Como o Marketing Digital pode fazer sua empresa vender mais

Investir em Marketing Digital pode ser uma das formas mais eficientes de fazer a internet trabalhar para gerar mais lucros para sua empresa.

Marketing Digital - Imagem topo

Artigo produzido por André Siqueira co-fundador e Head de Marketing da Resultados Digitais.

Ao buscar ferramentas e alternativas para melhorar sua performance de vendas, você certamente deve ter pensado que investir em Marketing Digital seria uma boa ideia. Afinal, hoje em dia quase todas as decisões de compra passam por uma pesquisa prévia na internet. Você mesmo, provavelmente, faz isso o tempo todo, certo?

Entretanto, embora saiba que essa pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar os resultados da sua empresa, você não sabe por onde começar e nem como o Marketing Digital pode ajudá-lo exatamente. Provavelmente já pensou várias vezes em investir mais em comunicação online, mas sempre deixou para executar depois.

Antes de tudo saiba que, se você não investe em Marketing Digital, sua empresa está perdendo não só dinheiro, mas também inúmeras oportunidades de crescimento. Talvez você já tenha se perguntado se isso é realmente o que o seu negócio precisa para não ser engolido pela concorrência, e é por isso que vamos mostrar aqui como o Marketing Digital vai ajudar a ter resultados impactantes, mesmo se a sua empresa for pequena —  e independentemente da crise.

1. Você pode começar com baixo investimento

Uma das maiores vantagens de investir na presença online é que a sua empresa pode começar mesmo com um baixo orçamento e o retorno pode ser altíssimo.

As estratégias online são sempre mais baratas quando comparadas a veículos tradicionais (mídia impressa, rádio e TV, por exemplo), e se você realmente investir em boas estratégias o retorno sobre o investimento (ROI) será bem positivo.

Claro, se você é novo nisso pode sentir aquele medo de investir em uma área que não conhece muito bem e não ter um bom resultado rápido. O ideal é conhecer um pouco mais a respeito de links patrocinados, como anunciar no Google Adwords ou no Facebook Ads, por exemplo. Quanto mais familiarizado, melhor!

2. Comunicação mais assertiva

Não importa o segmento da sua empresa, o Marketing Digital pode fazer sua marca chegar mais precisamente ao seu público-alvo.

O erro da maior parte dos empresários e administradores é achar que estratégias online estão diretamente ligadas a ter uma fan page no Facebook e um perfil no Instagram. Se o seu cliente estiver lá, sua empresa também deve estar, e isso significa que nem sempre você precisará estar presente nas redes sociais.

Aqui o que conta mesmo é conhecer profundamente o comportamento do consumidor e escolher os canais certos, nos quais você possa oferecer exatamente o tipo de conteúdo que ele procura.

Outra grande vantagem de investir na comunicação digital é que é possível segmentar suas campanhas a partir dos interesses da sua persona, como as buscas que ela faz e os sites que costuma visitar, por exemplo. Isso faz com que você não perca tempo e dinheiro conversando com quem não tem perfil.

Se sua empresa já cria vídeos como estratégia de marketing, pode tirar vantagem dessa opção de segmentação para enviar vídeos direcionados para o público certo.

3. Conteúdos são oportunidades de venda em Marketing Digital

A produção de conteúdo é um dos pilares que sustenta o Marketing Digital e deve ser o principal foco de quem quer usar a internet como uma ferramenta para aumentar as vendas.

E por que o conteúdo é tão importante? Em primeiro lugar porque conteúdos de qualidade são os grandes responsáveis por aumentar a relevância do seu site nos buscadores, principalmente o Google. Isso significa que mais pessoas vão encontrar sua empresa mais facilmente.

A vantagem disso é que essas pessoas que chegam até a sua página pelo Google (ou outros buscadores) estão realmente interessadas no produto/serviço que você tem para oferecer e muito mais propensas a realizarem uma compra.

É bom lembrar-se de que é essencial conhecer, no mínimo, o básico de técnicas de SEO, pois é a otimização de conteúdo que vai ajudá-lo a conquistar um lugar nos disputadíssimos primeiros resultados da busca orgânica.

Quando você entende o que o seu cliente busca e, principalmente, como ele prefere consumir o conteúdo (em texto, imagem ou vídeo), você gera valor, conquista o consumidor, se torna uma autoridade no seu nicho de mercado e ainda cria um ativo para a sua marca. Ou seja, esse conteúdo vai continuar gerando visitas espontâneas para o seu site, mesmo tempos depois de ter sido publicado.

Além disso, o conteúdo tem o poder de engajar a sua audiência, fazendo com que a sua publicação tenha um alcance mais amplo. Isso significa mais tráfego orgânico e, consequentemente, mais vendas.

Essa é uma estratégia tão poderosa que as técnicas que o Inbound Marketing têm sido cada vez mais discutidas e estudadas no mercado brasileiro — e, de fato, se mostrado um excelente potencializador de resultados.

Quando falamos especificamente sobre vídeos, podemos utilizá-los tanto para educar o potencial cliente e prepará-lo para a compra como para relacionamento com a base de clientes. Dicas em vídeo, animações, webinars, treinamentos online e outros formatos audiovisuais são excelentes formatos de conteúdo para gerar valor para sua audiência.

4. Audiência qualificada

Já afirmamos que a comunicação mais assertiva é uma das vantagens do Marketing Digital, e uma das vantagens de comunicar mais precisamente o que o cliente quer ouvir é que isso vai ajudar sua marca a se cercar de pessoas que querem consumir o seu conteúdo e têm grande interesse no seu produto/serviço.

A audiência qualificada vai ajudar você a construir um posicionamento e se tornar uma autoridade. E quando você é relevante o suficiente para ser uma autoridade, sua marca se destaca da concorrência.

Chegar até aí, no entanto, não é do dia para a noite: é preciso manter o seu público interessado no seu conteúdo e engajá-lo cada vez mais. Isso você pode fazer por meio de uma linha editorial bem alinhada com a sua persona e, principalmente, se mantendo presente nos sites e redes sociais que ela costuma frequentar.

É importante, também, manter sua lista de emails sempre atualizada. Não deixe essa lista esfriar. Afinal, essas pessoas pediram para receber novidades e conteúdo sobre a sua empresa e essa é uma excelente oportunidade de gerar valor para vender mais.

5. Mensuração de dados

Se você decide anunciar em um outdoor, por mais atenção que a sua publicidade tenha chamado jamais poderá dizer precisamente quantas pessoas foram impactadas pelo anúncio, muito menos quantas vendas ele gerou.

No Marketing Digital, a história é bem diferente. A capacidade de mensurar dados e medir o alcance das suas campanhas é um dos grandes trunfos que você tem na manga ao investir em mídias digitais, pois isso é o que vai ajudar a mapear a jornada de compra do seu consumidor e ainda fazer testes para corrigir erros no meio de uma campanha.

Nos vídeos, podemos medir, por exemplo, qual o tempo médio de visualização de cada vídeo, a taxa de abandono dos vídeos, quantos cliques os links nos vídeos tiveram, quantos Leads foram gerados a partir desses vídeos e muitos outros dados.

Outra vantagem disso é que, uma vez mapeado o que funciona e descartado o que não teve bom desempenho, você tem em mãos um método de vendas poderosíssimo, replicável e adaptável às suas próximas campanhas.

Saiba Mais

Para se aprofundar um pouco mais nesse assunto, vale a pena também visualizar como tudo isso funciona.

E é por isso que a Resultados Digitais e a SambaTech lançaram o eBook Vídeos no Marketing Digital, um material que mostra como gerar resultados em vendas através dos vídeos, de que forma otimizar um vídeo para gerar mais resultados, o que fazer com os Leads gerados através dos vídeos, quais métricas você deve analisar e muito mais.


RD A Resultados Digitais é uma empresa especializada em Marketing Digital de resultados. Por meio do software RD Station, de uma metodologia própria e serviços de consultoria, ajudamos nossos clientes a gerar mais resultados em tráfego, geração de Leads e vendas para seus negócios, além de construir um sólido ativo de Marketing Digital.


Vídeos no Marketing Digital

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários