• Blog
  • >
  • Insights
  • O que é e como se aproveitar da inteligência de dados.

O que é e como se aproveitar da inteligência de dados.

Tomar decisões baseadas em inteligência de dados é a melhor escolha para as empresas que desejam traçar um caminho certeiro rumo ao sucesso. Há poucos anos atrás, campanhas de comunicação e marketing eram criadas, novos produtos eram colocados na prateleira, decisões quanto a precificação de serviços eram tomadas, tudo isso sem uma análise concreta de dados. 

Atualmente já é possível armazenar, tratar e gerenciar dados de forma efetiva, permitindo que profissionais e empresas tenham firmeza na hora de realizar uma escolha que pode ser decisiva para os rumos da organização. Tudo isso graças a inteligência de dados. 

Apesar de todas as vantagens que a inteligência de dados agrega, o grande problema continua sendo o fato de que a maior parte das informações obtidas através dos dados ainda é mal explorada. 

Neste artigo você vai perceber como a utilização da inteligência de dados pode ser extremamente vantajosa dentro de uma empresa para encontrar problemas, buscar por soluções e tomar as melhores decisões possíveis. Boa leitura! 

O que é inteligência de dados? 

Podemos chamar de inteligência de dados o processo responsável por organizar informações e integrá-las a sistemas capazes de analisar e interpretar essas informações. Por meio da organização dos dados é possível fazer observações mais corretas e tomar melhores decisões. 

Por toda a sua capacidade, a inteligência de dados é uma verdadeira ferramenta estratégica dentro de uma empresa. Organizações que são baseadas em dados, conseguem traçar melhores metas, acompanhar de forma certeira as métricas do negócio, descobrir os problemas que afetam a empresa e, por conseguinte, as melhores soluções. 

Além disso, quando a inteligência de dados é colocada em prática no dia a dia de uma organização, os colaboradores são incentivados a ter atitudes e percepções mais analiticas, contribuindo para os resultados da empresa. 

Quais são os principais benefícios da inteligência de dados? 

A prática da inteligência de dados é capaz de gerar diversos benefícios em um ambiente corporativo. Quando esses benefícios vêm à tona, melhor ainda se torna a percepção de todos os colaboradores sobre a necessidade do uso dos dados nas tarefas rotineiras. Abaixo listamos alguns dos principais benefícios que podem ser vivenciados por empresas que dão atenção aos dados. 

Estratégia.

Este talvez seja o principal pilar positivo do uso da inteligência de dados. Empresas, sejam elas grandes ou pequenas, que desejam estar em constante evolução, crescendo sempre, precisam ser estratégicas em suas definições de objetivos e na tomada de decisão. 

Não existe decisão estratégica que não leve em consideração os caminhos que os dados apontam. As análises inteligentes dos dados são capazes de mostrar o verdadeiro cenário vivido pela organização, além de ajudar as empresas a realizar um alinhamento estratégico, focando em suas necessidades e objetivos principais. 

Competitividade.

O bom uso dos dados dentro de uma organização podem trazer resultados bastante rentáveis. Quando a inteligência de dados é colocada em prática, é possível gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisão, por exemplo, aumentando a relevância da empresa em um mercado cada vez mais competitivo. 

Inovação.

A correta coleta e interpretação de dados permite que as empresas acompanhem a mudança de comportamento de seus clientes e as suas tendências de consumo. Quando uma mudança é identificada, é possível trabalhar de forma rápida em novos produtos e serviços que atendam às novas demandas dos consumidores, gerando assim um fluxo de inovação que nunca termina. 

Metrificação.

Por meio da utilização da inteligência de dados é possível que as empresas se organizem na hora de estabelecer metas. Quando todos os colaboradores trabalham juntos para o atingimento de uma meta mais global, que envolva toda a organização, os resultados são ainda mais efetivos. 

Para acompanhamento das metas e a constatação se os objetivos estão no caminho de serem alcançados, é possível utilizar os dados para ajudar na metrificação de todos os objetivos, sejam eles individuais ou da organização. Um acompanhamento regular das métricas por meio da inteligência de dados permite apreender informações relevantes sobre os rumos do negócio. 

A inteligência de dados e a segurança da informação.

Apesar de todos os benefícios que o uso de dados agrega, é preciso destacar um outro fator que envolve a inteligência de dados: a segurança da informação. 

Quando mais a quantidade de dados capazes de serem capturados tem crescido, mais a segurança da informação tem se tornado necessária para garantir a segurança das empresas e dos seus usuários e clientes. 

A partir do momento que a utilização estratégica dos dados passa a fazer parte das tarefas de uma empresa, é preciso que ela garanta segurança a essas informações, por meio de sistemas e firewalls que consigam impedir ataques, além da realização de auditorias para que qualquer falha de segurança seja eliminada. 

Neste ponto, também é importante destacar que a segurança da informação deve atuar não somente para empresas que utilizam dados que a maioria das pessoas entende como sensíveis, como é o caso de instituições bancárias que lidam com dados financeiros, mas também, empresas que manuseiam quaisquer outros tipos de dados dos seus consumidores. No segundo caso, a segurança da informação atua para proteger a propriedade intelectual. 

Já existem sistemas de inteligência de dados que permitem mesclar informações que estão presentes na nuvem, com outras informações alocadas em servidores dedicados, mantendo os dados da empresa em segurança e sigilo. Desta forma, é possível que colaboradores específicos recebam concessões para terem acesso aos dados sem colocar a empresa em risco. 


Faça o exercício de observar as principais empresas que você admira. É bem provável que, se forem empresas de sucesso, a cultura da inteligência de dados corre nas veias dessas organizações. 

Existem diversas empresas, cada uma delas em sua área de atuação, em uma constante corrida, competindo entre si por um destaque em um mercado cada vez mais complexo. As empresas que sabem captar, armazenar e analisar dados serão aquelas que sempre estarão a frente na corrida. 

Quanto maior for a empresa e mais dados estiverem disponíveis, mais complexo passa a ser a administração desses dados. Porém, independente do tamanho de sua organização, sempre é possível começar de algum lugar. De poucas planilhas até um sistema complexo de banco de dados, um passo pode ser dado de cada vez até o sucesso, basta começar. 

Abaixo, você pode conhecer 10 ferramentas indispensáveis que vão ajudar a coletar e trabalhar com dados em seus empreendimentos.

ferramentas importantes como para empreendedores digitais

Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários