Por Em Em 21 fevereiro, 2018

Hospedagem de vídeos: como fazer e escolher a melhor plataforma

Incluir vídeos no seu dia a dia profissional, seja em uma estratégia de marketing ou como parte de um negócio, é uma excelente ideia e que tem trazido retornos excelentes para quem resolve apostar nela.

Porém, muitas vezes, por falta de certo conhecimento técnico, as pessoas não compreendem a forma adequada de armazenar e gerenciar esses vídeos e, então acabam tendo problemas inesperados, que podem comprometer – e muito – seus resultados com esses materiais.

A distribuição de conteúdos em vídeo vai muito além do player inserido em uma página bonita. Para que um vídeo toque da maneira adequada quando alguém aperta o play, diversos processos acontecem ao mesmo tempo e é preciso tomar cuidado para que cada um deles se desenvolva da maneira certa.

A hospedagem de vídeo é uma parte essencial para que tudo ocorra da forma adequada na hora da execução do conteúdo e ela pode ser o diferencial entre uma estratégia de sucesso e um grande fracasso.

Quer entender mais sobre a importância de uma boa hospedagem e também descobrir como escolher a melhor para seus vídeos? É só continuar lendo.   

E antes, caso você queira entender mais sobre negócios em vídeo em geral, assista essa videoaula completa:

negocios com vídeo videoaula

No que consiste o serviço de hospedagem de vídeo e por que ele é tão importante?

Um serviço de hospedagem, seja de site, vídeo ou qualquer outro tipo de mídia, consiste basicamente na disponibilização de um espaço de armazenamento, para que seu site possa ficar 24h na internet e ser exibido sempre que solicitado.

Esse armazenamento é feito em servidores e um site ou vídeo pode contar com servidores dedicados (exclusivos para seu projeto) ou compartilhados (em que várias pessoas hospedam seus produtos).

Daí, já pode se ter uma ideia de porque você precisa de uma boa hospedagem para seus vídeos, certo? Se esse serviço é que, em grande parte, vai garantir a existência do seu site na internet e sua exibição correta para outros usuários, escolher uma hospedagem adequada para seu projeto é essencial.

Se você não tem uma boa hospedagem, pode acabar tendo problemas com a exibição dos seus conteúdos, ficar vulnerável a ataques e até mesmo ficar “fora do ar” por instabilidade do servidor ou outros fatores.

E no caso dos vídeos, isso pode ser ainda mais complicado, uma vez que esse tipo de conteúdo tem suas particularidades – como formatos e tamanho dos arquivos. Para uma correta exibição, o serviço de hospedagem deve estar preparado para lidar com esses fatores e também ter meios de contornar outros problemas que podem surgir por parte do usuário, como uma conexão ruim.

Hoje existem serviços de hospedagem de vídeo gratuitos, como o YouTube e o Vimeo, e serviços profissionais, como os oferecidos pela Samba. A seguir, vamos explicar as diferenças entre eles e mostrar quando vale mais a pena optar por cada tipo.  

Quando usar uma hospedagem de vídeo grátis ou uma paga?

Se você quer começar a trabalhar com vídeos, vai precisar de uma boa hospedagem. Mas será que um serviço gratuito é o mais indicado para você? Quando uma plataforma paga pode ser mais vantajosa?

Hospedagem gratuita

Caso você não queira gastar dinheiro com um serviço de hospedagem profissional, pode optar por fazer isso de forma gratuita, usando sites como o YouTube ou o Vimeo. Nesses sites, você pode fazer o upload de diversos arquivos e depois embeda-los no site, com um código.

Esse tipo de hospedagem é excelente caso você queira apenas exibir vídeos ocasionalmente e não precise se preocupar com fatores como segurança e 100% de estabilidade na reprodução.

Porém, essa não é sempre a melhor opção, principalmente se você quer produzir conteúdo exclusivo ou pretende ter um negócio com eles – vendendo ou cobrando pela reprodução. Nesses casos, usar uma plataforma gratuita vai arruinar seus planos. Isso porque esse tipo de serviço tem uma série de desvantagens como:

  • Seu conteúdo fica totalmente desprotegido e pode ser baixado sem sua autorização.
  • Seus vídeos ficam lado a lado com os da concorrência, dificultando a fidelização da audiência em seu canal.
  • Falta de controle sobre configurações básicas de exibição, como customização de cores ou exibição do logo do site.
  • Conteúdo fora do seu controle. Se de uma hora pra outra a rede decide que não vai mais aceitar seus vídeos, ou sai do ar, como foi o Orkut, você não pode fazer nada além de aceitar – e lidar com o prejuízo.
  • Instabilidades recorrentes, lentidão e problemas na entrega do conteúdo também podem acontecer e não há o que você possa fazer.

Portanto, se você quer realmente trabalhar com vídeos e fazer deles um negócio, a hospedagem gratuita não é o melhor para você.

Hospedagem profissional

Por outro lado, apesar de uma hospedagem profissional ter algum custo, ela vai evitar que você tenha prejuízos com seu conteúdo e te ajudar a ter sucesso com seu projeto. Isso porque elas normalmente cobrem todas as lacunas que uma plataforma gratuita não atinge – como as que listamos acima.

Uma hospedagem de vídeo profissional, como o Samba Vídeos, é ideal para quem quer trabalhar com cursos online, para grupos de mídia, de empresas que usam vídeos na comunicação interna e muito mais.

De forma prática, as principais vantagens sobre as plataformas gratuitas são:

  • Possibilidade de personalização do seu próprio site e plataforma white label.
  • Total controle sobre o conteúdo e suporte eficiente, com uma equipe à disposição.
  • Camadas de segurança, como criptografia e proteção por domínio, que impedem a cópia ilegal do conteúdo.
  • Alta qualidade de entrega para todos os dispositivos e navegadores, independente da qualidade da conexão.
  • Estabilidade e seus conteúdos sempre no ar, sem importar a quantidade de acessos simultâneos.

E se você quer entender como um serviço de hospedagem profissional funciona de forma prática, pode fazer um trial no Samba Vídeos – a melhor plataforma de vídeos da América Latina. É gratuito, rápido e guiado! Basta clicar aqui ou no banner abaixo para solicitar o acesso.   

tour samba videos

Por que eu não devo hospedar meus conteúdos por conta própria?

Por serem serviços similares, muita gente pensa que é mais esperto e adequado, então, armazenar um site e seus vídeos em um servidor próprio e único. Porém, essa é a pior decisão que você pode tomar e vamos explicar o porquê em 4 motivos simples.  

1. Largura da banda de servidor: os arquivos de vídeo podem ser muito grandes facilmente passarem de 500 MB. Então, quando dezenas de pessoas tentarem assistir um determinado vídeo ao mesmo tempo, seu servidor não conseguirá processar todas as solicitações para esse arquivo rapidamente isso poderá gerar problemas que vão desde lentidão até a queda do sistema.

2. Limites de tamanho e armazenamento: pode ser que você nem chegue a passar pela situação que descrevemos acima, uma vez que normalmente os provedores de hospedagem limitam o tamanho máximo dos arquivos a 50 MB ou menos. Isso te proibirá de fazer upload de vídeo que têm mais do que alguns minutos de duração e mesmo que você consiga “subir” algumas mídias, eventualmente você pode exceder o espaço de armazenamento fornecido pela sua conta de hospedagem e ter problemas.

3. Formato de arquivo padrão para Web Video: os atuais projetos de especificação em HTML5 ainda não entram em acordo sobre quais formatos de vídeo os navegadores devem suportar. Como resultado, os principais browsers têm divergido, cada um suportando um formato diferente. Se você quiser garantir que o seu vídeo seja reproduzido em todos os principais navegadores da web, você vai ter que converter seu vídeo em vários formatos: mp4, .ogv e .webm. E sim, precisará fazer upload de todas as versões ocupando ainda mais espaço.

4. E as conversões não param aí: para quem tem o benefício de uma conexão de internet de alta velocidade, você vai querer entregar um arquivo com máxima qualidade para que elas tenham uma excelente experiência, e isso geralmente significa um arquivo de 1080p ou 720p a uma taxa de bits alta no streaming (5000-8000 kbps). Porém, quem acessa os conteúdos, por exemplo, por uma conexão 3G no celular, você precisará entregar uma versão menor, de baixa resolução, para facilitar o carregamento e consumo do conteúdo. Isso significa mais conversões e mais versões do arquivo disponíveis.

Com isso tudo, você pode acabar tendo graves perdas de qualidade, colocar todo o seu site em risco e perder também em tráfego e visualizações, devido aos problemas de carregamento.


Depois disso tudo, você já deve ter percebido o quanto uma boa hospedagem de vídeos é importante, certo?

Por isso, pense em seus objetivos e no tipo de projeto que você tem, e escolha adequadamente esse serviço. Na maioria das vezes, uma plataforma profissional é a melhor opção, mas vale ficar atento às particularidades de ambos tipos.

Caso ainda esteja em dúvida, não deixe de conhecer o Samba Vídeos para entender como essa estrutura completa pode te ajudar.

Bom projeto!

trial do samba videos

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.