Merchandising: o que é, quais os tipos e como aplicar em seu negócio.

Se você se interessa por marketing ou se está inserido no mundo dos negócios e do empreendedorismo, já deve ter ouvido falar em merchandising

Merchandising é uma técnica bastante efetiva na hora de impulsionar as vendas de uma empresa, mas muitas pessoas ainda não conhecem bem sobre o tema e não sabem como usar a ferramenta a seu favor. 

Este artigo vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Vamos te ensinar o que é merchandising além de te dar dicas de estratégias de merchandising para alavancar o seu negócio. 

O que é merchandising? 

Apesar da difícil pronúncia, merchandising possui um fácil significado: merchandising nada mais é do que uma técnica de planejamento e promoção de um produto para impulsionar sua venda. 

No final das contas, o objetivo com as técnicas de merchandising é fazer com que um produto que está disponível no mercado tenha maior giro. Com o merchandising é possível atrair os consumidores para o ponto de venda e fazê-los sentir desejo ou necessidade de adquirir o produto oferecido.

Para uma melhor estratégia de merchandising é preciso conhecer o comportamento dos seus consumidores. Uma vez que, se a sua empresa é capaz de saber as dores e os anseios do seu público, será mais fácil oferecer ofertas segmentadas e que atendam exatamente ao que determinado cliente procura.

Como criar uma estratégia de merchandising eficaz?  

Cada empresa comercializa um tipo produto ou de serviço, por isso as estratégias mais eficazes podem ser diferentes para cada modelo de negócio. Porém, independente da mercadoria que você oferece ao seu consumidor, algumas técnicas básicas de merchandising podem ser aplicadas ao seu negócio.

Por serem de uma categoria mais básica, a maioria das empresas deve se beneficiar dessas técnicas. Lembre-se que por básicas não significa que as técnicas são inferiores, pelo contrário, são básicas pois são indispensáveis, necessárias para começar as estratégias de merchandising que podem ser diversificadas em um futuro, de uma maneira mais complexa e com a finalidade de se destacar da concorrência. 

Veja abaixo algumas dessas técnicas: 

1. Defina o seu público.

Esta é parte fundamental para qualquer negócio, é preciso saber quem é o seu público!

Você quer vender mais? Quer criar produtos indispensáveis para o consumidor? Quer que sua marca tenha clientes tão apaixonados que se tornem defensores do seu negócio? Então conheça o seu público. 

Quando o assunto é merchandising o conhecimento do público precisa ser ampliado para ter informações de padrão de consumo, hábitos de compra e comportamento dos consumidores. 

2. Faça ações segmentadas.

A partir do momento que você possui conhecimento sobre o seu público, você será capaz de criar ações segmentadas que serão realmente úteis para o seu consumidor. Oferecendo algo útil e segmentado, as chances de conversão aumentam! 

Por tanto, use os dados dos seus clientes para entender os seus desejos e necessidades. Sabendo qual é a necessidade de um cliente específico, ofereça um produto ou serviço dentro do seu portfólio que seja capaz de suprir aquela necessidade.

3. Crie metas e seja capaz de mensurá-las.

Assim que uma nova estratégia de merchandising for criada, elabore metas em cima dessa estratégia. 

Após delimitar metas e um prazo para cumpri-las, lembre-se de mensurá-las constantemente, pois só assim você será capaz de verificar se a estratégia está sendo bem executada. Além disso, ao mensurar os resultados, caso você perceba que a estratégia não é mais relevante para o seu negócio, conseguirá revê-la e modificá-la a tempo, evitando alocar esforços e gastos em algo que não será produtivo. 

Na análise de resultados, ferramentas como web analytics são essenciais para entender se as metas estão sendo atingidas e o que você pode fazer para melhorar suas ações.

4. Tenha um calendário promocional.

Uma das melhores formas para atração de novos clientes é utilizando-se de promoções. Tendo isso em vista, aproveite para criar um calendário anual planejando algumas campanhas promocionais, principalmente em épocas do ano que fomentam o comércio, como Natal, Dia das Mães, Black Friday, Páscoa, etc. 

Lembre-se de escolher as datas que tenham a ver com o produto ou serviço que a sua empresa oferece para que a ação não pareça forçada demais, ela deve ter a ver com a área na qual o seu negócio está inserido. 

5. Elabore uma identidade para o seu negócio.

O primeiro passo para se destacar perante a concorrência é ser reconhecido. E para ser reconhecido você precisa de uma identidade bem definida para a sua marca. 

É através da sua identidade visual que os consumidores vão te reconhecer perante a multidão e uma boa identidade fica na cabeça dos clientes por um longo tempo. Ter uma marca que é conhecida pode ser o seu diferencial para que o seu produto seja o escolhido no momento de compra. 

6. Aposte naquilo que for mais importante.

É muito comum que uma empresa ofereça mais de um produto, serviço ou até mesmo mais de uma vertical de negócio. Em todos estes casos é importante analisar qual é o destaque no meio de tantas ofertas. 

Ou seja, pense em qual produto chama mais atenção do consumidor. Qual é o serviço que é mais requisitado? Qual o produto que geralmente é mais comprado por impulso? Qual é a mercadoria que tem maior giro? Qual o produto com melhor custo-benefício?

Identifique o destaque no seu portfólio de produtos e coloque-o em maior evidência, realçando no meio da multidão, afinal de contas você precisa chamar a atenção do seu consumidor o quanto antes e pode ter apenas uma chance para isso! 

Melhorando ainda mais as estratégias de merchandising.

Agora que você já conhece algumas estratégias de merchandising que podem ser utilizadas para impulsionar o seu negócio, já está na hora de começar a implementar algumas delas e ir descobrindo aquelas que mais têm a ver com o seu negócio e as que mais trarão resultado positivo. 

Na hora de aplicar qualquer uma dessas, ou quem sabe outras novas estratégias, algumas práticas podem te ajudar a impulsionar as suas estratégias: 

  • Seja inovador. Novidades se destacam na multidão. 
  • Use a tecnologia a seu favor. Ofereça soluções que facilitam a vida do usuário.
  • Aposte no autosserviço. Rapidez é primordial em um mundo tão corrido. 

Lembre-se que as suas estratégias de merchandising podem ir melhorando com o tempo, desde que você se empenhe, faça testes, coloque metas e vá metrificando todos os resultados. Assim, você conseguirá entender, com o tempo, o que realmente funciona e faz o seu negócio crescer de forma saudável.

Para melhorar ainda mais sua estratégia de merchandising, você pode baixar esse template para fazer um excelente plano de marketing digital. Assim, você deixa sua estratégia bem estruturada e consegue resultados incríveis!

template editável para plano de marketing digital
Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários