O que o Oscar tem a nos ensinar sobre vídeos online e conteúdo

O que o Oscar tem a nos ensinar sobre vídeos online e conteúdo

Nesse fim de semana, dia 28 de fevereiro, em Hollywood, aconteceu a 88ª edição do evento mais importante do cinema mundial: O Oscar.

Com 24 categorias de premiação e mais de 3hrs de duração – sem contar com a entrada pelo tapete vermelho – o evento reconhece as melhores produções em aspectos que vão desde melhor roteiro, fotografia e direção de arte, a melhor ator e atriz, melhor diretor e melhor filme.

A cerimônia conta com a participação de diversas celebridades renomadas no mundo do cinema (mesmo que elas não estejam concorrendo a nenhum prêmio da noite) e, além de todo glamour envolvido no evento, muito pode ser aprendido, não só sobre cinema e filmes mas também sobre outros aspectos do conteúdo e da produção audiovisual.

Por isso, ontem a noite nós ficamos ligados na cerimônia do Oscar e agora vamos contar o que a premiação tem a ensinar sobre vídeos online e conteúdo.

Pronto?

Começar bem é essencial

Com toda a polêmica que envolveu o Oscar esse ano, sobre a não indicação de atores negros para os prêmios e o fortalecimento da hashtag #OscarSoWhite, um dos momentos mais esperados da noite era o monólogo do apresentador Chris Rock, que era negro.

Por mais que algumas pessoas não tenham gostado da forma que o tema foi tratado ao longo da cerimônia, com quadros de humor e pouca seriedade, o discurso inicial de Chris foi fundamental para mostrar que a Academia se preocupa com a questão e tem um posicionamento adequado em relação a ela, e para incentivar as pessoas a continuarem acompanhando a situação.

Chris Rock falou sobre o racismo histórico, presente em todas – ou quase – as edições do Oscar, sobre como existem grandes filmes e atores negros e, principalmente, pediu oportunidades iguais para as pessoas na indústria cinematográfica.

“O que quero dizer é que não se trata de boicotar as coisas. O que a gente quer é oportunidade. Queremos que atores negros tenham as mesmas oportunidades. E só. Não só de vez em quando. Leo [DiCaprio] consegue um grande papel todo ano. Todos vocês conseguem grandes papéis o tempo todo. E os negros?”

Quando você está produzindo um vídeo, é importante pensar em como ele vai começar e garantir que esse começo seja instigante, animado, curioso e atrativo, pois é isso que vai garantir que as pessoas tenham mais empatia pelo vídeo e continuem assistindo até o final.

Dicas para conseguir fazer isso são usar frases impactantes, fazer questionamentos, citar uma situação do cotidiano, ou qualquer outra coisa que seja atrativa e gere curiosidade.

É importante ter uma boa organização

Talvez você tenha deixado passar esse detalhe, mas durante a apresentação da primeira categoria, a atriz Emily Blunt, ao lado de Charlize Theron, anunciou que a premiação ocorreria seguindo o processo de produção de um filme, ou seja, começando do roteiro, o marco zero de toda obra e terminando na categoria de melhor filme, finalizado, completo e com todos os elementos.

Além do mais, toda a cerimônia foi perfeitamente ensaiada, cronometrada, dividida em blocos por tema e pensada para que os convidados e espectadores tivessem a melhor experiência possível.

Isso se deve a dois pontos que são essenciais também na hora de produzir um bom vídeo: planejamento e organização.

Sem eles, você pode se perder na execução do projeto e acabar atingindo uma qualidade menor na obra final.

Atente-se para o planejamento e tenha uma boa organização de seu vídeo desde o início e perceba como todo o resto do trabalho fica mais simples e o resultado final muito melhor!

Capriche no início, mas siga uma crescente!

Se os minutos iniciais já te motivaram a continuar assistindo a cerimônia, tenho certeza que você também só resistiu até as 2hrs da manhã – mesmo tendo que trabalhar hoje cedo – por causa das três categorias mais importantes e que são apresentadas por último: Melhor atriz, melhor ator e melhor filme.

Da mesma forma que é importante você começar seu vídeo bem, é essencial continuar investindo em elementos que incentivem o engajamento e o interesse da audiência, como aconteceu no Oscar com o crescimento da importância das categorias, ou mesmo com a surpresa na hora que os droids de Star Wars roubaram a cena.

Isso vai fazer com que você tenha melhores taxas de retenção em seu material e também com que consiga incentivar o público a continuar vendo seus vídeos – afinal, vai dizer que você já não quer de novo a emoção de ver o Leo DiCaprio levando a estatueta dourada?

Acessibilidade importa

Se você não fala inglês e não tem a menor familiaridade com essa língua, com certeza ficou bem satisfeito com o recurso de tradução simultânea adotado por algumas emissoras que transmitiram a cerimônia. Afinal, sem ele, você ficaria impossibilitado de acompanhar a premiação e, além disso, com certeza se sentiria mal com a situação.

E é exatamente isso que acontece quando você não garante que seu vídeo reproduza perfeitamente em todos os aparelhos, ou quando não garante soluções para que pessoas com deficiência consigam consumir seu conteúdo. Você frustra sua audiência e acaba perdendo público muito qualificado.

Portanto, quando for produzir um vídeo, lembre-se de fazê-lo acessível em todos os aspectos e a todas as pessoas. Assim seu material terá muito mais alcance e suas chances de sucesso com ele serão extremamente maiores – além do fato de que seu conteúdo ficará muito mais humano e responsável socialmente.

Você deve dominar o assunto que vai abordar

Se a internet perdeu um bom meme com a premiação de Leonardo DiCaprio na categoria de melhor ator, ganhou outros vários depois da péssima atuação de Glória Pires como comentadora da cerimônia.

Totalmente despreparada, sem conhecimento técnico sobre o assunto e sem ter visto os filmes em sua totalidade, a atriz parecia ter caído de paraquedas na premiação. Além de ter se limitado a fazer comentários superficiais sobre o Oscar e os ganhadores, cometeu erros bem condenáveis, como falar que torcia por uma obra específica na categoria de melhor filme, sem que ela estivesse realmente concorrendo.

E então, o que aprendemos com isso? A internet é um terreno perigoso, em que as coisas se propagam muito rápido, independentemente da sua vontade, e, portanto, é necessário tomar cuidado e saber onde você pisa para não acabar sendo ridicularizado a nível mundial.

Se você se dispôs a abordar um assunto específico em seu vídeo, seja ele qual for, garanta que você tem conhecimento suficiente para isso e que seus argumentos são sólidos e bem pensados.

[Tweet “A internet é um terreno perigoso. É necessário saber onde você pisa para não ser ridicularizado a nível mundial.”]

Procure sempre medir as possíveis consequências de sua abordagem sobre qualquer tema, deixe claro o quanto você vai se aprofundar nele e, se for necessário, não tenha medo de se desculpar e estudar mais.

640x0_1456761776

Uma boa história é essencial

Entre grandes obras, cheias de efeitos especiais, produções complexas e atores extremamente competentes, o filme premiado na categoria de melhor filme, foi um dos mais simples e justamente aquele em que ninguém apostava muito.

Apesar dos grandes atores e de toda a competência na produção do filme, Spotlight é bastante comum, sem grandes desafios de filmagem e execução, mas encanta por um elemento em especial: a história.

Envolvente e crescente, no ritmo do filme, a história é o que te faz ficar totalmente focado durante as mais de 2hrs de exibição, e que consegue trazer a tona sentimentos de curiosidade, choque, comoção e entusiasmo.

No final, com tantas reviravoltas e descobertas, não há como não torcer para a equipe de jornalistas do filme e se engajar com suas descobertas e as consequências delas.

E ai está mais uma lição: Com uma boa história você é capaz de engajar sua audiência, despertar mais interesse por seu material e alcançar resultados inesperados com seus vídeos.

Crie personagens, use situações cotidianas para explicar as coisas, apresente os fatos em uma ordem narrativa divertida e veja o que mais funciona para o seu conteúdo.

Você deve ser persistente como o DiCaprio

Por fim, o fato mais marcante da noite e que não poderíamos deixar de citar como grande lição, é a vitória de Leonardo DiCaprio na categoria de melhor ator principal.

Depois de 5 indicações, nenhuma vitória, e de ter virado um dos memes mais famosos da internet, com sua busca incansável pela estatueta dourada, Leo finalmente foi premiado e colocou as mãos no tão sonhado Oscar.

Em vez de ter se frustrado com a situação, de ter boicotado o Oscar ou deixado que isso interferisse em sua carreira, Leo apenas nos brindava com mais uma incrível atuação a cada ano e confirmava a injustiça que pairava sobre sua constante perda do prêmio.

Por isso, seu trabalho foi enfim reconhecido pela Academia e ele levou a estatueta de melhor ator pelo filme O Regresso, no qual apresentou mais uma atuação memorável.

Leo foi persistente e essa é uma característica essencial a quem está começando a investir em vídeos online.

Com tanto conteúdo disponível e despejado na internet a cada minuto, seu material talvez não tenha uma repercussão tão grande e positiva logo de cara. Porém, é importante não desistir e continuar aprimorando seus trabalhos, investindo em estratégias de SEO, em assuntos e abordagens mais interessantes, dando aquele upgrade na divulgação e distribuição, e de milhares de outras formas.

Dessa forma, assim como o DiCaprio, porém em um tempo bem menor, seu conteúdo vai começar a ser reconhecido e alcançar os resultados esperados.

Realmente dá certo!


O Oscar, mais do que apenas uma grande premiação do cinema, é um instrumento de aprendizado e que, para além de vídeos online e tecnologia, tem muito a ensinar sobre outros pontos como empreendedorismo, tecnologia e valores humanos.

Se você curte cinema e ainda não assistiu os filmes indicados ao Oscar 2016, deveria fazer isso já! Aqui você confere a lista das obras que concorreram nessa edição.

Se você também não conseguiu acompanhar a cerimônia de premiação, pode encontrá-la em sites especializados ou procurar por reprises nas principais emissoras de sinal aberto e fechado. Vale a pena!

E você? Pegou mais alguma lição nessa edição do prêmio? Compartilhe com a gente!

Abraços e até a próxima!

imagens - O poder da comunicacao_CTA blog

Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários