• Blog
  • >
  • Insights
  • Introdução de vídeo: como conquistar a audiência nos primeiros segundos

Introdução de vídeo: como conquistar a audiência nos primeiros segundos

Em um contexto em que as pessoas consomem conteúdo de forma cada vez mais dinâmica e que estão sempre buscando por conhecimento de forma rápida, se um vídeo não for atrativo o suficiente logo em seus segundos iniciais, ele logo será descartado. Por isso a introdução de vídeo é tão importante.

Aqui nós costumamos dizer que quem trabalha com a produção de vídeos deve acreditar em “amor à primeira vista” e entender que os primeiros instantes de um vídeo são os mais importantes para que a audiência se apaixone por um conteúdo.

O autor de um dos melhores manuais de redação de todos os tempos, William Zinsser, diz com propriedade em sua obra On Writing Well que “a frase mais importante de qualquer texto é a primeira”. Prestou atenção? E o que vale para um conteúdo escrito, também vale para um roteiro de peça de teatro, para uma apresentação comercial ou de negócios, e também para a primeira cena de um filme ou vídeo. Poucas coisas são piores do que ver alguém em um vídeo dizer as primeiras palavras e já pensar que esse conteúdo será entediante ou acrescentará pouco, não é mesmo!

E você já sabe como pode criar excelentes aberturas de vídeo e encantar sua audiência desde os primeiros segundos de vídeo? Neste artigo vamos te contar tudo sobre o assunto, mostrar as vantagens de ter uma boa introdução e te dar 10 alternativas para criar a sua – além de mostrar como você pode fazer isso.

Vamos lá?

As vantagens de ter uma boa introdução de vídeo

Antes de partirmos para a parte mais prática deste conteúdo, é importante reforçarmos a importância da criação de uma abertura de vídeo para os conteúdos do seu canal.

De acordo com dados recentes levantados pela AdAge, apesar de não existir uma duração ideal para os vídeos, esses conteúdos têm em média 10 segundos para prender a atenção de uma pessoa, e após esse período é natural que a audiência vá diminuindo consideravelmente. Portanto, é preciso mostrar que seu conteúdo vale a pena logo de cara – e uma boa abertura de vídeo pode ajudar muito nisso!

Ter uma introdução de vídeo bem feita pode:

  • Fazer com que seus vídeos passem mais credibilidade e profissionalismo.
  • Despertar sentimentos pré-determinados, como curiosidade, emoção, nostalgia ou felicidade.
  • Padronizar seu canal e criar uma identidade visual forte – seja por uma vinheta fixa, a trilha usada ou pela sua marca ou um bordão.
  • Criar expectativas para o restante do conteúdo e deixar as pessoas mais interessadas e dispostas a ver o que está por vir.

Como fazer uma boa abertura de vídeo para seus conteúdos

Agora que você já entendeu a importância de construir uma boa introdução para os vídeos de seu canal, é hora de descobrir quais técnicas você pode utilizar e que vão te ajudar a fazer isso de forma mais simples.

Antes de qualquer coisa, é preciso ter feito um bom planejamento do seu conteúdo e saber exatamente qual o objetivo de cada vídeo produzido e também do seu canal como um todo. Isso vai ajudar a guiar a criação da introdução e deixar esse elemento muito mais assertivo.

Nesse momento, é interessante voltar ao roteiro do conteúdo para o qual vai se criar a abertura e entender quais são seus pontos de destaque. (E inclusive se você quer aprender mais sobre a criação de roteiros e ter três templates para construir os seus, vale dar uma olhada nesse material aqui.)

A partir disso, você provavelmente vai conseguir definir se sua introdução terá uma vinheta, uma animação, uma breve introdução do tema, uma tomada externa, uma frase de efeito ou qualquer outro elemento, e vai conseguir ser muito mais assertivo.

Com tudo isso devidamente analisado, é hora de entender quais técnicas você pode usar para fazer sua abertura de vídeo. Separamos 10 exemplos das mais eficientes:

01. Aprenda com bons exemplos

Sabe quando você está rolando a timeline de uma rede social e um vídeo parece tão atrativo que te faz parar para assistir o conteúdo? Ou quando você está assistindo um vídeo e aquele comercial antes dele é tão interessante que te faz querer ver por completo? É nesses vídeos que você precisa se inspirar quando for fazer qualquer conteúdo em audiovisual, seja para seu negócio ou para um projeto pessoal.

Repare que todos esses vídeos muito possivelmente têm um início bastante impactante e utilizam recursos diferenciados para atrair a curiosidade do público, fazê-lo rir, deixá-lo surpreso ou algo nesse sentido. É nesses conteúdos que você deve se inspirar. Colecionar referências de vídeos atrativos, dos quais você gosta, é o primeiro passo e vai ser essencial para que você possa criar os seus próprios.

02. Produza uma primeira frase forte

Conta-se que um dos mais famosos físicos nucleares do mundo, Edward Teller, sempre começava suas aulas com a seguinte frase: eu mostrarei para vocês o que mantém o mundo unido. E isso era suficiente para captar a atenção da turma logo no início dos estudos e deixar o aprendizado mais fluido e leve.

Uma frase impactante, logo de cara, pode mudar totalmente a forma como seu conteúdo vai ser apreendido e fazer com que as pessoas tenham mais interesse por ele. Não é à toa, por exemplo, que muitos textos científicos começam dessa forma.

Para esse tipo de estratégia você pode utilizar diferentes tipos de frases impactantes: engraçadas, com alguma lição, de promessas, com alguma polêmica, ou de qualquer outra forma que achar melhor.

Um bom exemplo é o vídeo promocional do Justice, um dos cursos online mais bem-sucedidos do mundo, ministrado por um professor de Harvard. No curso, o professor discute sobre ética, justiça e moral, e para instigar o público, começa com uma pergunta forte e objetiva, que já passou pela cabeça de todo mundo que se interessa pelo assunto: “qual é a coisa certa a se fazer?”.

03. Coloque-se no centro da ação

Se você normalmente grava seus conteúdos em um estúdio ou espaço fechado, pode experimentar gravar pelo menos a introdução do vídeo em um lugar incomum que ilustre sua lição.

Um vídeo de receita para um canal de culinária, por exemplo, pode começar com você na feira, colhendo ingredientes frescos e coloridos. A introdução de um vídeo sobre física pode envolver você pulando em uma piscina ou descendo ladeira abaixo num skate, de acordo com o assunto abordado.

Entrar de cabeça em sua própria experiência e compartilhá-la com quem está assistindo é uma ótima forma de instigar seu público a assistir o vídeo por completo. É essa aproximação do público com o conteúdo que, inclusive, está sendo responsável pelo sucesso de tantos youtubers, que mostram sua vida nos canais, e também das novas tecnologias de realidade aumentada.

04. Seja engraçado

Você já deve ter reparado que a maioria dos virais que vemos circulando pela internet tem algum elemento de humor ou apelam para o entretenimento e o riso, certo? E isso não acontece à toa. As pessoas têm muito mais facilidade de se engajar com conteúdos mais leves e bem humorados e você pode usar isso a seu favor.

Na hora de produzir um vídeo – desde que o assunto e o público permitam – tente começar com algo engraçado, leve e descontraído. Isso vai deixar as pessoas mais à vontade com seu conteúdo e “quebrar o gelo” inicial.

Logo nos primeiros instantes elas vão compreender que se trata de um conteúdo atrativo e interessante e então terão muito mais chances de interagir com ele. Faça um teste!

E falando em humor, aproveite também para conferir nosso guia para ensinar usando humor. Ele pode te dar valiosos insights sobre o uso de humor em conteúdos educativos e também no dia a dia em geral.

guia para ensinar usando humor de forma efetiva

05. Faça perguntas

Outra forma de ganhar a atenção da audiência logo nos primeiros segundos de vídeo é fazendo perguntas à ela. Principalmente se a resposta para essas perguntas for uma curiosidade ou alguma informação que não é tão conhecida pelo senso comum.

Por exemplo, se você tem uma agência de turismo, pode criar um vídeo sobre praias com a seguinte abertura “Você sabe quais são as praias mais bonitas do mundo?”. Ou se você trabalha com marketing, pode perguntar “Você sabe quais são as redes sociais preferidas pelos adolescentes?”.

Pense em questões que seu público provavelmente tem e para as quais você tem respostas e aproveite para criar conteúdos em vídeo super atrativos.

06. Aproveite as modas e tendências

Para quem trabalha com comunicação e com vídeos, é muito importante estar de olho no que acontece no mundo ao seu redor e aproveitar tendências e modas que surgem a cada momento.

Sejam memes, polêmicas, temas populares ou bordões, tudo pode ser aproveitado para que você crie vídeos mais interessantes e deixe seu público mais engajado com o conteúdo. E isso acontece e é realmente efetivo porque, ao utilizar uma referência que a audiência já conhece, você cria um ponto de identificação com ela, chama sua atenção e facilita sua compreensão e interação com o vídeo.   

Um exemplo muito legal do bom uso de modas e tendências é o canal do Desenrolado no YouTube que, há pouco tempo, criou uma série de conteúdos aproveitando temáticas nerds em alta, como Game of Thrones, para transmitir conhecimento sobre história, filosofia e outras questões.

Tome cuidado apenas para não ser penalizado em função de direitos autorais de determinados materiais e fique atento às regras de utilização de conteúdos de terceiros.

07. Invista em músicas e efeitos sonoros animados

Outra forma de atrair as pessoas com um conteúdo e deixá-las mais interessadas e engajadas, é por meio do uso inteligente de músicas e efeitos sonoros, principalmente na introdução do vídeo.

Músicas também são facilmente reconhecidas pela audiência, têm a capacidade de despertar diferentes memórias e emoções, e podem te ajudar muito a melhorar tanto a retenção quanto a compreensão do seu vídeo de uma forma geral.

Neste outro artigo aqui no blog, nós te explicamos direitinho como escolher suas músicas para vídeo e produzir materiais com uma sonoridade estratégica.

08. Conte uma história em sua introdução de vídeo

Especialistas já comprovaram que o cérebro humano tem mais facilidade de memorizar e se engajar com histórias do que com apenas informações ou fatos independentes. Então, você pode e deve usar isso a seu favor.

Comece o vídeo contando algo engraçado que tenha acontecido com você ou algum caso curioso ou cotidiano que se relacione ao assunto tratado no conteúdo. Isso será suficiente para atrair a atenção dos espectadores e fazer com que eles fiquem interessados em ver o resto do vídeo, pelo desfecho da história.

Lembre-se apenas de ser breve, chegar no ponto alto da história rapidamente, ou inserir logo seu ponto ápice, para conseguir atingir seu objetivo de aguçar a curiosidade das pessoas logo no início.

Trabalhar com situações que gerem identificação e lançar perguntas pode te ajudar muito também.

09. Aposte em uma vinheta bem feita

Para além de todos esses itens que citamos, produzir uma vinheta atrativa pode ajudar muito a despertar a curiosidade da audiência e a fazer com que as pessoas queiram assistir seus conteúdos.

Uma vinheta bonita, inserida logo após uma pequena chamada, pode ser um diferencial e tanto para sua estratégia e também vai ajudar seu vídeo a se destacar entre tantos conteúdos aos quais temos acesso todos os dias.

10. Mantenha uma identidade

E falando em destaque, manter uma boa identidade visual também será fundamental se você quer ter sucesso com seus vídeos. Principalmente se você já tem alguma audiência, uma boa identidade visual é que fará com que seu conteúdo se diferencie dos demais e chame atenção logo no início.

Em uma rede social, por exemplo, quando alguém estiver rolando a timeline e se deparar com uma publicação facilmente reconhecida como sua, se ela já souber da qualidade do seu conteúdo ou gostar dos seus vídeos, automaticamente ela já irá dar uma atenção maior a esse material, para pelo menos entender do que se trata.

E ao mesmo tempo, se alguém ainda não conhece seu material, essa coerência visual será essencial para que você consiga fortalecer sua marca e ganhar relevância com seus vídeos.

Programas de edição para criar suas introduções de vídeo

Agora que você já conhece as melhores formas de criar sua abertura de vídeo, separamos também alguns programas de edição que podem te ajudar e tornar essa tarefa mais simples.

Confira:

  • iMovie: bastante indicado para iniciantes em edição de vídeo, o iMovie é um programa nativo em Macs e excelente para quem precisa fazer ajustes simples em seu vídeo, como cortes, ajustes de cor e inserções de texto.
  • Camtasia: com diversos recursos de edição e uma interface mais complexa, o Camtasia é um excelente programa para quem tem um nível mais intermediário de habilidade de edição e quer um resultado mais complexo com seus vídeos. Ele está disponível para Mac e também PC.
  • Premiere: o Premiere é um dos programas mais utilizados por quem precisa editar vídeos e possui recursos poderosos que são muito úteis para produções profissionais. Parte do pacote Adobe, ele está disponível tanto para Mac quanto para PC.

E então? Deu pra entender como você pode produzir vídeos que sejam um “amor à primeira vista”? Não é muito difícil e na maioria das vezes você só precisa pensar em como utilizar diferentes elementos de forma atrativa para sua audiência.

Se você conhece mais alguma técnica ou trabalha com outros elementos para criar uma excelente introdução de vídeo, compartilhe com a gente! Esse artigo será constantemente atualizado com as sugestões dos leitores.

Ah, e uma outra coisa que pode te ajudar a ter sucesso com seus vídeos são os thumbnails – ou miniaturas de vídeo. Saiba tudo sobre eles aqui e aproveite também para acessar nossa ferramenta de criação instantânea de thumbs clicando na imagem abaixo!

gerador de thumbnail

Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários