Microlearning: entenda o que é microlearning e como utilizá-lo para potencializar o aprendizado.

A maioria das empresas já sabe a importância que os treinamentos têm no desenvolvimento dos profissionais que fazem parte do quadro de funcionários da organização. Mas poucas pessoas sabem que é possível criar treinamentos capazes de gerar alto engajamento e com pouco custo por meio do microlearning

Você já ouviu falar em microlearning? Para ter sucesso com esse tipo de conteúdo é preciso conhecer o formato um pouco mais a fundo, afinal, essa é a melhor forma de aplicá-lo da maneira correta e gerar bons resultados. 

Neste artigo vamos falar mais sobre o microlearning. Aprenda o que é e como aplicar na sua organização, desde as estratégias de marketing até os treinamentos corporativos. Boa leitura! 

O que é microlearning?

O microlearning é um estilo de ensino online que soma uma duração reduzida com conteúdo de fácil entendimento e que foca em um único objetivo. O termo microlearning vem do inglês ‘learning’, que significa ensino, e o prefixo ‘micro’, que representa um tamanho pequeno.

A ideia com o microlearning é que cada estudo baste por si só, mas podem haver vários outros estudos que trabalham juntos para o entendimento de um conteúdo mais macro. 

Uma ótima utilização do microlearning acontece em treinamentos corporativos. Por exemplo, uma empresa que fabrica doces pode gravar um vídeo curto, que tenha de 3 a 5 minutos e que explique a importância da higiene no ambiente de trabalho para os seus funcionários. 

Outra ótima aplicação é a gravação de um conteúdo que será exibido para novos contratados, contando mais sobre a empresa, suas regras e dicas de interação. 

Apesar dos exemplos em ambientes organizacionais, o microlearning não se limita somente aos treinamentos dentro das empresas e pode ser aplicado em diversos outros contextos, como comunicação interna e marketing.

Por que o microlearning é tão efetivo?

Você já deve ter escutado a frase “tempo é dinheiro”, certo? Essa citação ilustra bem a sociedade atual, na qual o tempo é um bem escasso. As pessoas têm cada vez menos tempo é, o tempo que “sobra” deve ser utilizado da melhor maneira possível. 

Ao passo que o tempo se torna cada vez mais escasso, o mercado de trabalho exige que os profissionais sejam mais capacitados e com elevada produtividade, pois as responsabilidades dos cargos crescem e as empresas necessitam de funcionários capacitados para gerar bons resultados. 

Em meio a esse cenário, é preciso saber balancear o pouco tempo com a responsabilidade de adquirir novos conhecimentos e melhorar as atuais habilidades profissionais. 

Os treinamentos tradicionais, longos, com data e hora marcada, que reúnem vários profissionais em um mesmo local de forma presencial e que quase sempre acontecem de maneira unilateral, já não conseguem suprir a necessidade que os profissionais têm de aprender rápido. 

Surge, então, o microlearning, que se adequa a esse cenário de tempo escasso, com ensinamento muito rápido e eficaz. O microlearning é curto, vai direto ao ponto, pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer dispositivo! 

O segredo do sucesso do microlearning é a capacidade que esse formato de treinamento tem de atender a principal necessidade do século XXI: criar um tempo de qualidade. 

8 principais vantagens do microlearning.

O microlearning apresenta vantagens não só para as empresas mas também para seus funcionários, público e clientes. Se você quiser começar a investir nesse tipo de conteúdo, veja quais são as principais vantagens:

Principais vantagens do microlearning para as empresas:

1. Rapidez na criação dos conteúdos:

Um microlearning pode ser criado e disponibilizado em poucos dias, ao contrário de um treinamento tradicional, que pode levar meses para ser construído. Para isso basta ter um roteiro certeiro e uma boa edição do vídeo gravado. 

2. Preço:

Como o microlearning possui um formato mais curto, consequentemente ele é mais barato. Além disso, o microlearning acontece on-line, sem a necessidade de locar espaços, imprimir materiais didáticos, gastar com transporte, etc. As únicas coisas necessárias são uma câmera, microfone, espaço pra gravar e o tempo que o vídeo será gravado e editado. 

3. Facilmente atualizável:

Por ser um conteúdo “micro”, as atualizações futuras são mais fáceis de acontecer mais rapidamente. Além disso, caso um conteúdo precise ser retirado do ar de forma temporária, ele não compromete os outros conteúdos publicados. 

4. Mais autoridade:

Os conteúdos criados ajudam a gerar mais autoridade para a marca criadora. Além de um trabalho que pode tornar sua empresa especialista nos assuntos publicados, os conteúdos de microlearning podem fazer parte de uma estratégia maior de marketing e divulgação on-line, em plataformas como o Instagram ou o Youtube, por exemplo. 

Principais vantagens para o cliente, profissional ou estudante: 

5. Otimizar o tempo: 

Já falamos aqui sobre o tempo ser um bem cada vez mais curto. É difícil que as pessoas tenham tempo para focar nos estudos por muito tempo, por isso os conteúdos de microlearning ajudam a otimizar o tempo, oferecendo tópicos curtos e bem direcionados. 

6. Direto ao ponto: 

Por muitas vezes os profissionais e estudantes precisam de conhecimento em um assunto específico. Neste momento, eles se deparam com uma realidade desanimadora: assistir conteúdos de horas somente para encontrar em poucos minutos no conteúdo geral, a informação que realmente precisam. O microlearning resolve esse problema oferecendo exatamente o que é buscado. 

7. Flexibilidade de horários: 

Os conteúdos de microlearning podem ser acessados a qualquer momento, sendo assim o estudante ou funcionário pode adequar sua agenda e assistir o conteúdo de acordo com seu próprio tempo. 

8. Personalização: 

Outra grande vantagem (e uma das principais!) é a capacidade de personalização que o microlearning possui. É possível adaptar os materiais de acordo com a necessidade de quem terá acesso a eles. Por exemplo, se a sua empresa necessita de aprimorar determinada habilidade para os funcionários de uma área específica, é possível criar um conteúdo de microlearning que seja focado em sanar tal necessidade. 

Aqui na Samba nós já utilizamos alguns vídeos de conteúdo microlearning, especialmente para ser usado em redes sociais. Confira um exemplo abaixo e veja na prática como seria um tipo de vídeo desse formato:


O microlearning é mais um formato que está crescendo bastante no mercado de EAD, tanto para cursos livres online quanto para treinamentos corporativos pontuais. Isso mostra como os conteúdos educacionais podem ser versáteis, apoiando-se na tecnologia correta.

No ano passado, realizamos uma pesquisa sobre o consumo de conteúdo educacional online no Brasil. Nesse relatório, você pode conferir dados relevantes de audiência e ver como você pode utilizar seus conteúdos da melhor forma. Baixe clicando aqui.

relatorio da pesquisa sobre cursos online insight samba
Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários