• Blog
  • >
  • Insights
  • IGTV: o que é e como usar a nova área de vídeos do Instagram

IGTV: o que é e como usar a nova área de vídeos do Instagram

Um minuto é pouco tempo para os vídeos que você quer postar no Instagram? Com o IGTV a história muda: um espaço dentro do Instagram para publicar vídeos com tempo de duração maior e no formato vertical!

Quer entender tudo sobre o IGTV e aprender a utilizá-lo em sua estratégia de marketing digital? Então acompanha a gente neste artigo que vamos te explicar cada detalhe da nova aposta do Instagram para o mercado de vídeos.

Ah, e se quiser se aprofundar no assunto e entender mais sobre o IGTV, aproveite para baixar nosso material completo sobre o assunto.

IGTV

O que é o IGTV?

O termo IGTV vem de IG, a abreviação de Instagram, acrescido de TV. Por vários momentos, a funcionalidade busca inspiração na TV analógica, como no seu logo e nos efeitos visuais quando um vídeo está sendo carregado.

A proposta é que o IGTV seja realmente uma TV do Instagram. Nos “canais” da televisão você encontrará conteúdos produzidos pelas pessoas que você segue: basta deslizar o dedo para o lado para encontrar novos vídeos.

Dentro do IGTV é possível, ainda, visualizar os vídeos mais populares do Instagram, fazer uma busca por vídeos de um usuário específico, além de acompanhar o seu histórico, caso queira revisitar algum conteúdo assistido. Você também pode curtir, comentar ou compartilhar o conteúdo que está assistindo. Para sair da plataforma é só deslizar o vídeo para baixo.

Como o IGTV funciona?

O que torna o IGTV uma função especial dentro do Instagram é a possibilidade que ele traz de publicar vídeos com duração maior que 60 segundos (feed) ou 15 segundos (stories). Agora o tempo máximo de um vídeo passa a ser 60 vezes maior, ou seja, você conseguirá compartilhar vídeos de até 1 hora de duração.

Isso permite o compartilhamento de conteúdos mais complexos e a capacidade de manter o seguidor concentrado em seu conteúdo por mais tempo. E a concentração fica realmente em você, uma vez que os vídeos do IGTV são exibidos em tela cheia no celular, ocupando todo o espaço da tela e impedindo distrações.

Essa informação nos leva a outra questão muito importante do IGTV: o formato dos vídeos exibidos é sempre na vertical, adaptando-se a uma tendência de consumo de conteúdo mobile nos smartphones sem a necessidade de virar a tela do celular.

Como postar um vídeo no IGTV?

Antes de mais nada, você precisa ter uma conta no Instagram! Se você já tem uma estratégia de conteúdo no Instagram, ótimo, você está fazendo certo. Caso ainda não tenha um perfil no Instagram, nunca é tarde para começar, basta criar uma conta, seguir perfis de interesse, conseguir novos seguidores e começar a traçar a sua estratégia dentro da plataforma.

Nós já demos algumas dicas de como dar um up no seu Instagram, clique aqui para conhecer as melhores formas de conseguir seguidores na rede social e aqui para saber como usar a live do Instagram para gerar leads.

Com o perfil criado, é hora de começar a fazer a gravação e a edição dos vídeos a serem compartilhados na plataforma. Como o formato do IGTV é diferente do convencional, já que a exibição do conteúdo é feita na vertical, este é um detalhe importante de você se atentar na hora de produzir um conteúdo.

Neste material que gravamos em parceria com a Rock Content, nós mostramos o passo a passo para que você produza conteúdos em vídeo de alta qualidade, sem complicações. Vale conferir!

minicurso para gravar vídeos e gravar áudio com baixo orcamento

Para além disso, na hora da gravação, lembre-se que o IGTV aceita vídeos de até 4K, ou seja, uma resolução de 4000×2000 pixels, e vídeos de, no mínimo 15 segundos e no máximo 1 hora. Para além, seus arquivos devem conter entre 650 MB e 5,4 GB, arquivos maiores do que isso não são permitidos na plataforma.

Para publicar um vídeo no IGTV:

  • Clique no ícone do IGTV no canto superior direito do seu Instagram.
  • Dentro do IGTV, clique na sua foto de perfil e depois no símbolo de + ou em “Carregar um vídeo”.
  • Escolha o conteúdo dentro da galeria do seu celular e pronto, o vídeo será postado!

Caso você também possua uma página no Facebook, o seu vídeo pode ser enviado para lá tranquilamente. Basta selecionar esta opção nos ajustes. Além do mais, você também poderá adicionar CTAs nos seus vídeos, indicando que seus seguidores arrastem o dedo para cima (como acontece nos Stories) a fim de irem direto para o link que você indicar. O link pode ser para um conteúdo dentro do Instagram ou para outra plataforma e site.

Assim como acontece nos posts do feed e dentro dos Stories, é possível acompanhar as informações de interação com o vídeo. Lembre-se de verificar essas informações de forma periódica, pois elas que darão insumos para que você produza conteúdos cada vez melhores e de acordo com o que o seu público procura. Informações como a porcentagem média assistida do vídeo e um gráfico que mostra a retenção do público estarão disponíveis na análise dos vídeos publicados. Quanto às curtidas, comentários e visualizações, as informações aparecem publicamente para qualquer pessoa que assiste o vídeo.

Como planejar conteúdos para a plataforma?

Agora que você já sabe como o IGTV funciona, é hora de pensar nos conteúdos que você irá compartilhar na plataforma. Para isso é importante que você se atente a alguns pontos:

Entenda o seu público

Antes de mais nada é preciso conhecer o seu público e os seus hábitos de consumo. Caso você já possua uma conta empresarial no Instagram, você já tem acesso há dados demográficos e de interação do seu público. Comece pela análise desses dados para produzir o seu primeiro vídeo para o IGTV, depois disso, com a análise periódica das informações de interação que o IGTV oferece, você poderá entender mais a fundo o comportamento do seu público olhando especificamente para essa plataforma.

Atente-se para a duração do conteúdo

Como os vídeos do IGTV serão consumidos na tela do celular e as pessoas já estão acostumadas a conteúdos mais curtos, esta pode parecer a opção ideal para começar a usar a plataforma. Mas, você já deve saber que cada público se comporta de uma maneira, então você terá que fazer testes para entender qual a melhor duração de conteúdo para os seus vídeos.

Crie vídeos longos e vídeos curtos e, depois disso, analise a retenção do seu público em cada vídeo, além das interações gerais, como curtidas e comentários. Pode ser que os seus seguidores procurem por conteúdos mais completos, que exijam um tempo maior de visualização, assim como eles podem estar procurando conteúdos mais curtos, para serem vistos em poucos minutos. Teste muito para saber investir naquilo que o seu público deseja!

Crie conteúdos de qualidade

A qualidade do seu vídeo pode fazer a diferença na hora de gerar visualizações e interações com o conteúdo. Enquanto em plataformas como o YouTube é possível trabalhar técnicas de SEO para posicionar melhor o seu vídeo nas buscas, no Instagram o funcionamento é bastante diferente: você precisa de recomendação.

Criar um vídeo de qualidade não significa apenas um vídeo esteticamente bonito, gravado em uma boa câmera ou com uma ótima edição. Um conteúdo de qualidade é aquele que fará diferença no dia da pessoa que assiste e, por consequência disso, será compartilhado. Trabalhe bastante para que seu público queira compartilhar o seu conteúdo com os amigos e assim o seu vídeo ganhe um alcance cada vez maior.


É hora de traçar a sua estratégia de vídeos!

O IGTV é uma ótima plataforma para diversificar a sua estratégia de vídeos na internet, mas, como dito, o ideal é que exista uma diversificação. Assim você conseguirá atingir o seu público em diferentes plataformas e de diferentes formas, buscando pela pessoa certa, no lugar certo.

E para você que busca construir uma estratégia de marketing e vídeos mais sólida, recomendamos também que você faça o download do nosso material completo + template de plano de marketing. Aproveite!

plano de marketing digital

Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários