LNT: qual a importância do levantamento de necessidades de treinamento e como fazê-lo da melhor forma.

Você já ouviu falar na sigla LNT? LNT significa levantamento de necessidades de treinamento e identifica o nível das habilidades de determinado profissional verificando se seu conhecimento se encaixa nas necessidades que determinada posição dentro da empresa exige. 

Mas por que uma análise LNT é necessária e como ajudar os profissionais da sua organização a se desenvolverem profissionalmente? Vamos responder essas e outras dúvidas neste artigo. Vem com a gente? 

O que é LNT? 

Como você já pode observar no início deste texto, LNT é a sigla para levantamento de necessidades de treinamento. Com o LNT é possível averiguar se os profissionais da sua empresa possuem as capacitações e habilidades necessárias para executar as funções dos cargos que eles ocupam. Desta forma é possível fazer uma análise do conhecimento que os profissionais de determinadas áreas possuem e, por conseguinte, determinar o seu nível de competência. 

Para que o LNT seja feito é preciso observar a diferença entre as habilidades que são exigidas para determinado cargo e quais são as atuais habilidades do funcionário que ocupa aquela função. 

Com um mercado cada vez mais competitivo, independente da área de atuação da sua empresa, ter funcionários capacitados é essencial. Porém, em muitos casos é difícil investir em cursos e capacitações para todos os colaboradores, por isso o LNT é importante. Então, em vez de presumir que todos os funcionários precisam de treinamento, é possível, por meio do LNT, identificar as principais lacunas de conhecimento e investir no treinamento de maneira a seguir uma priorização. 

Quando o LNT deve ser aplicado? 

Não existe um momento certo para que o LNT seja feito, mas fazer um levantamento periodicamente é importante para que as empresas entendam se mudanças no nível de conhecimento e habilidades do seu quadro de funcionários estão acontecendo. 

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito a qualquer momento, mas as situações mais comuns são: 

  • Logo após a contratação: dessa forma é possível medir o nível do funcionários assim que ele entra para assumir determinado cargo e decidir se será necessário que ele passe por treinamentos específicos a fim de adquirir habilidades essenciais para a função. 
  • Ao fazer uma revisão de desempenho: desta forma é possível analisar se o profissional desenvolveu novas habilidades e ampliou os seus conhecimentos. O crescimento nessas áreas é extremamente necessário para que a empresa também cresça. 
  • Para criar planos de desenvolvimento de carreira: Assim a empresa será capaz de ter noção de qual é o caminho ideal que um funcionário deve seguir para estar apto a ocupar posições cada vez mais importantes. 
  • Quando é necessário modificar a quantidade de profissionais no quadro de funcionários da empresa: em momentos nos quais uma redução de funcionários se faz necessária, é preciso repensar nas habilidades que os trabalhadores restantes precisarão ter para um bom funcionamento da empresa. 

Como realizar o LNT? 

Agora que você conhece mais sobre LNT, chegou a hora de aprender como executar na prática. Abaixo nós listamos algumas etapas essenciais que vão servir de auxílio no momento de realizar um bom levantamento das necessidades de treinamento. Conheça: 

1. Identifique as necessidades do negócio.

A primeira etapa para começar um treinamento bem sucedido é identificar quais são as necessidades do seu negócio. Quais são os pontos fracos nos quais a sua empresa deve ficar de olho e trabalhar para saná-los? Comece respondendo corretamente a esta pergunta e o seu caminho se tornará mais simples de ser seguido e com mais chance de sucesso. 

Desta forma, uma análise das principais carências da organização ajudará a direcionar os esforços nas áreas de treinamento mais essenciais, com isso os colaboradores serão melhor direcionados ao aprendizado de questões em acordo com os objetivos da organização. 

Além de um melhor direcionamento do aprendizado, outra vantagem em uma análise inicial de necessidades é a capacidade de economizar no orçamento, evitando um investimento incorreto que acabará por exigir novos investimentos, gerando mais gastos. 

Para que a análise de carências seja bem executada é preciso conhecer bem as metas da empresa e as prioridades dentro dos departamentos. Com este conhecimento, será possível identificar as áreas de treinamento que mais contribuirão para a evolução da organização naquele momento. 

2. Faça uma análise da realidade vs o esperado 

Nesta etapa é preciso fazer uma avaliação geral do atual estado das habilidades de seus profissionais. Comece respondendo como é o desempenho dos profissionais responsáveis por determinadas áreas dentro da organização. Pense também em quais habilidades eles possuem e quais estão sendo utilizadas no dia a dia. 

Depois de ter em mãos uma visão da situação atual de seu quadro de funcionários, chegou a hora de comparar com o nível que é desejado pela organização. A visão da diferença existente entre a situação atual e a situação desejada é importante para ser capaz de diagnosticar o GAP que precisa ser coberto. 

Para conseguir realizar a identificação da diferença que precisa ser quitada, é possível recorrer a diversas opções, algumas delas são: 

  • Procure por relatórios e registros que mostrem dos progressos e falhas dos colaboradores, como avaliações de desempenho, registros do que é produzido, entrevistas, etc. 
  • Faça entrevistas individuais e procure estar aberto para receber feedbacks dos funcionários. 
  • Realize grupos focais com departamentos que possuem necessidades de treinamento parecidas. 
  • Faça pesquisas e questionários que podem ser anônimas ou não, dependendo do objetivo. 

3. Avalie todas as opções de treinamento.

Depois das primeiras etapas do LNT, chegou a hora de procurar por opções de treinamentos. Neste momento é importante ter em mãos as principais necessidades, pois assim será possível encontrar os treinamentos mais capazes de suprir essas necessidades. 

Além disso é importante analisar outros pontos como: 

  • A capacidade que determinado treinamento terá de suprir as necessidades da organização;
  • O custo que os treinamentos terão em relação à sua capacidade de resolução – em qual treinamento é mais vantajoso financeiramente investir? 
  • Qual o tempo que será necessário gastar em determinado treinamento e se é possível oferecer os treinamentos à distância. 

Por fim, após a seleção das melhores opções de treinamento, elabore um relatório com as principais recomendações e os planos de treinamento levando em conta todas as questões levantadas acima. 


Neste artigo foi possível compreender como o LNT é uma importante etapa do planejamento de treinamentos. Além disso também foi possível aprender algumas dicas para fazer com que o levantamento de necessidades de treinamento seja bem executado. 

Através do LNT é possível compreender as principais necessidades da sua organização, estabelecer prioridades e trabalhar para que essas necessidades sejam supridas. Com isso, a possibilidade de uma empresa cada vez mais desenvolvida se torna uma realidade!

Para impulsionar os resultados dos seus treinamentos, confira esse material que mostra a importância dos vídeos online para esse processo. Confira:

vantagens do treinamento corporativo
Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários