• Blog
  • >
  • Insights
  • Investimento inicial: de quanto você precisa para começar um negócio

Investimento inicial: de quanto você precisa para começar um negócio

Você quer começar o seu negócio de cursos online mas não sabe de onde partir e nem qual o investimento inicial é necessário para colocar a sua ideia de pé?

Antes de colocar o seu negócio para funcionar, é preciso pensar no investimento inicial que será necessário para viabilizar o seu empreendimento e, desta forma, entrar no mercado com o pé direito! Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe as nossas dicas sobre a importância do investimento inicial na criação de um negócio.

Ah, e aproveite também para conferir nosso webinar exclusivo sobre finanças para empreendimentos em fase inicial. Pode ser decisivo para seu sucesso!

dicas financeiras para quem quer comecar um negocio com pouco dinheiro

O que é investimento inicial?

Como o próprio termo sugere, o investimento inicial são todos os custos necessários para começar as operações do seu negócio.

Muitas vezes, o investimento inicial de um novo empreendimento pode significar a aquisição de bens de alto custo, como máquinas, móveis ou veículos. Mas, também é possível pensar em custos iniciais reduzidos quando o seu negócio é online!

Para começar o seu curso online, por exemplo, podemos citar a aquisição de bens com valores reduzidos, como uma boa câmera ou smartphone para gravação dos vídeos, um computador para edição e um kit de iluminação e de áudio para te auxiliar na hora da gravação dos conteúdos.

Além da aquisição de bens, existem outros custos para girar a engrenagem das operações iniciais do seu negócio, como custos de marketing, anúncios e treinamentos. Mantenha a calma que ainda neste artigo você irá aprender como calcular tudo isso.

Por que calcular o investimento inicial é importante?

Antes de disponibilizar o seu negócio para o público geral, é preciso passar pela etapa de planejamento. Isso significa fazer uma estruturação geral dos seus objetivos com o projeto, além de entender quais serão as etapas de trabalho e de investimento para que o projeto esteja pronto para ser lançado.

Na etapa de planejamento é preciso colocar na ponta do lápis tudo o que você precisará investir para dar vida a sua ideia. Depois de ter tudo anotado, você conseguirá ter uma visão geral dos custos e assim será capaz de saber a quantia necessária que precisará para tirar o seu negócio do papel.

Saber essa quantia é muito importante para que você consiga avaliar se já possui o capital necessário, se precisará juntar economias por mais tempo ou se será necessário recorrer a fontes de terceiros, por meio de empréstimos, investidores ou até mesmo achando um sócio para o seu negócio. Além disso, o valor que você encontrou vai te ajudar a projetar em quanto tempo você será capaz de recuperar o investimento inicial e, então, começar a lucrar.

Como definir o investimento inicial do seu negócio?

Sabemos que você não vê a hora de começar a vender seus cursos online para todos, mas sabemos também que você quer fazer isso de forma planejada e por isso buscou a ajuda deste artigo para calcular o valor do seu investimento inicial, não é mesmo?

Então chegou a hora de você colocar a mão na massa para conseguir levantar todas as despesas necessárias para fazer o seu negócio acontecer.

Para começar, crie uma planilha!

Nesta etapa do planejamento, atentar-se aos detalhes é muito importante, uma dica básica é criar uma planilha para organizar tudo. Nessa planilha você deve descrever quais itens precisa comprar, a quantidade daquele item, o preço unitário e o preço total.

Depois, para conseguir visualizar o seu investimento com mais detalhes, você pode dividir a aplicação inicial em 3 tipos de investimento: despesas fixas, despesas pré-operacionais e capital de giro. Veja:

1. Despesas Fixas

Este é o tipo de investimento que será usado com a finalidade de adquirir os bens necessários para iniciar o seu negócio. Pense que, com o passar do tempo, manutenções e compras de novos equipamentos podem se fazer necessárias, mas, nesta etapa do planejamento, foque somente no que é estritamente necessário para iniciar as atividades do seu projeto.

Alguns exemplos de despesas fixas para começar um negócio de cursos online são:

  • Câmera profissional para filmagem ou smartphone com uma boa câmera;
  • Computador para edição dos vídeos filmados;
  • Tripé para auxiliar na gravação do vídeo;
  • Softbox para iluminação;
  • Microfone para captura de áudio;
  • Adereços para cenografia;
  • Materiais diversos variáveis de acordo com do conteúdo que você irá ofertar, como quadro branco se você for um professor de matemática ou material de artesanato, se você for fazer vídeos de DIY, por exemplo.

2. Despesas pré-operacionais

As despesas pré-operacionais fazem referência às despesas que virão antes do início das operações do seu negócio e, diferentemente das despesas fixas que são mais voltadas para compra de bens, as despesas pré-operacionais estão ligadas à ações. Separamos alguns exemplos:

  • Tornar-se uma pessoa jurídica;
  • Treinamento da equipe;
  • Trabalho de branding para criação da marca, logo, etc;
  • Investimento em uma plataforma de cursos;
  • Trabalho de marketing para divulgação do seu curso;
  • Registro de marca ou de domínio.

3. Capital de giro

Essa despesa é a previsão de um valor para suprir as necessidades de fluxo de caixa, sendo assim, o capital de giro é o que faz a empresa girar. Alguns exemplos são:

  • Salários de funcionários;
  • Contas de consumo, como água, luz e internet;
  • Impostos.

Não se esqueça que você pode economizar!

Não se assuste! Sabemos que parecem haver muitos gastos e muitos detalhes para ficar de olho. Nós apontamos tudo o que pode ser necessário para iniciar o seu negócio, mas isso não significa que você precisará de tudo isso.

Pense que você pode buscar maneiras para que o seu investimento inicial seja reduzido. Caso você trabalhe em casa, não precisará de se preocupar em pagar o aluguel de um escritório, por exemplo. Se você já tem um celular com uma boa câmera, pode começar gravando e editando os seus vídeos com ele. Inclusive, se este for o seu caso, nós já criamos um artigo dando dicas dos melhores aplicativos de gravação para celular, sabia? Confira clicando aqui.

Ah, é importante lembrar que mesmo com todas as opções de economia, você não deve deixar de fazer o levantamento das despesas para o seu investimento inicial, assim você evita surpresas futuras. Prevenir é sempre o melhor remédio!

Gostou do conteúdo e já quer partir para o cálculo do seu investimento inicial? Ótimo! Mas aproveite também para conhecer nosso material que compila diversas ferramentas para empreendedores que serão fundamentais para o desenvolvimento do seu futuro negócio!

infografico com ferramentas indispensaveis para empreendedores digitais

Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários