• Blog
  • >
  • Insights
  • Landing page: o que é e como ela pode ser fundamental em uma estratégia de lançamento

Landing page: o que é e como ela pode ser fundamental em uma estratégia de lançamento

Se você está prestes a lançar o seu negócio digital e está preparando tudo para criar a melhor estratégia de lançamento possível, não pode deixar de construir uma landing page! Uma landing page de qualidade pode ser o diferencial da sua estratégia de lançamento, gerando mais leads e, consequentemente, mais conversão para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como uma landing page pode ajudar a bombar o lançamento do seu produto na internet? A gente te conta!  

Afinal, o que é uma Landing Page?

Uma landing page é uma página na internet que é construída pensando na conversão do visitante, ou seja, fazer com que um visitante se torne uma oportunidade de negócio. Isso quer dizer que todos os elementos da página estarão estrategicamente posicionados para incentivar o visitante a virar um lead ou realizar uma compra.

Apesar de, para o público geral, as landing pages serem muito parecidas com a página de um site comum, esse tipo de página possui menos elementos e links do que um site normal, pois a sua função é uma só: gerar conversão.

Como a ideia central de uma landing page é gerar conversão, todos os elementos devem girar em torno desse objetivo. É por isso que, durante a criação de uma landing page, não se deve colocar muitos CTAs e assuntos diferentes, assim você evita de confundir quem está visitando a página.

Deixando a informação o mais simples e clara possível, a chance de que esses visitantes entendam o que sua empresa oferece e saibam como contratar seu serviço ou comprar seus produtos é muito maior.

Como faço para criar uma landing page?

Durante a criação de uma landing page é possível escolher entre o caminho mais complexo ou simplificar o processo. Isso quer dizer que você pode envolver designers e programadores para criar a sua landing, percorrendo um caminho mais longo até que a página esteja no ar, ou optar por ferramentas que simplificam e facilitam a criação da sua landing page. Nossa dica é que você escolha a segunda opção!

Atualmente existem diversas ferramentas no mercado que te ajudam a criar uma landing page com aspeto profissional, focada em conversão. Usar essas ferramentas te ajudará a ser mais produtivo e poupar o seu tempo ou o tempo do seu time. Além do mais, esse tipo de ferramenta permite que você faça mudanças rápidas na página ou rode testes A/B para melhorar a conversão dentro da landing page.

Quais elementos a minha landing page deve conter?

Os elementos da sua landing page podem variar de acordo com o seu objetivo final, mas uma dica para criar uma landing sem erros é apostar em 4 elementos principais. Confira-os a seguir:

1. Escreva o título e o subtítulo de forma clara

O título e o subtítulo da sua página serão as primeiras coisas que o visitante verá, por isso eles devem prender a atenção do público e serem capaz de passar a mensagem da landing ali mesmo.

Desta forma, na hora de criar o título e o subtítulo da landing page que divulgará o lançamento do seu negócio digital, deixe claro o que você está oferecendo. O ato de fornecer uma mensagem clara logo no topo da página pode resultar em três atitudes diferentes:

  • O visitante que chegou à página lerá o título e o subtítulo e, por causa disso, terá interesse em ler o restante da landing page.
  • O visitante já entenderá o objetivo da landing page só de ler o título e subtítulo e, ao se interessar pelo produto que você está lançando, já clicará no botão de call to action, mesmo sem ler o restante da página.
  • O visitante que caiu em sua página por engano verá logo de cara que o conteúdo não lhe interessa e assim você não terá um lead desqualificado em sua base.

2. Use uma imagem que seja capaz de passar a mensagem desejada

Você deve escolher uma imagem que represente o seu negócio. Nada de imagens genéricas e batidas! Algumas já foram bastante difundidas na internet e o seu público pode ter a impressão de que já a viu outras vezes, atrapalhando a conversão.

Hoje, há diversos bancos gratuitos na internet, como o Pexels e o Pixabay, que possuem imagens de alta qualidade e que, com os termos de busca corretos (uma dica para acertar nos resultados é fazer a busca pelas imagens em inglês) podem ser capazes de refletir a alma do seu negócio e te ajudar na conversão.

Use ilustrações relacionadas com aquilo que você está oferecendo. No caso de negócios digitais que oferecem cursos online, por exemplo, você pode usar figuras que representem parte do material que será oferecido no curso, gerando credibilidade.

3. Descreva com detalhes o seu produto ou serviço

Após ler o título e o subtítulo da sua landing page, o visitante pode se interessar pelo que você está oferecendo e buscar mais informações sobre o assunto. Desta forma, você deve descrever o seu produto ou serviço mais detalhadamente e em mais palavras, de forma a mostrar os benefícios que você tem a oferecer e assim cativar o seu potencial cliente.

Algumas dicas para redigir uma boa descrição são:

  • Criar uma categoria de “Perguntas e Respostas” para sanar as possíveis dúvidas do seu público;
  • Destacar as informações principais. Uma boa ideia nestes casos é usar a fonte em negrito;
  • Usar bullet points para evidenciar informações curtas e relevantes.

4. Crie um formulário para capturar leads

Por fim, o formulário dentro da sua landing page é o espaço para que haja a captura do lead e a conversão.

Quanto menos informações o visitante precisar preencher no formulário, mais serão as chances de conversão, por isso, lembre-se de pedir apenas as informações necessárias. Mas também não se limite! Peça aquilo que for necessário para trabalhar futuramente com o lead e, assim, conseguir convertê-lo mais facilmente.

Conclusão

Se você seguiu as nossas dicas, a sua landing page já está quase pronta e o seu novo produto digital está prestes a ser lançado! Mas, antes de finalizar o trabalho com a landing apenas com os passos que apresentamos aqui, saiba que você pode ir além.

Para que sua landing page tenha ainda mais assertividade, procure apostar em técnicas que utilizam de gatilhos mentais para convencer o público de adquirir o seu serviço. Nós já falamos sobre gatilhos mentais neste artigo, vale a pena conferir o material para aprender a gerar senso de urgência e de necessidade nas pessoas que visitarão a sua landing page.

Depois disso é hora de partir para divulgação. Há várias maneiras de divulgar a sua landing e você pode fazer um mix delas em sua estratégia de lançamento:

  • Divulgue em suas redes sociais, fazendo posts no Facebook, publicações no feed do Instagram ou no Stories, além de usar o LinkedIn para anunciar o seu novo projeto.
  • Divulgue em seu próprio site ou blog, caso possua um.
  • Envie um e-mail marketing anunciando a novidade, caso você possua uma base qualificada para isso.
  • Use a estratégia de comarketing para fazer parcerias com outros produtores de conteúdo que tenham um público parecido com o seu.
  • Separe um orçamento para investir em anúncios online.
  • Trabalhe o SEO da sua landing page otimizando-a para que ela seja encontrada pelos mecanismos de busca.

Pronto, está na hora de colocar a sua landing page online! Caso este seja o seu primeiro negócio digital, vale a pena aproveitar para conferir o nosso material sobre investimento inicial. Ele vai te ajudar a saber de quanto você precisará para começar um negócio na internet. Confira!


E aí, entendeu a importância de uma landing page otimizada, simples e objetiva para o seu negócio? Para ter sucesso não só na landing page, mas em todos os passos do seu negócio digital, você pode conferir nesse material dicas para planejamento e divulgação de empreendimentos na internet!

como planejar seu negocio digital e iniciar sua landing page
Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários