• Blog
  • >
  • Insights
  • Pesquisa de mercado: o que é, para que serve e como fazer.

Pesquisa de mercado: o que é, para que serve e como fazer.

Se você possui um negócio, já deve ter se perguntado sobre a satisfação dos seus clientes quanto aos produtos ou serviços que você oferece, ou sobre a percepção que eles têm da sua marca. Perguntas como essas podem ser respondidas de forma confiável por meio da realização de uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que ajuda as marcas, negócios e empreendedores a terem uma visão geral sobre as suas áreas de atuação. Além disso, através de uma pesquisa de mercado é possível obter instruções para uma definição estratégica ou o auxílio na hora de tomar uma decisão.

Neste artigo você conhecerá mais sobre o conceito de pesquisa de mercado. Além disso aprenderá como utilizar essa importante ferramenta que pode ser uma forte aliada para o crescimento do seu negócio.

E para entender um pouco mais sobre o conceito de nichos de mercado, você pode acessar este e-book e aprender um pouco mais sobre porque é tão importante investir nisso. Confira!

ebook para entender os nichos de mercado

O que é pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado funciona como uma espécie de estudo sobre o mercado de atuação de uma marca ou negócio. Para realização do estudo é preciso coletar e interpretar informações que, depois da análise, viram insights.

O início do estudo se dá a partir da definição de um problema específico. Depois disso é escolhida a melhor metodologia que ajudará na coleta dos dados. Conforme o objetivo da pesquisa de mercado, pode-se optar por fazer uma pesquisa quantitativa, qualitativa ou ambas.

Qual a importância de executar uma pesquisa de mercado?

Não importa qual é o seu tipo de negócio, desde uma grande empresa, com anos de mercado, até um novo negócio que está dando os seus primeiros passos, uma pesquisa de mercado pode ser útil para você.

Para os novos empreendimentos, fazer uma pesquisa de mercado pode ser importante para decidir qual a melhor praça para abrir a sua empresa – e para quem você vai vender! – e para aperfeiçoar o seu produto antes de lançá-lo, por exemplo. Já para empresas de grande porte, a pesquisa de mercado pode ajudar a descobrir se está na hora de comercializar novos produtos ou serviços, aperfeiçoar os que atualmente são comercializados ou ajudar a descobrir onde fazer novos investimentos e onde implementar cortes.

Em diversas situações uma pesquisa de mercado será sua aliada para oferecer dados e informações que serão úteis para analisar o contexto no qual a sua marca está inserida e te dar insumos para tomar as melhores decisões estratégicas para o seu negócio. Utilize os dados da pesquisa para entender o perfil do seu consumidor, medir a satisfação dos seus clientes, descobrir o que as pessoas pensam da sua marca e até mesmo guiar as suas campanhas publicitárias.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Agora que você já conhece a importância da pesquisa de mercado, está na hora de aprender como fazer o estudo ideal de acordo com a sua necessidade.

Saiba que existem diferentes tipos de pesquisa de mercado. Os modelos variam de acordo com a complexidade do projeto, uma vez que diferentes e específicas técnicas de pesquisa podem ser aplicadas se isso se fizer necessário. Em algumas pesquisas de mercado pode ser necessário contar com especialistas em diversas áreas, como psicologia, estatística e antropologia, por exemplo.

Quanto mais complexo o projeto, mais complexa se torna a pesquisa de mercado e, para estes casos, o ideal é contratar uma empresa especializada no assunto. Mas, como muitos casos podem ser resolvidos com projetos de pesquisa mais simples, é possível que você mesmo crie e execute a sua própria pesquisa de mercado. Para estes casos, listamos abaixo alguns dos principais tipos de pesquisa de mercado que a sua empresa pode fazer.

1. Pesquisa de hábitos de consumo.

Este tipo de pesquisa de mercado ajudará a sua empresa a entender mais a fundo o seu cliente, focando em seus hábitos e preferências de consumo. Com esses dados em mãos, será possível criar ações estratégicas que conversem com os interesses do seu público.

Para este tipo de pesquisa tente obter informações como:

  • Entender as redes sociais que seus clientes utilizam para definir a sua estratégia de social media.
  • Descobrir se seus clientes fazem mais compras em lojas físicas ou virtuais, assim será possível saber se você deve investir em ambientes físicos ou criar um ecommerce para a sua marca.
  • Saber quais são as formas de pagamento mais utilizadas para poder oferecer mais vantagens na hora do seu cliente pagar pelo serviço ou produto adquirido.
  • Além de analisar questões como a frequência de compra, onde os consumidores pesquisam antes de comprar e o que levam em conta na hora de escolher um produto.

Pesquisa de satisfação do cliente.

Utilize este tipo de pesquisa para saber se os seus clientes estão satisfeitos com o seu produto, serviço ou com o atendimento que a sua empresa presta. Com isso, será possível encontrar pontos que devem ser melhor otimizados.

Para a pesquisa de satisfação você precisará de uma forma de contato com os seus clientes, as melhores opções são listas de e-mails ou de telefones. Com os contatos em mãos, crie uma escala para os seus clientes darem notas para diversos tópicos do seu negócio. Uma boa dica é utilizar uma escala de 1 a 10, em que 1 significa nada satisfeito e 10 significa totalmente satisfeito.

Peça para os seus clientes darem uma nota para cada um dos aspectos mais relevantes de sua empresa, como atendimento, preço, qualidade do produto ou do serviço, localização, cumprimento de prazos, etc.

Por fim, peça para que os respondentes digam quais são as chances de indicarem o seu negócio para um amigo, isso dentro da escala de 1 a 10.

Pesquisa de imagem da marca ou Pesquisa de branding.

Este tipo de pesquisa te ajudará a entender quais são os valores e conceitos que os consumidores associam a sua marca. Toda vez que alguém vê a sua marca, o que vem à cabeça? A sua marca é reconhecida no mercado? Como está a sua marca em relação a concorrência?

Com os insights gerados na pesquisa será possível compreender se a visão que os consumidores têm do seu negócio conversa com os reais valores e objetivos da sua marca. Além disso, será possível utilizar os dados para fazer um melhor trabalho de branding, a fim de tornar a sua marca conhecida (awareness), querida pelos consumidores e diferenciada perante a concorrência.

Conclusão

Após rodar uma pesquisa de mercado e gerar uma série de dados que serão analisados, é possível descobrir diversos aspectos que você não conhecia sobre os seus consumidores. Com isso em mãos, será mais fácil tomar decisões estratégicas para alavancar o crescimento da sua empresa.

Lembre-se de que quanto mais complexo o problema que você busca resolver, mais complexa pode se tornar a sua pesquisa, porém mais dados serão gerados a partir dela. Para começar, faça o exercício de criar pesquisas de mercado mais simples, que você mesmo consiga implementar, assim conseguirá ver aos poucos os impactos que as informações coletadas terão nas decisões estratégicas do seu negócio.


Quer se aprofundar um pouco mais no planejamento de um novo negócio para além da pesquisa de mercado? Veja como planejar e tirar sua ideia do papel na hora de iniciar um negócio digital.

como fazer pesquisa de mercado para planejar seu negócio digital


Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários