Mix de marketing: o que é e como usar os 4 P’s em sua estratégia.

O mix de marketing talvez seja o conceito mais famoso quando falamos de Marketing e de Publicidade. Criado pelo professor Jerome McCarthy mas popularmente difundido por Philip Kotler, o mix de marketing contempla os 4 Ps do Marketing. 

Neste artigo vamos te mostrar o conceito por trás das 4 palavras que formam o mix de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção, além de te mostrar como você pode usá-las na estratégia do seu negócio.

E se quiser aprender um pouco mais sobre outra área relevante do marketing, pode baixar esse e-book de marketing pessoal e aprender como melhorar a sua autoridade online.

ebook sobre marketing pessoal

O que é mix de marketing? 

Como você já pôde ver, o mix de marketing é um conjunto de pilares básicos para qualquer estratégia de marketing. O mix, ou composto de marketing, é formado pelos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. 

Os 4 Ps apresentam um conjunto de estratégias que serão usadas para gerar o desejo de compra no consumidor do seu produto ou serviço. Mesmo que baseadas nos 4 Ps do Marketing, cada estratégia deve ser personalizada de acordo com os objetivos do negócio.

A divisão em 4 pilares acontece para que o mix de marketing seja capaz de atuar em diferentes frentes, mas por um mesmo objetivo. Para que você entenda mais sobre cada pilar, preparamos uma descrição de cada um. 

1. Produto.

O produto é o primeiro pilar do mix de marketing. 

Antes de oferecer o seu produto ou serviço para os consumidores, é preciso pensar no valor que ele está entregando. O que o seu produto tem de bom? Qual é o valor que ele entrega para os consumidores em geral? 

Pense que para ter um produto de alto valor agregado você precisa oferecer mais do que bons materiais de fabricação ou os melhores recursos disponíveis no mercado. Mais do que isso, é preciso oferecer para o consumidor algo que consiga suprir uma necessidade existente. 

Para facilitar o processo de definição de produto, pense nas características que o seu produto possui, assim será mais simples pensar nas estratégias de atração do público. Para isso liste: 

  • Quais são as demandas que o seu produto consegue suprir?
  • Como ele é capaz de suprir essas demandas? Aqui liste as funções e benefícios. 
  • Como os seus consumidores utilizarão o produto? 
  • Quais são as características do produto? Qual o seu nome? Formato? Descrição? 
  • Qual é o diferencial do seu produto frente aos concorrentes? 

2. Preço.

O segundo pilar é referente ao preço, um pilar muito importante para a sua estratégia. Este é o responsável pela receita que será gerada e, além disso, por definir como o seu produto será visto pelos consumidores. 

Você deve cobrar um preço que seja lucrativo, mas também que seja apropriado para a realidade do mercado. De toda forma, é possível lembrar que quando um produto possui um alto valor agregado e gera vantagens significativas para o consumidor, o cliente não se importa de pagar um pouco mais caro do que determinados concorrentes. 

Quando o assunto é preço, lembre-se que é preciso encontrar a fórmula do equilíbrio para que ambas as partes (empresa e consumidor) saiam ganhando. Na hora de definir o seu preço, atente-se para: 

  • Quais são os custos que você tem para produzir o produto?
  • Quais são os valores que seus concorrentes cobram? 
  • Quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo que é oferecido? 

3. Praça.

Praça é o terceiro pilar do mix de marketing. Este pilar corresponde a maneira como o seus consumidores têm acesso ao produto que você oferece. 

Na etapa de definição da praça, você precisa pensar em como o seu produto será distribuído. Mais do que pensar se você quer vender em uma loja física ou pela internet, para a definição da praça é necessário saber onde os seus consumidores estão localizados, só assim você conseguirá ser visto e gerar conversões em compra.

Para te auxiliar nessa definição, é necessário se fazer algumas perguntas: 

  • Onde os seus clientes buscam pelo produto que você vai oferecer? Redes sociais? Ponto de venda físico? Lojas virtuais? 
  • Como você vai atender a demanda dos clientes? É preciso contratar uma equipe? 
  • Como será feita a distribuição dos produtos? 

4. Promoção.

Por fim, chegamos ao último pilar do mix de marketing, a promoção.

O pilar de promoção prega a necessidade de se investir em ações para que o seu cliente em potencial descubra o seu produto e veja nele a solução para os problemas. Este é um pilar muito importante, principalmente para novos produtos, uma vez que é preciso se fazer conhecido no mercado. 

Na hora de pensar na promoção do seu produto ou serviço, algumas dicas são:

  • Quais são os melhores canais de divulgação? Nesta parte, estude quais são as mídias que mais são acessadas pelos seus clientes e os lugares que eles mais frequentam. 
  • Quais sãos os melhores horários para divulgar o seu produto? 
  • O que os seus concorrentes têm feito? Descubra os pontos fortes e fracos das ações concorrentes. 
  • E lembre-se de fazer muitos testes. É só testando que você vai conseguir saber quais são os tipos de ação que geram melhores resultados. 

O mix de marketing é uma ferramenta importante na hora de pensar na estratégia do seu negócio. Use essa poderosa ferramenta para direcionar a sua estratégia para as pessoas certas, aquelas que serão seus futuros consumidores. 

Em todos os 4 Ps que representam os pilares do mix de marketing, é importante se atentar que as estratégias específicas de cada pilar devem ser pensadas considerando o seu público. Não generalize, a menos que o seu público seja geral. Se não for, pense sempre de forma nichada, na maneira como o seu público se comporta e consome. 

Agora você já sabe como usar os 4 Ps do mix de marketing dentro da sua estratégia! Você sabe também que para ser mais efetiva, a estratégia deve ser baseada no seu público alvo. Mas como definir o público alvo? Já falamos sobre esse assunto em outro artigo, clique aqui e descubra como encontrar o público alvo do seu negócio.

Para alinhar ainda mais as estratégias de marketing do seu negócio, você pode baixar esse template de plano de marketing. Com ele, você consegue criar um excelente plano de marketing e divulgar seu negócio mais efetivamente.

plano de mkt digital para mix de marketing

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários