O que é podcast e por que essa mídia está crescendo tanto?

Um dos formatos que de conteúdo que mais cresce atualmente são os podcasts. Com o número de ouvintes em constante crescente, o potencial dos podcasts está altíssimo hoje em dia. O primeiro podcast brasileiro (Digital Minds) foi lançado em 2004 e, desde então, são centenas de programas que abordam os mais variados assuntos para os mais variados públicos.

Já pensou em investir nesse mercado? Confira alguns dados importantes sobre os podcasts que mostram como e porque essa mídia vem ganhando tanta relevância no cenário atual, sendo utilizados até mesmo com propósitos de marketing digital.

Ouça nosso vídeo, confira as dicas de três importantes produtores de podcasts do país e continue lendo o artigo:

O que é podcast?

Se formos fazer um paralelo, pense na televisão e na Netflix! A televisão passa conteúdo audiovisual de acordo com a programação das emissoras enquanto a Netflix trabalha com conteúdo audiovisual sob demanda, certo?

Seguindo a mesma lógica, o rádio seria uma plataforma de conteúdo em áudio de acordo com a programação das emissoras enquanto os podcasts distribuem esse tipo de conteúdo sob demanda pela internet. Não é atoa que o ‘pod’ em podcast vem exatamente da expressão ‘personal on demand’, que, em português, se traduziria como ‘pessoal sob demanda’.

Então, o podcast é um conteúdo de mídia focado somente em áudio que o usuário pode acompanhar quando quiser, tendo mais controle sobre o que deseja ouvir.

Por que o podcast cresce tanto?

Se você ainda nunca ouviu falar em podcast, provavelmente ouvirá em breve. Essa mídia está se popularizando em ritmo acelerado, sobretudo para um público jovem ligado à tecnologia.

  • Amplo acesso: uma das vantagens mais atraentes dos podcasts é o fato de que a maioria esmagadora disponibiliza conteúdo gratuito. Além de grátis, os podcasts são distribuídos pela internet, o que faz com que eles alcancem públicos cada vez maiores.
  • Conteúdo em áudio: é verdade que os vídeos ainda são o formato de conteúdo preferido das pessoas, mas, o áudio não fica muito para trás. O conteúdo em áudio oferece a possibilidade de ser consumido com atenção dividida, ou seja, você pode colocar um podcast enquanto dirige, trabalha ou faz tarefas domésticas e não perde absolutamente nada! O mesmo não pode ser dito para os vídeos, que exigem atenção focada tanto no áudio quanto na imagem, na maioria das vezes.
  • Temas variados: tem interesse em algum assunto? Provavelmente há um podcast voltado para isso. Ouvir podcasts pode ter finalidade de entretenimento, estudo, informativo e até mesmo desenvolvimento pessoal. As possibilidades são inúmeras.
  • Você no controle! É possível ouvir a um podcast quando e da forma que você preferir. Sem controle das emissoras, você pode ouvir quando quiser e em alguns casos até fazer o download da mídia para ouvir no melhor momento, podendo até pausar o conteúdo para continuar depois.

Como ouvir?

Claro, o fácil acesso também diz respeito às plataformas de distribuição desses conteúdos. Além de você ter a oportunidade de baixar esse conteúdo e ouvir no seu dispositivo favorito – smartphone, iPod ou até pc – alguma plataformas de áudio já investem na distribuição em massa de podcasts.

O Spotify, por exemplo, já inclui uma seção específica para publicação de podcasts e os separa de acordo com temas, o que permite não só a facilidade de ouvir o seu programa favorito, mas também a fácil descoberta de podcasts novos.

Alguns dados interessantes sobre o consumo de podcasts no Brasil

Em 2018 a AbPod (Associação Brasileira de Podcasts) realizou uma pesquisa com mais de 22 mil participantes, entre eles ouvintes, produtores e não-ouvintes de podcasts e divulgaram dados valiosos sobre o assunto. Dê uma olhada em algumas informações relevantes sobre o consumo de podcast e inspire-se!

  • 31% dos ouvintes de podcast têm entre 30 e 39 anos;
  • 32% possuem ensino superior completo;
  • 22% trabalham com tecnologia.
  • A maioria (55%) dos ouvintes moram na região sudeste do país.
  • 92,1% das vezes os ouvintes acompanham os podcasts por meio de smartphones.
  • Debates e entrevistas são os formatos favoritos dos ouvintes de podcasts.
  • 41,6% dos ouvintes acreditam que o tamanho ideal de um podcast gira em torno de 1h e 1h30m.
  • 35% dos ouvintes estão dispostos a pagar até R$19,99 mensalmente para ouvir seus podcasts favoritos.
  • 75% descobrem novos podcasts por indicação de outros programas que acompanham.
  • 42% dos ouvintes de podcast já adquiriram um produto indicado no programa.

Se você quiser acessar a pesquisa completa, pode clicar aqui e conferir na íntegra!

E então? Inspirado para começar a produzir seus próprios podcasts? Então aproveite para conferir nosso artigo especial sobre captação de áudio e baixe também nosso ebook para descobrir como você pode criar seu próprio estúdio de gravação – com baixo orçamento!

estudio de gravacao para usar aplicativos para gravar videos

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários