Panorama do treinamento corporativo no Brasil e porque você deve investir nele

BANNER_01.png

Olá, tudo bem?

A pesquisa “O panorama do treinamento no Brasil” que foi apresentada na última semana de novembro, no 30º Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, revelou alguns dados interessantes sobre os investimentos em capacitação e desenvolvimento de colaboradores no Brasil.

De acordo com a pesquisa, os funcionários das empresas brasileiras recebem apenas 16h de treinamento corporativo por ano, o que é quase metade do que é oferecido em empresas dos Estados Unidos, em que os colaboradores recebem 31h.

untitled-report_20151202132946_1449062986759_block_0.png

untitled-report_20151202132946_1449062986759_block_2.png

Além do mais, enquanto as empresas americanas investem em média 1208 dólares no treinamento e capacitação de cada funcionário, no Brasil esse número fica na faixa dos 518 reais anuais.

Grande parte dos investimentos em treinamento corporativo e desenvolvimento é direcionado à parcela dos colaboradores que não atua em cargos de liderança, porém, 42% é dedicado apenas a líderes e funcionários “de mais alto escalão”.

O empresário brasileiro está cada vez mais atento a importância dos treinamentos e percebendo também que é muito mais vantajoso capacitar seus funcionários dentro da empresa, do que ir buscar novas pessoas fora dela que se adequem ao que a organização está buscando.

4.png

Investir em treinamentos é essencial para o sucesso de qualquer empresa e você vai ter uma breve noção do porquê.

Os benefícios do treinamento corporativo

Aumento de produtividade

Funcionários bem treinados vão conhecer a fundo cada processo da sua empresa e executá-los sempre com perfeição e de forma fácil e rápida, o que com certeza trará bons resultados para sua empresa.

Além do mais, com o preparo certo, todos os funcionários serão capazes de avaliar esses processos, ver se eles são realmente os mais adequados e, inclusive, sugerir mudanças para otimiza-los e trazer ainda mais benefícios para sua organização.

Funcionários mais motivados

Uma empresa que investe em seus funcionários mostra que se importa com sua capacitação profissional para além do óbvio, já esperado, e que quer que ele se desenvolva sempre mais.

Isso aumenta a confiança do colaborador em relação a empresa, faz com ele se sinta grato e muito mais motivado para dar o seu melhor em cada tarefa.

Confiança e inovação

Colaboradores bem preparados, que dominam não só as tarefas que exercem, mas tem bom um panorama da área em que estão envolvidos e dos processos mais atuais e eficientes, estarão muito mais confiantes para sugerir melhorias em toda a empresa e contribuir para que ela seja um modelo de inovação.

Desenvolvimento de Líderes

Em uma empresa, os líderes não só são os maiores responsáveis pela organização e bom andamento da empresa, como também são figuras de referência e motivação para todos os outros funcionários.

Um líder bem treinado, pode garantir o sucesso de toda uma área, motivar seus colaboradores mais resistentes e ainda ser fundamental para o desenvolvimento de sua empresa.

Apesar de ser uma técnica essencial para todas as empresas, independentemente de seu tamanho ou número de funcionários, muitas organizações ainda abrem mão dessas práticas de treinamento e desenvolvimento por questões financeiras, geográficas e até de estrutura da própria empresa.

Porém, se você tem algum desses impedimentos, há um modelo de educação corporativa que pode resolver todos esses problemas e deixar o aprendizado de seus funcionários muito mais rápido e dinâmico: O Ensino a Distância.

Ainda de acordo com a pesquisa “O panorama do treinamento no Brasil”, as empresas aumentaram seus investimentos em EAD de 2014 para 2015, e essa modalidade já representa 15% de todos os métodos de treinamento. E dentro da modalidade, as ações assíncronas, em que professor e aluno participam da aula em momentos separados, são as mais utilizadas.

Leia também: Como criar um portal de educação para minha empresa [5 dicas]

untitled-report_20151202130949_1449061789906_block_1.png

Com o EAD, seja em cursos rápidos sobre um assunto específico ou para uma Universidade Corporativa, sua empresa consegue uma série de vantagens.

Três motivos simples para investir em EAD no treinamento corporativo da sua empresa

Redução de Custos

Enquanto a capacitação presencial exige uma estrutura adequada para receber todos os colaboradores, assim como materiais físicos, alimentação e mais uma série de detalhes, no EAD, você não tem gastos com nada dessas coisas e consegue economizar até 60% em relação a um treinamento presencial.

Flexibilidade de Aprendizado

No ensino a distância, seus funcionários não precisam se preocupar com horários e locais marcados para o estudo, assim como com questões de deslocamento e outros compromissos.

Através de aulas totalmente onlines, eles podem acessar o curso de onde quiserem, a hora que acharem melhor, através de qualquer dispositivo e sem comprometer outras tarefas como seu próprio trabalho.

Mais funcionários capacitados

Com o EAD, não é a estrutura física que vai determinar a quantidade de alunos capacitados de cada vez. Você é quem vai fazer isso!

Com um sistema preparado para seus objetivos, você pode disponibilizar cursos e aulas para quantos alunos quiser e ainda garantir que eles aprendam da melhor forma possível.


Investir em treinamento corporativo e capacitação é extremamente benéfico não só para seus funcionários, mas também para sua empresa como um todo.

Pense nas necessidades da sua empresa, leve em conta as infinitas possibilidades de aprendizado oferecidas pelo EAD e comece a capacitar seus colaboradores.

Leia também o material abaixo e não se esqueça de nos dar sua opinião sobre o conteúdo!

Abraços e até mais!

CTA-economize-no-treinamento-corporativo

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários