Como medir o sucesso da sua campanha de disparo de email marketing?

Como medir o sucesso da sua campanha de disparo de email marketing?

Os números, quando usados apropriada e objetivamente, dão sustento a teorias e explicam o mundo. Providenciam evidências de determinada realidade, confirmam o desenvolvimento ou regressão de determinado fenômeno. Ao contrário das palavras, são dotados de uma frieza incorruptível, e podem mesmo ir contra a crença popular e provar o improvável. 

Também o disparo de email marketing é regido por métricas que medem o sucesso de uma campanha. Afinal de contas, só os números podem conferir um norte à sua empresa, confirmar se está a caminhar ou não pelo lado certo. 

Um bom aplicativo profissional deve ser capaz de gerar relatórios que lhe permitem analisar o curso da sua campanha, de se certificar que as suas escolhas foram as mais corretas. Quanto mais cedo se der conta daquilo que está a falhar, mais rapidamente poderá fazer a emenda necessária e otimizar os seus resultados. 

As métricas mais importantes no disparo de email marketing.

Existem certos indicadores que têm uma relevância notória na análise do sucesso de uma campanha. Contam-se entre estes: 

  • A taxa de abertura. Indica o número de pessoas que abriu o seu email. Uma das melhores formas de otimizar este indicador passa pela redação de um assunto atrativo que convença os destinatários a explorar o seu conteúdo.
  • A taxa de cliques. Refere-se ao número de pessoas que clicou no link inserido no seu email. Há vários fatores a ter em conta se pretende obter bons resultados neste indicador. Um deles é a “credibilidade” do email e do remetente. Numa altura em que o alerta contra o phishing e outras formas de cybercrime se tornou constante, importa mais do que nunca cuidar da sua e-reputação. Personalize os seus links e conteúdo, de forma a inspirar confiança no destinatário do seu email.  
  • A taxa de reatividade. Permite verificar a proporção entre o número de cliques e o número total de aberturas do seu email. Um indicador valiosíssimo ultimamente, revela ser muito pertinente na análise da qualidade da sua campanha no seu todo: escrita do conteúdo, design e layout, etc.
  • A taxa de cancelamento. Mostra a percentagem de leitores que cancelaram a subscrição dos seus emails. Tal circunstância pode derivar de vários fatores, como o envio excessivo ou escasso de emails, ou mesmo a falta de interesse no seu conteúdo. Se atingir números muito altos, pode mesmo afetar a sua reputação enquanto remetente de disparo de email marketing. 

Funcionalidades que lhe permitem otimizar os seus resultados.

Um aplicativo profissional deve vir equipado com ferramentas que tornem possível a otimização destes dados estatísticos. Afinal de contas, se está a investir numa campanha, certamente estará interessado em melhorar o seu ROI (que é de 4400% no caso do email marketing). O recurso a uma funcionalidade como o Heatmap permite-lhe analisar uma questão exaustivamente, até ao mais ínfimo detalhe: saber com exatidão qual o texto, botão ou imagem que geraram mais cliques e, por consequência, que levaram a mais vendas.

Quanto mais informações obtiver sobre o impacto de cada elemento de um email sobre o leitor, melhor. Afinal de contas, é através da análise de casos individuais que se torna possível aperfeiçoar os mais pequenos detalhes numa campanha de disparo de email marketing. A ferramenta ideal permite-lhe identificar quais os contatos que mais clicam e abrem e, com a aplicação da segmentação e filtragem comportamental, você tem maiores probabilidades de aumentar a sua taxa de conversão. 

Existem ainda aplicativos, como Mailify, que chegam inclusive a indicar o tempo gasto por cada contato a ler o seu email, bem como o número de partilhas que você obteve nas redes sociais. 

Artigo produzido por Duarte Queiros, content manager junior na Mailify.

Por: Autor Convidado

Eu sou um autor parceiro da Samba Tech :)

Contribua com este post nos comentários