• Blog
  • >
  • Insights
  • Nicho de mercado: aprenda o que é e veja a importância de definir o seu

Nicho de mercado: aprenda o que é e veja a importância de definir o seu

Sabia que o conceito de nicho de mercado é muito importante para a criação do plano de marketing da sua empresa? Isso porque a definição do nicho de mercado no qual você irá atuar vai te ajudar a entender onde concentrar os seus esforços e investimentos para que o seu negócio escale e comece a ser lucrativo.

Mesmo sendo uma definição tão importante, muitos profissionais e empreendedores ainda não sabem o real significado de nicho de mercado nem como definir o melhor nicho para o negócio que estão criando.

Pensando em todas as dúvidas que existem sobre os nichos de mercado, criamos este artigo com o objetivo de te ajudar a entender mais sobre o conceito e sobre a importância de definir um nicho para o seu negócio.

Ah, e você também pode assistir nosso vídeo especial sobre o tema, que é parte de um minicurso completo sobre a criação de cursos e negócios online.

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é uma segmentação ou um recorte do mercado para a identificação de um grupo menor de consumidores com necessidades e interesses bastante específicos.

Por causa da especificidade, é possível que o grupo recortado ainda não tenha acesso a soluções de mercado para as suas dores, dessa forma, é possível explorar esse nicho de mercado como uma grande oportunidade para a criação de novos negócios.

Qual a diferença entre nicho de mercado e segmento de mercado?

Provavelmente você já deve ter ouvido ambos os termos: nicho de mercado e segmento de mercado, certo?

Em um primeiro momento é possível se confundir e pensar que nicho e segmento são a mesma coisa, mas, quanto mais nos aprofundamos no assunto, mais conseguimos enxergar as suas particularidades.

De forma resumida, o segmento de mercado trata de um grupo mais amplo e o nicho de mercado de um grupo reduzido, de forma que o nicho de mercado corresponde a uma parcela do segmento de mercado.

Para que você enxergue a diferença com exemplos reais, pense no ramo alimentício e no segmento de restaurantes. Existem diversos tipos de restaurantes com centenas de milhares de tipos diferentes de alimentos para oferecer. Há alguns anos atrás, cada restaurante que desejava atender o seu consumidor por meio de um delivery, precisava ter os seus próprios profissionais responsáveis por fazerem as entregas.

O iFood é um exemplo de empresa que aproveitou de um nicho de mercado inexplorado, as entregas via delivery de alimentos, e conseguiu juntar milhares de restaurantes com milhares de entregadores. Atualmente, muitos restaurantes não possuem mais entregadores próprios e trabalham com delivery somente via iFood, uma revolução nesse mercado.

Por que definir um nicho de mercado é importante?

Ao criar o seu negócio, você definiu em qual segmento de mercado gostaria de atuar. Agora imagine que dentro deste segmento você possua um produto generalista, que seja oferecido para um amplo grupo de pessoas.

Se o caso acima for o seu caso, pense que você estará competindo com diversas outras empresas que também possuem um produto generalista e que também falam para um grande público.

Esse público está sendo bombardeado de informações e mensagens o tempo todo e se o consumidor não enxergar valor real naquilo que é oferecido, a comunicação do seu negócio pode se perder no meio de tantas outras coisas que o público recebe.

É nessa hora que surge a necessidade de se estabelecer em um nicho de mercado para gerar valor, pois desta forma você se firmará como um especialista.

Quando você se vende como um especialista dentro de um nicho de mercado, a sua comunicação atinge menos pessoas, mas serão pessoas mais qualificadas. Sendo assim você será capaz de comunicar-se com potenciais clientes oferecendo o seu produto ou serviço como a solução que eles estão buscando!

Além disso, quando você trabalha em um nicho de mercado específico você:

  • Terá menos concorrentes para competirem com você;
  • Conseguirá se comunicar diretamente com as personas que você definiu para o seu negócio;
  • Poderá lucrar mais pois, uma vez que você atua em um mercado pouco explorado, sua empresa será a responsável por ditar os valores do produto ou serviço que está sendo oferecido.

Quais são os tipos de nicho de mercado existentes?

Agora que você já sabe como é importante definir um nicho de mercado para o seu negócio, está na hora de aprender mais sobre os nichos existentes. Normalmente eles podem ser divididos em quatro grupos: geográfico, demográfico, psicográfico e comportamental.

Segmentação geográfica

Neste caso, o nicho de mercado se dará com base na localização do consumidor, que pode ser pensada tanto por país, estado, cidade, bairro ou região.

Lembre-se que para nichos de mercado com segmentação geográfica, é importante analisar os concorrentes que já atuam no local no qual o seu negócio se estabelecerá.

Segmentação demográfica

O nicho baseado em uma segmentação demográfica levará em conta características do consumidor como gênero, faixa etária, renda, nacionalidade, classe social, grau de instrução, entre outros aspectos.  

Tais características influenciam no hábito de compras do público-alvo, por isso é possível criar serviços ou produtos bastante específicos, como uma livraria infantil ou uma academia que seja especializada em idosos.

Segmentação psicográfica

Esta segmentação é baseada em aspectos relacionados à personalidade, estilo de vida e aos valores do consumidor. Desta forma, o nicho de mercado será estabelecido de acordo com questões como o posicionamento político, os gostos e as características do público.

Para este tipo de nicho é possível oferecer soluções para grupos de consumidores específicos como os adeptos ao veganismo, os intolerantes à lactose, os protetores dos animais, os fãs de bandas de rock, etc.

Segmentação comportamental

Por fim, a segmentação comportamental diz respeito aos hábitos de consumo dos clientes e o que o consumidor procura ao adquirir um produto ou serviço.

É preciso que você entenda o que o seu público consome, o que ele precisa, o que ele conhece, a quantidade de produto que ele consome, com qual frequência, além de qualquer outra informação que seja relevante para auxiliar no seu negócio.

Bons exemplos de empresas que atuam em um nicho de mercado com segmentação comportamental são cursos de inglês nos quais os alunos podem marcar as aulas de acordo com a sua agenda, lojas de sapatos femininos especializadas em numeração estendida, etc.

Conclusão

Tenha em mente que escolher o nicho de mercado no qual o seu negócio atuará garantirá que você tenha um planejamento bem definido, isto aumentará as chances de que você faça investimentos de tempo, esforço e finanças de uma forma mais assertiva.

Além disso, atuando em um nicho de mercado específico, é possível se estabelecer como autoridade naquilo que você está ofertando e com isso crescer de forma mais veloz com o seu negócio!


Quer aprofundar ainda mais sobre o assunto dos nichos de mercado? Preparamos um e-book completo e gratuito sobre o tema e você pode baixá-lo clicando aqui! Boa leitura.

ebook nichos de mercado

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários