Marketing Esportivo: o que é e como sua empresa ou clube pode se beneficiar dele.

Com o passar do tempo, o Marketing Esportivo tem se mostrado uma modalidade de marketing cada vez mais promissora, capaz de ser eficiente na hora de gerar oportunidades de atuação, além de ser algo lucrativo no mundo dos negócios. Eventos grandes como a Copa do Mundo investem muito no marketing esportivo para se posicionarem no mercado e, além disso, encantarem audiências ao redor do mundo

Muitas pessoas comuns e até alguns profissionais de marketing digital, acreditam que o Marketing Esportivo só funciona em determinados segmentos de mercado. Mas não se engane! O marketing esportivo pode se mostrar uma ótima ferramenta para marcas e negócios que buscam diferentes formas de criar uma estratégia de marketing concreta e efetiva.

Quer conhecer mais sobre o mundo do Marketing Esportivo e aprender como esse tipo de ferramenta pode ser utilizada para o seu modelo de negócio? Vem com a gente que te mostramos isso tudo!

O que Marketing Esportivo?

O Marketing Esportivo funciona como um segmento do marketing. O marketing tem em si a capacidade de enxergar demandas em mercados determinados, de forma a conseguir produzir lucro por meio da geração de necessidades em grupos de consumidores. Isso acontece pois ferramentas de marketing são usadas para promover serviços ou produtos de forma a fazer com que estes sejam demandados pelo público consumidor.

Como uma das partes de uma estratégia global de marketing, o Marketing Esportivo surge para gerar oportunidades de negócios no segmento de esportes. Sendo assim, essa poderosa ferramenta usa aspectos esportivos dentro das estratégias de marketing.

Com isso, é possível pensar que o Marketing Esportivo é responsável por pensar, idealizar, criar e executar ações através de recursos do marketing que são aplicados ao mundo dos esportes e a tudo aquilo que se relaciona com esse mundo, como os atletas de times diversos (futebol, basquete, vôlei, corrida, etc.), marcas, clubes, times e equipamentos.

Por que usar o Marketing Esportivo?

Uma grande vantagem do Marketing Esportivo é conseguir criar ações de marketing explorando o entusiasmo dos torcedores por determinados esportes, times, eventos esportivos ou até mesmo por certo atleta. Essa ferramenta utiliza-se do sentimento que o esporte envolve para criar estratégias capazes de entusiasmar ainda mais o público alvo.

Quando bem elaborado e aplicado, o Marketing Esportivo gera grandes fontes de receita, com ROI extremamente positivo. E temos um grande caso para exemplificar isso!

Super Bowl

Este exemplo se destaca pela quantidade de dinheiro que movimenta, além do público que atrai anualmente.

Mesmo que você não seja fã de esportes, já deve ter ouvido falar do Super Bowl. O evento marca a final da temporada da liga de futebol americano (NFL) dos Estados Unidos e é o centro da atenção de todo o mundo por algumas horas do dia.

Quem acompanha futebol americano assiste o Super Bowl para torcer pelo seu time favorito. Quem ama música, assiste o Super Bowl para ver as performances cheias de pirotecnias encabeçadas por cantores renomados, como Michael Jackson, Lady Gaga e Beyoncé, durante o famoso show de intervalo do evento.

Já os publicitários e marketeiros, aguardam ansiosamente o Super Bowl para conhecer os comerciais milionários que serão exibidos. Há sempre uma tensão no ar para ver qual será o comercial mais criativo. Esses comerciais podem ser tão caros que, o valor de um comercial de TV durante a final do Super Bowl de 2016 chegou a custar 650 mil dólares por segundo de exibição!

Mas o Marketing Esportivo dentro do Super Bowl não se limita apenas aos comerciais de TV no dia do evento, ações diversas começam a ser feitas pelas marcas semanas antes da final.

Engana-se quem pensa que apenas marcas de esporte anunciam seus produtos durante a final da NFL. Apesar dos espectadores do Super Bowl serem, em sua maioria, fãs de esporte, o público é muito plural, com vasta faixa etária, gênero, classe social e interesses, o que permite que diferentes marcas de diferentes nichos possam anunciar os seus produtos.

Como utilizar o Marketing Esportivo?

Se você chegou até aqui, já foi possível compreender que o marketing aplicado ao setor esportivo, desde que feito estrategicamente e com qualidade, pode gerar resultados bastante positivos.

Caso seja o seu desejo se aventurar nessa modalidade do marketing, lembre-se que criar produtos ou serviços específicos para o nicho esportivo, ou divulgar a imagem de atletas, clubes e times não funciona de forma isolada. É preciso que haja sustentação!

A sustentação se dá com o Marketing Esportivo entrando em cena para fazer a conexão entre a paixão que os aficionados por esporte mantém no peito, com o entretenimento que o esporte gera e a capacidade das marcas de gerarem faturamento ao fazer essa conexão.

Com isso, as empresas que optam por promover o vínculo do esporte com os consumidores, devem se lembrar de serem parceiras dos times, atletas e clubes, de forma ativa e verdadeira, e não somente aproveitar-se de uma campanha específica para gerar lucro. Agir assim gera mais veracidade para o público que acompanha o seu atleta ou time favorito, produzindo um sentimento de pertencimento aos consumidores.

Quer aplicar o Marketing Esportivo ao seu negócio? Torne-se parte da vida dos consumidores para que você seja lembrado de uma maneira positiva!

Conclusão

Com o passar do tempo as competições esportivas foram se tornando uma indústria milionária, capaz de promover grandes eventos, licenciar produtos, patrocinar times, patrocinar atletas, além de promover diversas outras maneiras de monetizar o esporte.

O Marketing Esportivo acompanha esse processo ao utilizar-se dos conteúdos produzidos pelo esporte para gerar produtos e serviços que vão impactar de forma positiva o público que acompanha as competições esportivas, os seus clubes de coração ou os seus atletas favoritos.

Durante o artigo, foi possível visualizar que quando bem executado (vide o grandioso caso do Super Bowl) o Marketing Esportivo consegue cumprir de forma brilhante o seu objetivo de gerar vendas e lucro, ao mesmo tempo que garante entretenimento e emoção para o público.

Lembre-se que, na hora de elaborar as suas estratégias de marketing, o Marketing Esportivo pode ser um bom aliado, mas ele não é o único! Tenha em mente que é possível usar o Marketing Esportivo como uma das formas de promover o seu negócio, mas você também pode usar de outras formas para criar uma estratégia redonda, que seja capaz de impactar o seu público de diversas maneiras.

Agora que você já sabe tudo sobre Marketing Esportivo, que tal descobrir um pouco mais sobre essas outras possibilidades de estratégia de marketing? Para começar, indicamos que você veja o conteúdo que preparamos sobre Gatilhos Mentais, ele vai te ajudar a entender as melhores formas de usar as estratégias de gatilhos para melhorar o seu plano de marketing.


Quer conhecer outros cases de sucesso do marketing esportivo? Confira esse e-book completo que pode te inspirar a investir nesse mercado:

marketing esportivo
Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários