O que é um projeto? Entenda o essencial para começar o seu!

Um projeto é o ponto inicial de coisas incríveis. Seja um plano pessoal ou seja profissional, começar por um bom projeto é dar um passo na direção correta para que aquilo seja um sucesso. Você sabe exatamente o que é um projeto?

Conceitualmente falando, a maioria das pessoas não entende realmente o que é um projeto ou tem noção de suas etapas e formas de execução. Isso pode impactar os resultados obtidos com cada um desses planos e fazer com que o projeto acabe se tornando um caos, em vez de trazer satisfação e realização.

Portanto, se você tem um projeto, qualquer que seja ele, é importante ter noção de alguns pontos. Para te ajudar, nós produzimos este artigo contando o que é um projeto e algumas outras questões básicas que você precisa entender sobre ele

O que é um projeto.

Quando pensamos de uma forma mais popular, um projeto pode ser definido como o escopo ou planejamento de algo que será realizado no futuro. Porém, apenas isso não é o suficiente para orientar alguém e deixa muitos pontos sem explicação.

Portanto, é preciso partir para uma definição mais técnica: segundo o PMBOK, o guia supremo do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Ele possui um objetivo específico e único e normalmente possui recursos delimitados (pessoas, investimentos, equipamentos, etc).

Mas vamos então entender o que cada parte significa.

Temporário.

Primeiro, um projeto é temporário por ter seu começo e fim definidos e conhecidos. Se não tiver fim, então ele será um produto, um processo ou uma operação. Um projeto precisa de prazos definidos!

Com objetivos específicos.

Todo projeto tem um objetivo específico porque, afinal, esse objetivo é que, em primeiro lugar, fez com que surgisse o projeto. Portanto, desde o início deve estar clara qual é a meta do projeto e quais os resultados esperados. A questão da exclusividade aparece pois, normalmente, as pessoas começam um projeto para criar algo que ainda não existe – pelo menos na vida delas.

Recursos delimitados.

Sobre os recursos, um projeto precisa ter recursos delimitados, pois só assim será possível concluir o que se espera e evitar custos desnecessários e prejuízos. É por isso que no início de um projeto deve-se elaborar um esquema com tudo que será necessário em termos de time, equipamentos, dinheiro, infraestrutura e mais.

Para que serve um projeto.

E sabendo o que é um projeto, você deve estar se perguntando qual a é a real função dele, certo? Vamos explicar.

Ter um projeto é essencial em diferentes ocasiões, uma vez que torna mais simples a realização e concretização de ideias e planos. Um projeto é capaz de organizar todas as etapas de qualquer empreendimento de forma racional e lógica e fazer com que você evite retrabalhos, prejuízos financeiros e atrasos em suas entregas. Isso porque, um projeto é capaz de prever – até certo ponto – quais serão os esforços necessários, os possíveis problemas de percurso, o que você precisará em termos de equipe, investimentos e infraestrutura, e, assim, você fica mais preparado para realmente concretizar sua ideia e transformar seus planos em realidade.

Um projeto é um facilitador! 

Tipos de projeto.

Um projeto pode ser utilizado em diferentes situações e com diferentes objetivos. Por isso, existem vários tipos de projetos. A seguir, vamos falar sobre alguns deles e explicar suas particularidades.

Projeto social.

Esse tipo de projeto tem como objetivo apoiar causas sociais ou auxiliar grupos marginalizados, que precisam de atenção (como dependentes químicos, portadores de doenças raras, sem-teto e etc). Projetos Sociais normalmente são realizados por ONGs ou resultam na criação dessas – uma vez que eles não têm fins lucrativos. Assim como qualquer outro, esse tipo de projeto deve ter um objetivo definido e ser organizado de forma racional e estratégica.

Projeto de negócios.

Nesse caso, o objetivo do projeto é abrir uma empresa ou criar novas soluções para um negócio já existente. O nível de complexidade desse tipo de projeto pode ser maior ou menor, dependendo do objetivo final do empreendedor, e normalmente ele envolve outros processos como a criação de planos de negócio, estudos e segmentação de mercado e análise da concorrência.

Projeto de pesquisa.

Um projeto de pesquisa normalmente tem fins acadêmicos e é realizado por pesquisadores, estudantes ou especialistas de uma área. O objetivo desse tipo de projeto é guiar as pesquisas que serão realizadas e ele normalmente possui uma estrutura diferente, composta por partes como metodologia, hipóteses, revisão bibliográfica e problema de pesquisa.

Projetos digitais.

Um projeto digital é aquele que tem como objetivo criar um processo ou produto que seja totalmente realizado no ambiente online – como um site ou um software, por exemplo. Esse tipo de projeto tem algumas particularidades, por exemplo, o uso e domínio de tecnologias, compreensão dos tipos de interação digital e foco na experiência do usuário.

Se esse é seu tipo de projeto, você pode dar uma olhada neste guia completo que preparamos sobre o assunto! Basta clicar aqui ou na imagem abaixo.

criar um projeto de negocio digital

Exemplos de Projetos.

Agora que você já sabe quais os principais tipos de projetos que uma pessoa ou empresa pode desenvolver, listamos alguns exemplos que podem ser realmente criados no dia a dia:

Ciclo de vida de um projeto.

Como já citamos, um projeto deve ter uma duração determinada – um ínicio e um fim. Portanto, ele normalmente segue algumas etapas que o guiam nesse processo e o levam até o momento da conclusão. Essas etapas são: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.

Nenhuma etapa é mais importante do que a outra, porém é preciso ter um cuidado especial com a iniciação e planejamento, pois é aí que você terá um guia para o restante do projeto e suas outras etapas.

Nas etapas de execução e controle você deve implementar e analisar os primeiros resultados do seu projeto para então conseguir compreender o que foi um sucesso e o que pode ser melhorado. Não fique aguardando ter o produto perfeito para começar a fazer seus testes, afinal, é o mercado que vai ser capaz de dizer o quanto você ainda precisa melhorar e aprimorar o que já tem.

Por fim, na finalização, é hora de realizar o objetivo do projeto, oficializa-lo e focar em gestão do conhecimento, documentando todos os processos, sucessos e impedimentos que o time teve ao longo do caminho.  

Nesse sentido, a comunicação com sua equipe é essencial e se você está tendo problemas para fazer isso, pode aprender como a tecnologia vai te ajudar. É só acessar este guia!

O gerenciamento ou gestão de projetos.

Diante disso tudo, para que um projeto seja bem sucedido, ele precisa ser executado com cuidado em todas as suas etapas. E para que isso seja feito, um bom gerenciamento de projetos é essencial.

Em todo projeto, deve haver uma pessoa responsável por sua execução e essa pessoa normalmente é o Gerente ou Gestor de Projetos. Ele deve estar ciente de todas as tarefas que precisam ser desempenhadas, cuidar dos resultados em cada fase e também delegar responsabilidades entre as pessoas da equipe. Ele é o líder do projeto e boa parte de seu sucesso depende dele.

Porém, é importante lembrar que o projeto não deve ser uma preocupação apenas dessa figura. Toda a equipe envolvida deve estar comprometida com suas tarefas e contribuir o máximo possível para o desenvolvimento do todo.

Durante a execução do projeto, uma boa comunicação entre as diferentes equipes e o Gerente é essencial e pode evitar problemas. Por isso, é importante que a equipe use diferentes canais e também pense em formas simples e eficientes de melhorar sua comunicação – como por meio dos vídeos.


Você está pensando em começar um projeto ou está buscando por formas de melhorar o seu desempenho na realização deles? Então tenha sempre em mente as diretrizes das quais falamos neste artigo:

  • Lembre-se de que um projeto precisa ter início e fim. Então trabalhe com prazos!
  • Todo projeto precisa de um objetivo. Tenha isso claro desde o início.
  • Um projeto é único e deve ser tratado como tal. As práticas e processos usados em outra ocasião podem não ser as mais adequadas agora.
  • Lembre-se de seguir todas as etapas de um projeto e trabalhar de forma eficiente e organizada em todas elas.
  • Trabalhe com recursos definidos para cada fase do projeto e sempre pense de maneira ampla em tudo que você irá precisar.
  • Garanta um bom gerenciamento e lembre-se de que manter uma boa comunicação entre o time é essencial.  

Com essas diretrizes, com certeza será muito mais simples desenvolver seus planos e conseguir bons resultados.

E por fim, se você quer saber mais sobre a importância da comunicação em seus projetos e também conhecer maneiras de melhorá-la, baixe este guia sobre o assunto clicando aqui ou na imagem abaixo!

melhorar a comunicacao na gestao de projetos
Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários