Você conhece a história da Samba?

Uma vez Gustavo Caetano, nosso CEO falou: “não podemos esquecer de onde viemos”. Essa frase marcou e é uma coisa que sempre aplicamos aqui dentro. Pensando nisso, quero compartilhar com vocês a história da Samba, contar um pouco de como a empresa surgiu e como ela chegou até aqui. Muitos não sabem, mas já fomos uma empresa de joguinhos de celular. Não acredita? Leia abaixo!

O ano era 2004, Gustavo estava no último semestre de Marketing no Rio de Janeiro e era estagiário da Unimed, onde seu pai trabalha. Lá ele já se sentia incomodado com a burocracia e hierarquia. Para aprovar uma ideia tinha que passar por tantas pessoas que ela acabava se perdendo.

Foi ai que, ao ganhar um celular top de linha da época – que se resumia uma tela colorida 16 cores – Gustavo, esperando por um vôo no aeroporto, tentou baixar um joguinho para se distrair e não conseguiu. Bom, ele tinha acabado de aprender na faculdade que quando você quer alguma coisa que não existe é porque isso tem demanda de mercado! Chegando em casa ele pesquisou sobre o assunto e viu que o mercado de games para celular já existia na Europa e EUA. Gustavo então montou um plano de negócios e viajou para Londres onde apresentou a ideia da Samba para um produtor de jogos. Ele curtiu a ideia e resolveu apostar na distribuição aqui na América Latina.

Com o primeiro passo dado surgiu um empecilho: “com qual dinheiro abrir a Samba?”. Gustavo chegou para o pai dele e falou: “Pai, me apresenta um cara rico que eu quero abrir minha empresa!”. Com o capital desse “Angel”, Gustavo montou a Samba numa sala de 5 m2. Rodrigo Paolucci, nosso atual Diretor de Marketing, começou a trabalhar na área de conteúdo e a Samba se tornava umas das primeiras empresas a distribuir jogos de celular no Brasil. Como o mercado era novo, a Samba agiu rápido e conseguiu distribuir os games em mais de 40 canais em toda a América Latina, abrindo escritório no Chile e na Argentina.

Nessa época, a Samba crescia tanto no tamanho físico quanto o número de funcionários. A cultura interna e o DNA da empresa se tornaram fortes. O clima descontraído, a estrutura horizontal, os horários flexíveis e a chamada “família Samba” foi formada. Não existia – e nem existe – essa de “sala do presidente” e as pessoas falavam e eram ouvidas.

Só que em 2007 Gustavo percebeu que esse mercado tinha pouca chance de “escalar”. As grande marcas já estavam tomando conta das grandes operadoras e todos brigavam pela mesma – e pequena – fatia de bolo. Nesse período a comunicação digital estava na adolescência, e foi pensando nisso que a Samba mudou seu foco de atuação. Apostando no mercado de vídoes online desenvolvemos uma plataforma para gestão e distribuição de conteúdos na internet. A troca de informações por streaming de vídeo era a tendência e o Gustavo enxergou isso cedo.

Apesar de novos e inexperientes conquistamos grandes contas e começamos a nos diferenciar por um relacionamento muito próximo com nossos clientes e uma tecnologia de ponta, entregue da melhor forma possível. Em 2008 recebemos o aporte financeiro do DFJ FIR Capital. A empresa não se tornou apenas investidora da Samba, mas uma conselheira auxiliando no networking. Mas para isso acontecer não foi fácil, porque existem parâmetros rigorosos que empresas de Venture Capital buscam antes de investir.

6 anos, muitos clientes, parcerias estratégicas, prêmios e reconhecimento internacional depois a Samba continua com a mesma cara de quando o jovem Gustavo corria atrás de seu sonho.

Hoje temos nossos valores plotados na parede, um ambiente de trabalho descontraído, mesas sem divisória, puffs e uma geladeira cheia de refri. Mas o que diferencia a gente das outras são as pessoas que acreditaram nesse sonho e contribuem de alguma forma para a Samba estar onde está!

O Gustavo fez com que a gente “não se esquecesse de onde viemos”. Valeu família Samba!

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários