O que é treinamento corporativo?

Quando um colaborador inicia em uma nova tarefa ele precisa das ferramentas necessárias para executá-la, certo? Nas empresas, ações de treinamento e desenvolvimento fazem parte da educação continuada de colaboradores e são muito importantes para garantir sempre a qualidade do trabalho e a produtividade dos funcionários.

Entenda o que é treinamento corporativo e porque ele é importante para a sua empresa.

O que é treinamento corporativo?

O treinamento corporativo diz respeito a um conjunto de ações – aulas, palestras, etc – que servem para capacitar os colaboradores de forma a desempenhar um cargo específico, por isso, é muito utilizado quando novatos entram na empresa.

Ainda que um colaborador saia de uma empresa para desempenhar a mesma função em outra, cada local tem seus próprios processos e, por isso, as pessoas precisam passar por treinamentos diferentes que caibam àquele local e as especificidades dele.

Então, podemos dizer que o treinamento corporativo prepara um colaborador para o trabalho que ele irá desempenhar no dia a dia. E não são somente os novatos que devem passar por esses treinamentos, afinal, se uma pessoa for promovida, por exemplo, precisará de aprender novas habilidades para realizar suas novas tarefas, certo?

O treinamento corporativo, diferente de ações de educação continuada – como desenvolvimento – tem um certo caráter de urgência. Isso ocorre porque enquanto os colaboradores não estejam realizando as tarefas da melhor forma possível, há uma queda de produtividade que pode, a longo prazo, afetar o crescimento da empresa. Por isso, é importante ter ações de treinamento já planejadas para, assim, não deixar com que a eventual rotatividade de funcionários impacte muito a produtividade dos setores.

Por que treinamentos corporativos são importantes.

Você já sabe o que é treinamento corporativo, mas sabe porque ele é tão importante para sua empresa?

  • Qualificação: colocar pessoas certas nos cargos certos é a melhor forma de garantir um crescimento saudável da sua empresa. Os treinamentos qualificam as pessoas para que elas desempenhem as funções da melhor forma possível.
  • Motivação: trabalhadores mais qualificados e que entendem o impacto que têm na empresa são muito mais motivados.
  • Engajamento: quem trabalha com o que gosta, entende o que faz e consegue desempenhar bem sua função tem muito mais chance de estar engajado com a empresa.
  • Vantagem competitiva: todos esses fatores acima trabalham para fazer com que a sua empresa esteja à frente da competição no mercado!
  • Retenção de talentos: além disso tudo, bons treinamentos também ajudam a diminuir o turnover, retendo talentos qualificados na sua empresa.

Para ler nosso artigo completo sobre treinamento e desenvolvimento, clique aqui!Veja como os vídeos online podem ajudar a sua empresa a economizar com treinamentos corporativos. Boa leitura. 😉

o que e treinamento corporativo
Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários