• Blog
  • >
  • EAD
  • Insights
  • [Infográfico] Estratégias importantes para aumentar a interatividade em EAD

[Infográfico] Estratégias importantes para aumentar a interatividade em EAD

[Infográfico] Estratégias importantes para aumentar a interatividade em EAD

BANNER_01

Olá, tudo bem?

Investir na educação a distância, mais do que preparação do conteúdo, dos professores e escolha das melhores ferramentas, traz consigo enormes desafios e um dos maiores é manter os alunos interessados e engajados com o conteúdo até o final do curso.

Por ser um método de aprendizado mais independente, em que o aluno estuda no ritmo e na intensidade que quiser, o ensino a distância ainda registra altos índices de evasão principalmente por parte de alunos que não estão preparadas para avançar sozinhos e que não conseguem manter uma rotina de estudos satisfatória.  

Sendo assim, investir em aulas mais dinâmicas e flexíveis, com professores preparados e conteúdo atrativo, é essencial para que seus alunos se envolvam mais com o curso e tenham mais vontade de estudar e chegar até o final.

Além do mais, manter um acompanhamento do desempenho de cada aluno, não somente no quesito notas, mas também em questões como presença e tempo de conclusão de cada módulo do curso, dando abertura para suas dúvidas, reclamações e sugestões também é essencial para que o aluno se sinta apoiado e confiante para concluir o curso.

Interatividade é a palavra chave quando falamos de evitar a tão temida evasão, e hoje, com tantas tecnologias disponíveis, além de redes sociais e email, manter o aluno interagindo não só com os professores, mas também com o material e o conteúdo de cada aula, é extremamente simples e pode ser o diferencial entre construir um curso de sucesso e manter um fracasso.

Para que você comece a investir em interatividade no seu EAD, nós separamos algumas estratégias bem simples para facilitar a comunicação entre alunos e professores e para que os estudantes fiquem apaixonados por seu conteúdo. Veja só:

Interação com os professores e outros alunos

#01 Implante um Chat

Nada melhor do que ter uma dúvida respondida rapidamente e sem precisar de redigir um texto longo, cheio de formalidades.

Com o chat você aproxima o aluno do professor e faz com que ele passe a vê-lo como uma figura de referência dentro do curso, com quem é fácil conversar, aprender e enviar dúvidas e sugestões. Isso facilita sua jornada e incentiva que ele continue no curso.

#02 Realize Videoconferências

Com uma videoconferência é possível que aluno e professor tenham sua interação ampliada para além de somente escrita ou voz. Uma videoconferência é ideal para que a comunicação seja plena e conte, inclusive, com expressões corporais e gestos que facilitam a compreensão e incentivam a concentração do aluno.

Para realizar uma vídeoconferência é essencial ter uma ferramenta estável, que possibilite a troca eficaz de mensagem e material entre aluno e professor. É importante também dar abertura para que os próprios alunos solicitem essas reuniões e se sintam confortáveis para falar com o professor.  

#03 Estabeleça fóruns de dúvidas

Implemente fóruns de dúvidas para o curso em geral, ou, se preferir, específicos para cada módulo do curso. Isso vai possibilitar a interação dos alunos entre si e fazer com que todos expandam seus conhecimentos a partir da experiência do outro e das suas dúvidas também. Não se esqueça de manter um professor responsável para auxiliar nas discussões desses fóruns, para que os alunos não fiquem perdidos e aprendam em cima de especulações ou informações inexatas.

Interação com o conteúdo

#04 Invista em Gamification

Juntando todas as pessoas do planeta, nós gastamos 3 bilhões de horas por semana jogando no computador ou em um vídeo game. Então, porque não usar esse dado a seu favor no ensino a distância? Estratégias de Gamification podem fazer com que os alunos interajam com o curso de forma lúdica e se sintam mais incentivados a avançar e chegar ao final.

Muitos temem o Gamification por acharem que se trata de uma estratégia complicada demais, que demanda conhecimentos elevados de design, programação e outras áreas. Porém, na verdade não é assim. Você pode começar de forma simples, por exemplo, criando personagens e um percurso divertido dentro do seu curso e liberando recompensas, como conteúdo extra ou descontos em outros cursos, a medida que os alunos forem avançando.  

#05 Faça videoaulas

Os vídeos estão dominando a internet e a vida das pessoas e, além de serem extremamente atrativos, podem ser assistidos a qualquer hora e quantas vezes forem necessárias. De acordo com pesquisas, 86% dos brasileiros já assistem vídeos online e desses, 60% diz ficar totalmente focado enquanto realiza a atividade.

Dessa forma, videoaulas podem ser uma formas extremamente eficaz de apresentar seu conteúdo, uma vez que, a partir delas, o aluno consegue aprender de forma mais lúdica e dinâmica, pausando o vídeo quando quiser fazer anotações e assistindo quantas vezes forem necessárias. Além do mais, com vídeos você consegue trabalhar mais próximo da forma tradicional de educação, a qual todos estão acostumados, através da figura do professor e pode deixar seus alunos mais confortáveis com o curso.

Você pode fazer aulas ao vivo, em um dia e horário pré-determinado, ou gravar seus materiais e disponibilizar para que os alunos assistam a qualquer hora e de qualquer lugar. É simples e, caso você não tenha nenhuma experiência com produção de vídeos, nossa série, Pocket Video, com certeza vai ajudar.

#06 Crie apresentações inteligentes

Nada de investir somente em textos grandes e cansativos. Pense também em trabalhar com conteúdos mais atrativos como infográficos, diagramas, apresentações interativas, com vídeos e outros recursos animados, e também trabalhe com técnicas como Storytelling. Isso vai aumentar o interesse de seus alunos pelo conteúdo e expandir seu aprendizado.

Aqui no blog já demos dicas de ferramentas para criar facilmente vídeos e imagens animadas e, para quem quer investir em infográficos, diagramas, apresentações e relatórios atrativos, mas não tem muita experiência, nossas dicas são os sites Piktochart e Canva. Neles você encontra templates prontos e pode criar seus próprios materiais de forma facilitada contando com diversos ícones, imagens e outros recursos.  


Viu como é simples aumentar a interatividade em EAD usando ferramentas simples e sem pesar no seu orçamento?

Claro que você não precisa fazer tudo isso de uma só vez, mas é super importante ir testando essas diversas estratégias e mensurar o que está trazendo mais resultado para seu curso e satisfação para seus alunos.

E conte com a gente para crescer sempre e ter o melhor em seu curso! Temos diversos materiais focados em EAD que podem te ajudar.

E conta pra gente quais as estratégias que você usa em seu curso para evitar a evasão. A gente adora compartilhar experiências.

Abraços e até a próxima!  

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]