• Blog
  • >
  • Insights
  • Procrastinar: como quebrar esse hábito e começar a colocar suas ideias em prática.

Procrastinar: como quebrar esse hábito e começar a colocar suas ideias em prática.

Pode confessar: você também já procrastinou pelo menos uma vez na vida. É possível dizer que o ato de procrastinar já foi vivenciado por todas as pessoas ao menos uma vez, inclusive aquelas que você pode achar super focadas e produtivas.

O cuidado deve estar no momento no qual a procrastinação vira um hábito e se torna patológico, quase que como uma autossabotagem que acaba com o nosso bem mais precioso, que pertence única e exclusivamente a nós mesmos: o tempo.

Neste artigo vamos falar sobre procrastinação e como ela impacta na vida das pessoas, seja no âmbito pessoal e profissional. Além disso, vamos te dar dicas para que você pare logo com o hábito nocivo de deixar tudo para depois. Vamos parar de procrastinar e ler logo este artigo?

O que é procrastinar? 

A procrastinação, popularmente conhecida pela famosa frase que dizemos a nós mesmos “vou deixar essa tarefa para amanhã”, é o atraso de forma intencional e frequente do início ou da conclusão de uma tarefa. 

Esse adiamento acontece porque a tarefa a ser executada causa algum tipo de desconforto e cada pessoa sente de um jeito, pode ser desde uma ansiedade com a entrega até um arrependimento relacionado a ela.  

Muitas vezes procrastinar pode gerar um sentimento de tristeza, mas mesmo saber do sofrimento vindo da procrastinação, muitas pessoas não conseguem mudar de comportamento e mudar de hábito. 

Por que procrastinamos? 

Se sabemos das complicações causadas pela procrastinação, então por que insistimos em procrastinar? 

Estudos apontam que a procrastinação é derivada de nossos tempos mais antigos. Já existiu uma época para os seres humanos em que nós não fazíamos planos para o futuro e a maior das preocupações era qual seria o alimento do dia.

Depois de milhares de anos o tempo mudou e com o avanço da tecnologia e as novas relações de trabalho, vivemos em uma sociedade acostumada a agir por impulso. Sendo assim, damos mais importância ao que é urgente, ou seja, que precisa ser resolvido na hora, do que às coisas que são realmente prioridade na nossa vida ou no trabalho. É por isso que se o ser humano não permanece concentrado na atividade que está realizando, ele está sujeito a procrastinar. 

Muitas vezes a escolha por procrastinar também se relaciona com a tarefa, nós escolhemos aquelas atividades que são mais prazerosas e procrastinamos nas tarefas que nos exigem mais esforço ou que vão gerar cansaço físico ou emocional. Pense, é muito mais fácil você deixar para amanhã um relatório difícil de ser concretizado, que exige horas de pensamento e análise, do que a tarefa de ir ao shopping comprar panelas para a casa que você acabou de mudar e está super empolgado. 

As atividades que são mais fáceis e que o nosso cérebro percebe como mais benéficas e divertidas se tornam mais atraentes e assim não procrastinamos. Porém, a nossa vida não é feita apenas de tarefas divertidas e a procrastinação pode ser uma vilã terrível nos nossos compromissos rotineiros. 

Para evitar que a procrastinação seja um hábito na sua vida, separamos algumas dicas preciosas que farão você parar de deixar tudo para depois. 

6 dicas para parar de procrastinar.

1. Identifique um padrão.

Para começar, tente entender de onde o problema da procrastinação surge. Tente lembrar das vezes que você procrastinou e se mantenha focado para lembrar do que te faz procrastinar. 

Leve a tarefa de identificar o padrão da procrastinação para o seu cotidiano e durante o seu dia observe aquelas tarefas que você quer deixar depois, anote quais são e assim você será capaz de entender quais tarefas tiram a sua concentração e que por isso você costuma adiar. 

2. Comece o dia sem procrastinar.

Um dos primeiros atos de procrastinação está no momento de acordar. Após aquela boa noite de sono o despertador toca e é hora de levantar para ir para o trabalho, escola, faculdade, academia, ou qualquer outro compromisso que não te anima tanto assim. 

Porém enfrente de uma vez e evite ficar colocando sonecas no despertador. Acordar no primeiro toque te fará se sentir mais motivado para viver um dia sem procrastinação. 

3. Não tente fazer tudo de uma vez.

Ser multitarefa pode te atrapalhar em muitos os casos. Você pode achar que está realizando mais de uma tarefa no mesmo momento e assim ganhando tempo no seu dia, o problema estará no instante em que você perceber que nenhuma das tarefas foi executada da melhor forma e algumas, inclusive, nem foram concluídas. 

Vá com calma e se concentre em uma tarefa de cada vez. Quando terminar uma, vá para a próxima e assim por diante.  

4. Não se deixe afetar por estímulos externos.

O ambiente faz parte da nossa vida e ele afeta a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Na hora de executar uma tarefa é preciso ter foco, mas estar cercado por estímulos externos te farão perder a concentração mais rapidamente.

Por isso, deixe de lado tudo aquilo que você sabe que te atrapalha. O celular do lado da mesa te faz ficar querendo olhar as notificações das redes sociais? Então desligue o celular durante a execução de tarefas mais complicadas. Evite distrações! 

5. Crie uma lista de tarefas.

Nesta dica é importante que você liste todas as tarefas que precisa fazer. Depois elenque as tarefas por ordem de prioridade, o que ajudará a ter mais clareza do que você deve fazer sem se arriscar a fazer uma tarefa mais simples, mas menos prioritária primeiro, deixando o que era realmente necessário ficar atrasado. 

Além de criar a lista, lembre-se de desdobrar cada tarefa que seja mais complexa em subtarefas que você precisa executar para terminar a principal. Essa dica ajuda você a ver o seu progresso e se sentir mais motivado a finalizar a sua lista. 

6. Busque técnicas de produtividade, como a Técnica Pomodoro.

Por fim, a nossa última dica é que você busque por técnicas que aumentem a produtividade. Cada pessoa é um indivíduo único, com suas particularidades. Para algumas pessoas funciona acordar mais cedo para realizar todas as tarefas, outras detestam acordar cedo e preferem cumprir os seus afazeres a noite, por exemplo. É por isso que você deve encontrar uma maneira que se encaixe com o seu perfil. 

De toda forma, uma técnica bastante conhecida para aumentar a produtividade é a Técnica Pomodoro. Ela consiste em trabalhar por períodos de 25 minutos extremamente focado na tarefa, sem nenhuma interferência externa. Os períodos de foco devem ser intercalados por pausas de 5 minutos. As pausas servem para descanso, ir ao banheiro, tomar água, ou se divertir, mexendo no celular, por exemplo. 

Depois de 4 ciclos de 25 minutos de concentração + 5 minutos de pausa, se tem uma pausa maior, durando 30 minutos e depois o ciclo recomeça. 


A procrastinação pode ser um problema que afeta a vida pessoal e profissional das pessoas e, com tempo, pode realmente afetar a saúde da sua empresa. É importante entender o que pode levar à procrastinação e tomar ações efetivas para impedir que isso atrapalhe a produtividade.

Neste infográfico você pode conferir 15 dicas importantes para melhorar a produtividade dos colaboradores de sua organização. Clique aqui e confira!

dicas para melhorar o desempenho e evitar procrastinar

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários