• Blog
  • >
  • Insights
  • Como fazer um lançamento de produto de alto impacto

Como fazer um lançamento de produto de alto impacto

“Saiba como fazer a sua própria campanha de lançamento de produto e ter mais sucesso na internet.”

Como fazer um lançamento de produto de alto impacto

Ações de lançamento de produto como as da Apple ou Google chamam a atenção do mundo inteiro por um motivo – e não é apenas pelo tamanho das empresas. Afinal, a apresentação inspiradora de novos conceitos e ideias é o que atrai o público em primeira mão.

Pode parecer distante, mas lançar seu produto de forma impactante não é exclusividade de grandes empresas. Não importa se seu negócio é pequeno, médio ou grande: garantimos que você pode atingir muitas pessoas, gastando pouco.

O sucesso do lançamento de um produto vem desde o princípio. Para entender como alcançar o público que você deseja, é preciso pesquisar muito. A partir disso, você pode desenvolver a estratégia certa para não cometer erros à frente.

Com isso em mente, desenvolvemos esse guia para que você se lembre de cada etapa e faça do seu produto um sucesso de vendas. Vamos lá?

Se quiser, antes baixe também o nosso White Paper completo sobre como fazer o lançamento de seu produto na internet.

Como fazer um lançamento de produto de alto impacto

01. Pesquise muito!

Existem produtos que são desenvolvidos a partir de uma demanda existente e produtos cuja demanda inexiste, mas que podem ser muito bem recebidos quando forem lançados. A demanda pela primeira máquina fotográfica, por exemplo, não existia – até que elas foram lançadas e hoje estão nos celulares de grande parte das pessoas.

Detectar quais produtos funcionam para uma demanda inexistente pode ser muito complicado e não garante o sucesso do seu produto, uma vez que ele pode ser rejeitado. Assim, procure desenvolver produtos a partir de uma demanda latente: as pessoas já possuem um problema que será resolvido pelo produto que você oferecerá. Além dessa estratégia aumentar as suas possibilidades de sucesso, também garantirá uma grande expectativa em torno do seu marketing.

Para você que está nessa etapa de desenvolvimento do produto, recomendamos a leitura deste artigo sobre empreendedorismo e deste sobre mercados de nicho. Vai te ajudar bastante.

Caso você já tenha escolhido seu público ideal – ou queira solucionar problemas de clientes que você já tem -, procure entender quais são as dores dessas pessoas. Quais são as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia? Como você poderia ajudá-los com um produto seu?

Pesquise sua concorrência

A concorrência é um ponto importante a ser avaliado. Se seus concorrentes possuem um produto similar ao que você pretende lançar, observe como você pode se destacar e trazer mais benefícios ao seu público. Além disso, a competição é sempre uma ótima referência para que você avalie o preço ideal.

Faça sua análise SWOT

A análise SWOT (ou análise FOFA) é a sua melhor amiga. Com ela, você pode avaliar suas Forças, Oportunidades, Fraquezas ou Ameaças e fazer uma análise crítica do seu cenário. Leve em consideração seu mercado, seus concorrentes e seus diferenciais.  

SWOTPense o preço

Esse é um dos maiores desafios no planejamento de um produto. Preço é, além de uma decisão estratégica, um fator psicológico para seu público. Produtos muito caros podem não vender, mas produtos muito baratos podem passar a noção de má qualidade.

Para definir seu preço de forma mais fácil, pense em custo + mark-up. Seu custo será composto dos gastos em materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de produção. No caso de serviços, o cálculo é o mesmo. Já o mark-up é o cálculo dos gastos administrativos (não inclusos no custo), contando com a margem de lucro que você deseja ter.

Lembrando: sempre leve em consideração os preços que sua concorrência utiliza e a situação econômica da sua audiência em potencial. Preço é uma questão de posicionamento com relação à quanto seu público pode pagar e como ele pensará na sua marca frente à competição.

02. Desenvolva a partir da sua pesquisa

Pesquisou bastante? Montou sua estratégia? Hora de desenvolver seu produto.

Tenha certeza que seu produto possui todos os atributos básicos (aqueles que toda a sua concorrência tem) antes de focar nos diferenciais. Teste, teste, teste. Tenha certeza que seu produto tem toda a qualidade que você deseja antes de lançá-lo.

Isso é um processo básico de criação de negócios que você pode conferir de forma completa aqui neste material. Acesse gratuitamente!

Como fazer o plano de negócios para o lançamento de produto

Dê vida ao seu produto

Identidade visual e marca são partes essenciais do seu produto. Como você quer que seu produto seja visto? Se ele estiver em uma prateleira, por exemplo, como você quer que ele se destaque? O que o nome dele dirá sobre suas características?

Se você já tem uma marca, pense também na forma que essa solução irá se relacionar com seus outros produtos. Afinal, você quer reaproveitar a reputação e confiança que o nome da sua marca traz ao público.

03. Planeje o lançamento de produto desde o começo

Parece simples, né? Bom, é importante prestar atenção nessa etapa. Caso o planejamento não tenha sido bem feito, isso pode comprometer as vendas do produto no futuro. Uma vez que sua pesquisa foi feita, desenvolva sua estratégia com base no que você descobriu e decidiu.

Algumas perguntas que podem nortear seu planejamento:

  • Qual é o público em potencial do seu produto?
  • Quais plataformas de lançamento chamariam mais a atenção desse público?
  • Seu produto teria oscilações de venda dependendo da época do ano?
  • Qual é a melhor época para o seu lançamento?

04. Crie uma estratégia para o lançamento

A partir dessa pesquisa, determine de que forma você irá atrair esse público desejado. Você pode pensar em estratégias de pré-lançamento e lançamento, por exemplo, para chamar a atenção da sua audiência antes mesmo do produto ser lançado.

Não existe fórmula certa. Raciocine com a mente do seu público.

Por exemplo, se sua audiência desejada tem em torno de 40 e 55 anos, um lançamento de produto apenas online não seria tão eficaz, certo? No entanto, para um público pré-adolescente, não promover seu produto na internet seria impensável.

Pré-lançamento

Anteriormente ao lançamento de seu produto, você pode explorar muitas opções. As redes sociais são plataformas extremamente úteis para realizar o pré-lançamento, devido à facilidade do compartilhamento. Além disso, páginas de Facebook, Twitter e Instagram reúnem seguidores, o que garante, em partes, que quem optou por segui-lo receba suas atualizações. Uma boa divulgação online antes do lançamento pode atrair muita atenção para o produto em si, uma vez lançado.

Dica: Caso seu público seja mais engajado na internet, você também pode experimentar criar uma Landing Page. As Landing Pages são páginas únicas, mais sucintas e simples que websites, que podem dar informações mais claras sobre o produto ou apenas atrair para um futuro lançamento. Nelas, você pode coletar e-mails de pessoas interessadas no seu produto, para que você possa notificá-los quando ocorrer o lançamento. Lembre-se: um grande atrativo na internet é a ideia de saber – em primeira mão – a respeito de um acontecimento interessante. Use isso a seu favor! 🙂

05. Agora sim, o lançamento!

Com todo o planejamento esquematizado, ações anteriores ao lançamento de produto e todos os detalhes importantes pensados, é hora de, enfim, lançar seu produto.

Em seu lançamento de produto, não se concentre em apresentar novas features ou re-engenharia de produto. Mostre os passos para resolver o problema do seu cliente. Para um cliente em potencial, é importante que você demonstre compreender a atual situação dele e que não quer apenas fazer uma propaganda do seu produto.

O Google, por exemplo, não lança recursos, mas mostra os passos de como organizar as informações do mundo. O ponto é precisamente esse: não venda a qualidade da câmera, mas sim as imagens incríveis que o usuário pode tirar. Esse ponto de vista é válido para qualquer produto que você deseja promover. Enquanto um objeto ou serviço não dizem nada por si só, suas possibilidades de uso e vantagens são o que atrairão o público ideal.

Falando em público, existem dois tipos de divulgação que podem auxiliar sua estratégia:

Divulgação para clientes internos

Se você já tem clientes fiéis à sua marca ou ao seu nome, por que não promover seu novo produto para eles também? A divulgação para a sua base de clientes é uma boa vantagem, mas pense seu posicionamento de forma estratégica.

Se seu produto encaixar perfeitamente na persona dos seus clientes, vale lembrá-los da utilidade desse seu novo produto, principalmente junto aos outros da sua marca. Caso seu produto seja muito distinto das personas que você já possui, faça uma rápida demonstração do que sua marca tem a oferecer agora. De qualquer forma, pode ser interessante mostrar suas novidades ao seu público existente, pois eles podem se tornar uma boa fonte de divulgação: a propaganda boca a boca é antiga, mas infalível.

Divulgação para público externo

Claro, você vai querer expandir sua audiência e crescer sua marca. Quais os melhores veículos para isso? Vamos lá:

  • Redes Sociais

Complemente as ações de pré-lançamento e divulgue bem o seu produto nas redes sociais. Seja criativo! Quanto mais simpática for a sua marca na internet, melhor para você. As marcas que mais fazem sucesso online são as que têm personalidade e interagem bem com o público.

Como já mencionamos antes, é sempre bom ter seguidores que se identificam com a sua marca. Mesmo que eles não adquiram seus produtos a princípio, sua divulgação se torna mais sólida e você pode relembrá-los de que sua marca existe. É fácil esquecer de um nome que você viu uma ou outra vez, mas um nome constante se torna memorável.

Dica: Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn possuem ads – você pode pagar para divulgação de um post ou uma página, de acordo com quanto você pode investir. Pode ser uma oportunidade muito boa pela opção de segmentar audiências por idade, gênero, interesses e localidades, para que você atinja exatamente o público que deseja!

  • Anúncios impressos

Você pode anunciar em revistas e jornais locais ou de audiência mais ampla, de acordo com o que preferir. Para determinar se é um bom investimento, analise sua pesquisa de público atentamente.

Se seu público é residente de São Paulo e lê jornais avidamente, por exemplo, por quê não anunciar na Folha de São Paulo?

  • Ações

A criatividade também vale muito aqui. Chame a atenção engajando seus potenciais consumidores, convidando-os a testar, avaliar, opinar e/ou compartilhar.

  • Influenciadores

Principalmente após a explosão de youtubers e especialistas na internet, as pessoas em geral tendem a procurar a opinião de influenciadores para tomar decisões de compra. Convidar uma personalidade com muitos seguidores ao seu lançamento e fornecer amostras grátis, por exemplo, pode ser uma boa opção.

  • Eventos

Seja um evento físico, uma apresentação em pontos de venda ou um live streaming, considere criar um evento para divulgar o lançamento do seu produto. Eventos podem agregar valor ao seu produto e à sua marca.

Você pode entender mais a fundo sobre como divulgar seus produtos acessando o nosso Guia para promoção e divulgação de conteúdos, produtos e marcas. Clique aqui.

Guia completo de divulgação para lançamento de produto

06. E depois do lançamento?

Lançou seu produto? Ótimo!

Após o lançamento, algumas coisas ainda merecem sua atenção. E não se desespere: mesmo se não tiver alcançado os resultados que gostaria, ainda há outras formas de garantir que seu produto seja um sucesso de vendas.

Colha feedbacks a todo momento. O que as pessoas acharam do seu produto? Como você pode melhorá-lo com o tempo?

À medida em que seu produto for atualizado e alterado, você pode fazer novas ações de divulgação para promover as novas vantagens. Se seu produto foi totalmente atualizado – versão 2.0 -, vale um re-lançamento bacana! 


Essas são as nossas dicas para que o lançamento do seu produto seja um sucesso! Você tem mais alguma sugestão ou trabalha com alguma outra técnica? Conta pra gente 🙂

Ah, e se quiser mais uma ajudinha, confira o nosso whitepaper sobre como fazer um lançamento de seu produto com alto impacto usando live streaming!

Guia para lançamento de produto na internet

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários