minicurso para criar videos com baixo orcamento

Gravando o áudio com a própria câmera.

A primeira e geralmente a opção mais popular, principalmente por quem está começando a produzir vídeos agora, é gravar o áudio do vídeo com a própria câmera, seja uma câmera profissional ou o celular. 

Sabemos que os equipamentos, principalmente os novos smartphones, estão evoluindo cada vez mais a questão do áudio e trazendo opções mais avançadas para o mercado. Sendo assim é possível sim gravar o áudio com o mesmo equipamento que faz a filmagem, porém, o trabalho vai perdendo a qualidade conforme a distância entre o equipamento e o interlocutor aumenta.

Geralmente os microfones embutidos que fazem a captação de áudio das câmeras e smartphones são feitos para captar o áudio ambiente, não a voz. Tecnicamente falando, eles são microfones omnidirecionais, sendo assim, fazem a captação do som vindo de todas as direções.

Por isso, se você deseja gravar voz com melhor qualidade, vale a pena recorrer a um microfone externo para gravação de áudio, evitando um resultado final no seu vídeo cheio de ruídos do som ambiente.

Qual o microfone externo ideal para mim? 

Para solucionar os seus problemas com gravação de áudio, separamos alguns tipos de microfones e as suas funções. Com isso, tente entender qual o tipo mais adequado a sua necessidade.

1. Microfone de lapela.

Este tipo de microfone fica perto da boca de quem está falando e, por causa disso, é capaz de captar de maneira mais direcionada o som, conseguindo excluir os ruídos ambientes e proporcionando uma maior clareza e qualidade de áudio. 

Este tipo de gravador de voz é indicado para entrevistas, programas de TVs ou se você produz conteúdo de vídeo prioritariamente falado, se você for um professor online ou um YouTuber, por exemplo, já que com o microfone de lapela você consegue ter um controle maior dos sons no seu vídeo. 

O microfone de lapela pode ser plugado na sua própria câmera para fazer a gravação simultânea de áudio e vídeo. Além disso, alguns modelos de microfone de lapela permitem que o aparelho seja conectado ao smartphone. Por fim, também é possível conectar o microfone a um gravador de áudio externo e depois fazer a sincronização com o vídeo. 

2. Microfone sem fio.

A segunda opção para você gravar áudios com qualidade profissional é investir em um microfone sem fio. Este tipo de gravador de voz é livre de fios e não necessita de amplificador, porque o próprio sistema sem fio fará a amplificação do sinal. 

Um microfone sem fio possibilita maior liberdade em relação a movimentação de quem o utiliza, uma vez que não possui fios que possam atrapalhar na gesticulação ou deslocamento do interlocutor. Por isso os microfones sem fio são indicados para webinars, shows, lançamentos de produtos, palestras ou apresentações. 

Porém, é importante ter um pouco de cuidado, afinal, esse tipo de microfone tem maior sensibilidade, o que pode prejudicar o áudio se você não tiver muita experiência na área. Além disso, as opções desse equipamento são um pouco mais caras, mas, claro, a qualidade final é bem superior que outras escolhas.

Este tipo de microfone também permite que o aparelho seja conectado a uma câmera para gravação simultânea ou a um gravador de áudio, para sincronização de áudio e vídeo na hora da edição.

3. Gravador de áudio.

As duas opções acima foram de microfones que podem ser conectados a câmera ou a um gravador. A conexão com a câmera pode facilitar a vida na hora de editar o vídeo, pois o áudio já estará sincronizado. Porém, se você quer ter um áudio de qualidade sem gastar muito, o gravador de voz será um grande aliado. 

Como o gravador de áudio não transmite nenhum sinal para a câmera, não haverá interferência na transmissão, o que faz com que o áudio seja captado de forma mais limpa e audível. Além disso, um gravador de áudio será capaz de gravar um áudio com qualidade superior e em uma maior resolução do que a câmera, podendo gravar sem compressão, o que ajuda na hora de aplicar filtros de áudio na edição.

Porém, antes de começar a usar o gravador de áudio na hora de gravar os seus vídeos, lembre-se que você terá dois arquivos, um de vídeo e outro de áudio, então tenha cuidado para que seja fácil sincronizá-los no futuro.

Dica: uma boa maneira de facilitar a sincronia entre áudio e vídeo é pedir para a pessoa que aparece no vídeo bater uma palma no início da gravação. Isso ajuda a identificar o som mais elevado em ambos os arquivos, o que facilitará o seu trabalho de sincroniza-los na hora da edição.

4. Smartphone.

Se você já investiu uma quantia considerável em uma câmera profissional e não quer investir em um equipamento para gravar áudio agora, pode apostar nas gravações de voz feitas usando o celular.

O seu smartphone pode te ajudar na hora de substituir o gravador de som ou os microfones sem fio e de lapela. Para isso, é importante se atentar a alguns detalhes:

Primeiramente, descubra onde fica o microfone do seu smartphone. Geralmente o microfone responsável pela captação de áudio fica na parte de baixo do seu celular, uma vez que é a parte que fica mais perto da sua boca na hora de conversar em uma ligação por voz. De qualquer forma, faça testes antes e descubra a posição correta do microfone. Depois disso, lembre-se de usar sempre o microfone o mais perto da sua boca.

Pensando na produção de um vídeo, lembre-se de atentar-se ao enquadramento da câmera a fim de posicionar o celular em um local onde ele não apareça. 

Como o microfone do seu smartphone possivelmente também captará áudios do ambiente, outra dica é usar os fones de ouvido para direcionar melhor a captação. Os fones de ouvido podem funcionar como microfones de lapela, bastando posicioná-los próximo a sua boca na hora de fazer a gravação da voz. 

5. Aplicativos de gravador de voz.

Geralmente os smartphones já possuem aplicativos direcionados para gravação de áudio. Caso o seu celular não venha de fábrica com um aplicativo que tenha essa função, será necessário baixar um. Confira algumas opções que podem ajudar o seu projeto:

Audio Recorder.

Com o Audio Recorder você consegue personalizar de maneira mais detalhada como você deseja que aconteça a gravação. Além disso você poderá salvar os áudios diretamente na memória do seu smartphone ou deixá-los armazenados dentro do aplicativo. O Audio Recorder está disponível para celulares Android. 

Voice Record Pro.

Este é um aplicativo para iPhone. O Voice Record Pro permite fazer gravações de voz de forma profissional, com algumas funções de edição do arquivo gravado. O app permite ter funções de controle além das que você vai encontrar por padrão na aplicação que vem de fábrica no iPhone.

Tapemachine Lite Recorder.

Este aplicativo para Android oferece algumas opções de efeitos, transformando o seu celular em um mini estúdio de edição de áudio. A interface do aplicativo é dinâmica, o que facilita o uso, além de gravar novos áudios com o app, você também conseguirá editar arquivos que já tem gravado.

Online Voice Recorder.

Esta é uma opção para fazer gravações mais simples, sem a necessidade de muitos recursos. O Online Voice Recorder, como o próprio nome já diz, é um gravador de voz online. Nele é possível fazer gravar áudios de forma simples e também fazer cortes nas gravações. 


Ter um bom áudio é ideal para que o seu conteúdo soe como mais profissional e, desta forma, consiga atrair mais pessoas para te assistir ou ouvir. Um áudio com qualidade, sem ruídos e captado da forma correta com certeza ajudará nisso. 

Neste artigo demos algumas opções de equipamentos que podem te ajudar na hora de gravar um áudio com melhor qualidade, mas você também viu que é possível utilizar algo que você já tem em casa, o seu smartphone, como um bom gravador de voz! 

A dica final é que você baixe os aplicativos, faça testes de gravação e ache aquele aplicativo ou equipamento que mais combine com o seu perfil de criador de conteúdo. Lembre-se que tudo é um processo e, mesmo que o seu áudio não seja o melhor agora, com o tempo você poderá evoluir e buscar melhores equipamentos e ferramentas. Enquanto isso, que tal olhar para outra parte que também é muito importante na hora de produzir um bom vídeo para a internet, a trilha sonora dos vídeos! Você pode conferir nosso artigo sobre o assunto clicando aqui.

Para além do gravador de voz, a produção de conteúdo em vídeo é um sonho? Que tal conferir o que é preciso para você montar um estúdio de gravação em casa? Nesse material gratuito você aprenderá tudo sobre o assunto. Confira!

estudio de gravacao caseiro para


Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários