• Blog
  • >
  • Insights
  • Professor EAD: Qual a importância desse profissional e como se tornar um?

Professor EAD: Qual a importância desse profissional e como se tornar um?

Estamos vivendo, talvez, o momento mais importante do EAD no Brasil. Com tanta inovação, novas tecnologias e, sobretudo, a expansão do acesso à internet, cada vez mais instituições de ensino e produtores de conteúdo começam a apostar no ensino a distância no país.

Além disso, o EAD é mais econômico, mais flexível e coloca o aluno como protagonista! É por isso que cada vez mais alunos de graduação optam por estudar na modalidade a distância e, muito além da educação formal, os cursos livres e de capacitação não param de crescer.

No país, mais de 1 milhão de estudantes são alunos da modalidade EAD. Nos últimos 10 anos, houve um crescimento de 1000% desse número. Mas acredite, além desses dados impressionantes, a expectativa é de que cresça ainda mais.

Segundo pesquisa da Sagah, o movimento dos estudantes para o ensino a distância indica que, em apenas 5 anos, a maior parte (51%) dos estudantes do Brasil esteja matriculada em um curso EAD. E com o crescimento do número de estudantes de ensino a distância, é claro que há maior procura e valorização do professor EAD, certo? É por isso que agora pode ser o momento ideal para você investir nesse mercado, tirar sua ideia do papel e criar o seu curso online.

Confira nesse artigo tudo que você precisa saber para se tornar um Professor EAD de sucesso! Vamos lá?

Confira também, antes de começar, o nosso guia completo sobre a utilização de vídeos no seu negócio EAD. Clique aqui!

importancia dos videos online no ead

Quem é o Professor EAD?

Qualquer que seja o ambiente de aprendizado, o papel do professor é muito importante. Muita gente pode achar que no ensino a distância não há um professor (ou tutor) ou até mesmo que não existe a necessidade de ter, mas isso está muito longe da realidade. No ensino a distância, é claro, não há uma interação face a face, mas, ainda assim, o professor EAD é uma figura importantíssima nas aulas, assim como na educação tradicional.

Nesse caso, o professor EAD é aquele que irá montar o curso, planejar o conteúdo que será ensinado, fazer o plano de aula e, efetivamente, gravar as videoaulas. Além disso, o professor EAD ainda pode planejar materiais e atividades extra, bolar exercícios avaliativos e pensar em diversas outras maneiras de auxiliar o aprendizado dos alunos. Então, podemos dizer que, de certo modo, o professor EAD cumpre praticamente as mesmas funções que um professor presencial, ainda que de uma forma um pouco diferente.

professor ead

Importância do professor EAD.

Assim como na educação presencial, o papel do professor na EAD é muito importante. É claro que cada pessoa tem sua própria forma de aprender, mas, no geral, a aprendizagem é mais simples se há uma boa interação entre professor e alunos. Pense só, você preferiria aprender a um conteúdo complexo ouvindo uma explicação de um especialista ou apenas lendo um texto por conta própria? Pois é, a maioria das pessoas aprende melhor quando são, efetivamente, ensinadas por alguém.

Então, nos cursos online, podemos dizer que o professor EAD é aquele que irá ser “a cara” do curso. Sendo o rosto que ensina nas videoaulas, o professor fará a ponte entre o aluno e o conteúdo, tudo isso sendo mediado pela plataforma EAD.

Definitivamente, engana-se quem acredita que um curso online não precisa de um professor ou gestor, já que tudo será feito por meio da internet. A importância de um professor EAD começa desde o momento de entender o público para saber como preparar o curso da melhor forma possível, criando um ambiente de ensino agradável e efetivo para os estudantes, até no acompanhamento do aprendizado dos alunos, buscando sempre se adaptar e se aprimorar a todo momento.

Agora que você sabe a importância de um professor EAD, pode começar a se lançar nesse mercado tão rico, certo? Se você já pensou em criar o seu próprio curso online, confira algumas habilidades que um professor EAD deve ter e comece a se inspirar agora mesmo.

Características importantes de um professor EAD.

Como já dissemos, ser um professor na modalidade a distância se assemelha a ser um professor presencial, afinal, ambos possuem os mesmos objetivos: contribuir de forma positiva no aprendizado dos alunos. Porém, entre as duas modalidades, as formas de alcançar esses objetivos serão um pouco distintas.

Entendimento do público.

Primeiramente, para ser um bom professor EAD e criar um excelente curso online, você precisa ter um bom entendimento de quem é o seu público. Assim como lecionar na sala de aula, é imprescindível que o professor EAD saiba se comunicar na mesma linguagem que os alunos. Esse é uma característica primordial para qualquer curso online. É claro que o público pode ser um pouco heterogêneo, mas se, no geral, sua aula é para pessoas já graduadas, a linguagem e a forma de passar o conteúdo será bem diferente se o seu público fosse formado por estudantes do ensino médio (um cursinho pré-ENEM, por exemplo), certo? Por isso, tente sempre entender quem é o seu público e qual é a melhor forma de ajudá-lo.

Isso também vai te ajudar na hora de pensar em materiais extra e referências que eles irão se relacionar. Assim, sua aula ficará muito mais interessante e os alunos se lembrarão das informações com muito mais facilidade.

Inovação.

Muito relacionado com o ponto anterior, um professor EAD deve ter inovação sempre em mente! Um público que procura o ensino a distância é bem diferente do público da educação tradicional. Em geral, são pessoas mais velhas e que querem um ensino inovador, dinâmico, centrado no aluno e bastante diferente do ensino tradicional. Por isso, se você tentar adotar a mesma estratégia que usa em sala de aula tradicional, pode acabar não dando tão certo assim e os alunos podem abandonar o curso.

Então, para ter uma boa retenção de público, é importante sempre buscar formas inovadoras de passar o conteúdo.

Por exemplo, você já ouviu falar em gamification? Em resumo, gamification é a utilização de jogos (por isso o termo game) em outros contextos, como o educacional. Essa técnica é muito utilizada na educação de forma a criar mais engajamento e até deixar os estudantes mais motivados! Como o ensino a distância já é bastante focado em tecnologia, há maior variedade de jogos e formatos que podem ser utilizados, tornando esse modelo de educação bastante versátil!

Se você é criativo (a) e gosta de inovar, já tem uma excelente característica para se tornar um ótimo Professor EAD!

Familiarizado com tecnologia.

Uma característica importante do ensino a distância é o fato de ser altamente ligado à tecnologia. Então, é claro, quem quer ser professor EAD precisa ter certa familiaridade com dispositivos eletrônicos, tecnologia e internet. Vária plataformas de cursos online são de fácil utilização, mas ainda assim, é preciso conhecer um pouco para poder aproveitar ao máximo tudo que elas podem oferecer para melhorar não só a experiência do professor, mas dos alunos, principalmente.

Algumas plataformas possuem várias funcionalidades que podem auxiliar ainda mais o professor EAD, como a inserção de chats, anexos, customização completa para identidade visual do negócio e muito mais. Então, quanto mais houver familiaridade com essas ferramentas, melhor será o curso!

Adaptação.

Uma outra característica importantíssima para um professor EAD é a adaptação! Professores, sobretudo os que são acostumados a lecionarem em sala de aula, precisam de adaptar ao ensino a distância, afinal, o modelo é completamente diferente. Na educação tradicional, o professor assume um papel bastante ativo no aprendizado, enquanto o aluno assume um papel um pouco mais passivo. No EAD é exatamente o contrário. Um ponto fundamental do ensino a distância é o fato de que o aluno está no controle! É ele quem decide quando, onde e em qual velocidade irá assistir às aulas, sendo o protagonista no próprio aprendizado. É claro que o papel do professor na EAD é muito importante, mas o foco é no estudante!

E por que adaptação? Tentar utilizar o mesmo modelo da educação formal no EAD, como prazos fixos e atividades avaliativas tradicionais pode ser um grande erro! Assim como entender qual público, é preciso entender o próprio ensino a distância e aprender como se adaptar a essas peculiaridades.

Sobre esse aspecto, a PUC Minas, que hoje investe bastante no modelo de educação a distância, bateu um papo com a Samba Tech sobre as formas que acharam para ajudar os professores EAD na adaptação da mudança do modelo presencial para o online. Confira:

Dicas para ser um excelente professor EAD!

E agora que você já entendeu a importância de um professor EAD e quais as principais características desse profissional, que tal conferir algumas dicas para você gravar suas próprias videoaulas e se lançar de vez nesse mercado?

Hoje em dia, com tanto avanço na tecnologia e novos equipamentos disponíveis no mercado a preços acessíveis, gravar as próprias videoaulas e montar seu curso online de casa já é realidade! Porém, é sempre importante ter bastante atenção em alguns detalhes. Confira aqui algumas dicas de como gravar videoaulas incríveis para se tornar um excelente professor EAD.

Escolha os melhores equipamentos.

Esse primeiro ponto pode parecer óbvio, mas é sempre bom mencionar. Se você trabalha com vídeos, deve sempre estar atento à qualidade das suas produções, certo? Se o seu negócio é EAD, esse ponto se torna ainda mais importante. Trabalhar com EAD é trabalhar diretamente com o sonho das pessoas, então, é preciso sempre levar a sério e proporcionar a melhor experiência possível a elas.

O primeiro passo para se gravar videoaulas de boa qualidade é a escolha dos equipamentos. É muito importante escolher a melhor câmera, microfone, adicionar alguns efeitos e, ao final disso tudo, fazer a edição que irá amarrar todo esse trabalho.

Mas não se preocupe, não é necessário gastar rios de dinheiro com esses equipamentos. Se você quiser conferir tudo sobre o assunto, separamos estes artigos aqui que podem te ajudar. Confira!

E você pode, também, baixar esse material gratuito sobre como montar seu próprio estúdio de gravação caseiro! É só clicar aqui.

estudio de gravacao

Ajude a interação.

Não é só porque o curso é remoto que não terá interação entre os alunos e professor EAD, certo? Uma excelente forma de manter alunos estimulados é encorajando a interação, não só entre o professor e eles, mas entre os outros alunos também.

Uma forma eficaz de se fazer isso é criando um blog! No blog, você pode encorajar discussões, sanar dúvidas e criar um ambiente extra de aprendizado.

Dessa forma, você pode suprir um pouco a falta de interação face a face no EAD.

Seja coerente, coeso e conciso.

Uma outra dica é ser coerente com o plano de ensino. Crie um cronograma que seja claro e coerente e que respeite a curva de aprendizado dos alunos. Uma ótima maneira de fazer isso é segmentando o conteúdo.

Lembre-se sempre: uma videoaula não é uma aula presencial! Ou seja, o ideal é fazer aulas mais curtas, com conteúdo bem dividido. Cada videoaula deve abordar um único assunto e, mais importante ainda, o professor deve evitar devaneios excessivos.

Em uma aula presencial é normal que o professor pare, faça um comentário sobre outro assunto, conte uma piada ou uma história, mas, na modalidade online, o ideal é que o professor EAD foque somente no assunto. Isso acontece porque a chance de um aluno dispersar é muito maior se ele estiver assistindo a uma videoaula, ainda mais com tantas distrações ao nosso redor, como as próprias redes sociais.

Então, para ter um curso online de sucesso, segmente seu conteúdo, seja claro e sempre muito conciso.


O ensino a distância é bastante diferente do ensino tradicional, mas, ainda assim, o papel do professor EAD é tão importante quando de um professor de sala de aula tradicional. Para se tornar um professor EAD é preciso desenvolver algumas características e algumas atividades importantes, mas com bastante dedicação e trabalho, é mais do que possível ter um curso online de sucesso!

E aí, gostou das dicas? Acredita que existem outras características importantes que um professor EAD deve ter para ter sucesso? Deixe seu comentário e contribua para nossa discussão.

E se você quiser saber se já está pronto para colocar seu curso online no ar, pode conferir aqui nosso checklist! É gratuito e muito simples. Basta clicar no link ou na imagem abaixo.

checklist ead

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários