O que é educação corporativa?

Em um cenário econômico cada vez mais competitivo e mercado dinâmico, investir em educação corporativa é essencial para o sucesso dos negócios. Mas o que é educação corporativa?

As empresas estão mudando e a relação entre elas e os colaboradores também. Hoje, não basta apenas oferecer muito dinheiro e esperar que o colaborador faça o resto. Cada vez mais as empresas estão trabalhando em prol de um propósito, oferecer um bom equilíbrio para os colaboradores e, para além do dinheiro, dar melhores oportunidades de crescimento e desenvolvimento aos funcionários. É aí que entra a educação corporativa.

Nesse artigo, confira o que é educação corporativa e algumas de suas características importantes.

O que é educação corporativa?

A educação corporativa é uma prática voltada para a gestão de pessoas dentro das organizações. Ela visa, entre outras coisas, estimular a gestão do conhecimento e o desenvolvimento dos colaboradores, procurando aumentar a produtividade e, consequentemente, fazendo a empresa crescer.

Para além de apenas treinamentos pontuais, a educação corporativa é um conjunto de práticas que estimulam o desenvolvimento de cada colaborador juntamente com os objetivos e missão da empresa.

Infelizmente, no Brasil, são poucas as empresas que investem ou ao menos sabem o que é educação corporativa. Países como os Estados Unidos investem cerca de R$1.252,00 para o desenvolvimento dos colaboradores, enquanto por aqui, esse valor é pouco mais da metade.

O movimento ideal é que cada vez mais as empresas passem a investir na educação corporativa e no desenvolvimento de funcionários. Confira algumas vantagens que uma política de educação corporativa pode trazer para seu empreendimento.

Produtividade

A produtividade é um fator muito importante em todo negócio. Funcionários que não são produtivos podem ser um desgaste tanto financeiro quanto emocional para o setor. Ainda que seja importante que os funcionários estejam em produtividade máxima, isso pode não ser tão fácil assim. Por exemplo, todo novo funcionário demora cerca de 8 meses para atingir o máximo de sua produtividade.

Porém, entendendo o que é e aplicando os conceitos da educação corporativa é possível desenvolver colaboradores muito mais rapidamente. Assim, você tem uma equipe mais produtiva e mais capacitada dentro do mercado.

Motivação

Se os funcionários estão produtivos, também estarão mais motivados. Aprender coisas novas e saber que isso está nos tornando profissionais melhores é extremamente motivador, por isso, a educação corporativa também melhora a motivação dentro da sua equipe.

Engajamento

Colaboradores mais motivados e mais produtivos também ficam mais engajados com a empresa, certo? Quem trabalha por mais do que apenas dinheiro deseja uma relação mais saudável com a empresa, de forma a realmente acreditar no que está fazendo e se dedicar inteiramente às suas atribuições. Se a empresa acredita e investe nos funcionários, eles tendem a acreditar e investir mais na empresa.

Um plano de educação corporativa que visa desenvolver pessoal e profissionalmente os funcionários faz com que a equipe fique cada vez mais engajada com o negócio.

Menor rotatividade

Mais motivado, mais produtivo e mais engajado? Isso tudo se traduz em menor rotatividade. Afinal, um ambiente saudável de trabalho no qual as pessoas são motivadas diariamente e desenvolvidas naquilo que é importante para elas é muito mais atraente. Então, a educação corporativa também faz com que os funcionários queiram ficar na sua empresa e, consequentemente, a rotatividade de funcionários – que é tão negativa para a empresa – diminui muito.

Vantagem competitiva

E claro, por último, tudo isso resulta em maior vantagem competitiva da sua empresa no mercado. Colaboradores capacitados, engajados, produtivos e motivados, quando alinhados com os objetivos e estratégias do seu negócio são capazes de colocar seus serviços em um outro patamar!

A educação corporativa pode impactar positivamente as diversas áreas do seu negócio e, por isso, é uma prática bastante importante na gestão de negócios.

Se você quiser aprender mais ainda sobre o que é educação corporativa e os impactos que ela tem na sua empresa pode acessar nosso artigo completo clicando aqui.

Se você quiser ver como criar bons treinamentos corporativos e investir na educação corporativa utilizando vídeos, pode acessar o material gratuito clicando aqui ou na imagem abaixo.

aprender o que e educacao corporativa e criar treinamentos corporativos em video

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários