• Blog
  • >
  • Insights
  • Pedagogia empresarial: o que faz esse profissional e sua importância para a educação corporativa.

Pedagogia empresarial: o que faz esse profissional e sua importância para a educação corporativa.

Não é segredo para ninguém a necessidade de se investir no desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa para que estes sejam capazes de trabalhar de forma mais eficaz, gerando assim melhores resultados. A pedagogia empresarial possui papel fundamental na aplicação de metodologias para tornar os colabores pessoas mais engajadas e eficientes no ambiente de trabalho. 

Neste artigo falaremos sobre a pedagogia empresarial e os benefícios que adotar essa metodologia pode gerar para o seu negócio.

Aproveite para conhecer 10 princípios práticos para criar treinamentos de alto impacto e ter resultados incríveis na sua empresa.

treinamentos de alto impacto para pedagogia educacional

O que é Pedagogia Empresarial?

A Pedagogia é um campo de estudo focado no aprendizado dos seres humanos, ela auxilia na descoberta de técnicas capazes de aprimorar a assimilação das informações, facilitando a compreensão de novos conhecimentos. 

Sendo assim, quando falamos em Pedagogia Empresarial, estamos juntando a ideia da pedagogia aplicada a um ambiente de empresa. Muitas pessoas pensam que as técnicas pedagógicas estão restritas apenas às escolas e universidades, mas é possível sim que pedagogos exerçam funções em campos diferentes, como dentro de empresas. 

Com isso, é possível ressaltar que a Pedagogia Empresarial usa diversas técnicas para conseguir melhorar os processos de aprendizagem dos funcionários de uma empresa, além de criar ações para incentivar algumas mudanças comportamentais nos colaboradores, de forma a aperfeiçoar o desempenho. 

Para que serve a Pedagogia Empresarial? 

A ideia central da Pedagogia Empresarial é utilizar de suas técnicas para treinar e capacitar os colaboradores de uma empresa. A capacitação é feita através da proposição de atividades para o desempenho dos funcionários, tanto no âmbito pessoal como profissional. 

Além disso, para que o treinamento e a capacitação sejam efetivos é preciso buscar em diversas metodologias, oportunidades de desenvolver os funcionários. Isso inclui disponibilizar cursos, oferecer palestras, promover treinamentos, além de dinâmicas empresariais e capacitações feitas à distância, com ambientes virtuais de aprendizagem, os famosos AVAs, por exemplo.

Também é possível associar à Pedagogia Empresarial a capacidade de criar atividades que integrem os colaboradores entre si, mas também que promovam integração dos funcionários com os seus familiares e com a comunidade. Por fim, também é papel da Pedagogia Empresarial criar treinamentos específicos para a liderança, assim os líderes conseguem repassar posicionamentos e ensinamentos para seus liderados, melhorando o trabalho da equipe. 

Quais os benefícios que Pedagogia Empresarial oferece? 

O principal benefício está nos colaboradores! Quando se investe no desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa, além de deixá-los mais motivados e mais capacitados, também se está investindo no êxito da própria empresa, afinal de contas são os funcionários que permitem que uma empresa funcione e cresça. 

Por isso é tão importante investir no capital humano, o gerenciamento de pessoas. A partir disso é possível notar diversos benefícios gerados com a Pedagogia Empresarial: 

Produção de conhecimento.

A Pedagogia Empresarial utiliza de metodologias específicas para melhorar os processos educacionais dentro de uma empresa, seja através de cursos, treinamentos ou dinâmicas, o objetivo é que os colaboradores produzam e acumulem conhecimento.  

Quando se investe na educação dos funcionários, eles atualizam seus conhecimentos em suas áreas de atuação, trazendo novidades para as funções que executam, podendo, inclusive, melhorar o desempenho e gerando inovação para as organizações. 

Motivação dos colaboradores.

Outra grande benefício da Pedagogia Empresarial é a capacidade de motivar os colaboradores. A motivação acontece ao seu oferecer oportunidades dos colaboradores aprenderem, se desenvolverem e, então, se destacarem dentro de suas áreas de atuação. 

É importante lembrar que ao dedicar um tempo ao colaborador, mostrando que ele possui valor para a empresa, o funcionários se sentirá mais valorizado, o que o motiva a se engajar ainda mais com a organização da qual faz parte.

Aumento de produtividade.

Quando se tem uma empresa que investe nos seus funcionários, gera conhecimento, motiva os seus colaboradores e consegue com tudo isso gerar um bom clima de trabalho na organização, com certeza o impacto na produtividade será positivo. 

É possível perceber que proporcionando um bom lugar para o funcionário trabalhar, se cria colaboradores que possuem um comportamento mais proativo com os objetivos da empresa, se mostrando engajados com o seu trabalho e focados a desempenhar suas funções em busca de melhores resultados. 

Como levar a cultura da Pedagogia Empresarial para a sua empresa? 

Geralmente o trabalho de Pedagogia Empresarial é feito por um profissional especializado, o pedagogo empresarial. Este, junto com o RH da empresa, vai criar estratégias de ações para aplicar as metodologias com os colaboradores.

Tenha em mente que o trabalho com a Pedagogia Empresarial é um processo, e como todo processo, leva tempo. Por isso vale lembrar que o trabalho gerindo pessoas é um trabalho contínuo e exige tempo e esforço até que os resultados sejam visíveis.

Para começar o método é preciso analisar a empresa e entender o seu funcionamento. Como cada setor se comporta, quais são os objetivos gerais da empresa e como os funcionários se comportam. Tudo isso para que haja um levantamento dos pontos que são mais fortes e dos que são mais fracos na organização. 

Assim que o primeiro momento de análise e feito, o Pedagogo Empresarial parte para o passo de identificar as melhores metodologias para a realidade da empresa. Ou seja, a partir dos problemas, o profissional buscará as melhores técnicas que serão capazes de gerar resolução. 

Qual a relação do EAD com a Pedagogia Empresarial?

As metodologias que serão usadas pela Pedagogia Empresarial vão variar de empresa para empresa, conforme a necessidade. Por isso é tão importante um estudo prévio de identificação do perfil e dos pontos de melhora na organização. 

É possível fazer proveito de métodos mais modernos e inovadores para facilitar o processo de aprendizagem dos funcionários, assim a empresa é capaz de reduzir os custos e tornar as dinâmicas de aprendizagem mais flexíveis e acessíveis. 

Uma maneira de fazer isso é por meio do EAD (ensino a distância ou educação a distância). O EAD revolucionou o ensino tradicional possibilitando que pessoas estudem de acordo com os seus horários e sem precisar se locomover grandes distâncias para terem acesso a um conteúdo educacional. Todo o material é acessado online, independente de onde o usuário estiver.

Usar o EAD na Pedagogia Empresarial permite reduzir custos com deslocamento dos funcionários, diminuir gastos que seriam despendidos em um espaço físico para ministrar uma palestra ou um curso, além de permitir uma maior flexibilidade para que o colaborador se envolva com os conteúdos disponibilizados nos melhores horários para ele. 


O desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa impactam diretamente no fortalecimento da cultura empresarial, ampliando as competências organizacionais e assim permitindo que as empresas cresçam e se fortaleçam. 

A Pedagogia Empresarial permeia o processo de desenvolver o maior bem que uma empresa pode ter, as pessoas. Quando se alinha o desenvolvimento profissional dos funcionários com o desenvolvimento organizacional da empresa, uma fórmula de sucesso certeiro é criada!

Se quiser aprender um pouco mais sobre como incorporar a tecnologia nas estratégias de pedagogia empresarial, confira no e-book tudo que você precisa saber sobre treinamentos em vídeo. Boa leitura!

criar diferentes tipos de treinamento corporativo em video para pedagogia empresarial

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários