O que é plano de negócios?

No mundo dos negócios, toda ação precisa começar com um planejamento efetivo para ter sucesso, e no caso da abertura de novas empresas, esse planejamento é feito por meio de um plano de negócios. Esse documento é fundamental para empreendedores que estão planejando abrir uma nova empresa e precisam entender um pouco mais sobre o mercado que pretendem entrar. 

Confira neste artigo o que é plano de negócios e algumas características importantes que esse documento precisa ter.

O que é plano de negócios?

Um dos documentos mais importantes para novos empreendimentos, o plano de negócios é um planejamento que irá descrever o negócio passo a passo. As informações descritas vão desde o objetivo dessa nova empresa até os passos que serão tomados para alcançar.

No plano de negócios estão incluídos outros documentos, como o sumário executivo, análise de mercado, plano de marketing, plano financeiro e plano operacional.

  • Sumário executivo: informações relevantes como missão, descrição do empreendimento, diferencial, serviços, benefícios, localização, etc.
  • Análise de mercado: segmentação de clientes, análise de concorrentes, análise de fornecedores e mais.
  • Plano de marketing: descrição de produtos ou serviços, qual seu diferencial em relação à concorrência e planos de divulgação.
  • Plano financeiro: tudo relacionado a gastos, investimentos, custos e afins.
  • Plano operacional: aspectos relacionados ao funcionamento do negócio, como a venda de produtos ou prestação de serviços.

Cada uma dessas seções são pensadas e estudadas a fundo antes da elaboração do plano de negócios, afinal, esse documento deve ser baseado em fatos e descrições condizentes com a realidade e não somente especulações.

Mas saber o que é plano de negócios não é suficiente, é preciso entender porque ele é tão importante para as novas empresas.

Já imaginou passar por todo o trabalho de montar uma nova empresa, investir altas quantias de dinheiro e depois de tudo isso aprender, na prática, que não há espaço no mercado para o seu negócio? O plano de negócios é importante exatamente por isso. É uma maneira de ver, antes de tirar a ideia do papel, se esse negócio tem potencial e, claro se é viável.

Se você está pensando em montar um novo negócio, pode acessar este artigo e ver o passo a passo para elaborar o seu plano de negócios.


Quer começar um negócio digital? Veja o passo a passo no material gratuito abaixo.

como planejar seu modelo de negocio digital


Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários