• Blog
  • >
  • Insights
  • Programa de afiliados: vantagem para infoprodutores e distribuidores

Programa de afiliados: vantagem para infoprodutores e distribuidores

Com a facilidade de acesso à internet cada vez maior e o aumento da confiança do público para realizar transações no ambiente online, o empreendedorismo digital tem se fortalecido e muita gente procura por uma chance de ganhar dinheiro nesse espaço – seja para poder trabalhar de casa e ser seu próprio patrão, ou para ter alguma renda extra. Por isso, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas que tenham algum tipo de negócio online e isso se tornou ainda mais expressivo com a popularização de um sistema específico: o programa de afiliados.

Um programa de afiliados é uma rede que envolve infoprodutores, anunciantes, publishers, afiliados e consumidores comuns e que, no final das contas, traz benefícios para todos eles. Os primeiros programas surgiram no ambiente offline, antes mesmo das vendas pela internet se tornarem populares, e hoje eles são conhecidos por grande parte das pessoas que procura por uma oportunidade de ganhar dinheiro na internet: seja vendendo mais, ou sendo um intermediador dessas vendas.

Portanto, é hora de descobrir tudo sobre esse assunto e ver como um programa de afiliados pode ser ideal para você! Para te ajudar, fizemos duas trilhas separadas por interesse: uma é ideal para quem é produtor ou anunciante e quer melhorar suas vendas, e outra é para quem quer se tornar um distribuidor e ter renda com as comissões das vendas na internet.

Sou um infoprodutor e quero ser anunciante:

Quero ser um afiliado:

E antes de começar, você pode aproveitar também para descobrir como os vídeos também podem te ajudar a melhorar suas vendas na internet. Confira o infográfico!

vendas online

O que é um programa de afiliados?

Para começar, independente do seu interesse, você deve compreender o que é um programa de afiliados.

Um programa de afiliados é, basicamente, uma grande rede em que marcas e produtores cadastram seus produtos – digitais ou não – e diversas pessoas divulgam esses produtos, seja por um site, blog, redes sociais ou anúncios.

E quem são esses produtores e marcas? Normalmente, pessoas ou grupos interessados em aumentar as vendas e ganhar abrangência na internet com aquilo que eles oferecem. Eles podem ser produtores de cursos livres ou materiais digitais, especialistas em algo, consultores, donos de e-commerces ou representantes de grandes marcas, como Submarino, Americanas, ShopTime e muitas mais. Eles são chamados de produtores ou anunciantes.

Já os publishers, ou as pessoas que vão promover os produtos, podem ser produtores de conteúdo gratuito – donos de sites, especialistas em algum assunto, donos de blogs e portais de notícias, digital influencers – ou apenas alguém interessado em ter uma renda extra com a internet. Eles são chamados afiliados.

Com isso em mente, vamos ao próximo ponto que todos devem saber:       

Como funciona um programa de afiliados e como eu posso fazer parte dele?

Existem diversos sistemas de afiliados disponíveis e para entrar em um deles, tanto os anunciantes quanto os distribuidores, devem realizar um cadastro. Esse cadastro é feito de forma rápida, pelo próprio site do programa, e tudo que você precisa fazer é preencher algumas informações.

No caso do anunciante, normalmente será preciso oferecer dados sobre o negócio, os produtos oferecidos e o site em que eles estão. Já com os afiliados, serão pedidas informações pessoais. Em alguns casos, para os afiliados, pode ser exigido que a pessoa tenha um site ou outro portal em que possa divulgar as ofertas. Porém, na maioria dos casos isso não é necessário, uma vez que as plataformas utilizam o link de afiliado.

Feito o cadastro, tudo que os anunciantes precisam fazer é escolher as ofertas que disponibilizarão para os afiliados. Cada sistema possui uma forma de funcionamento e é necessário seguir passos diferentes para cadastrar aquilo que você quer vender. Então, os afiliados poderão ver os produtos disponíveis, escolher os que mais lhes interessam e começar a divulgar.

Na hora em que o afiliado escolhe o produto, é gerado um link específico para ele, que poderá ser divulgado de diferentes formas – de acordo com o tipo de atuação do afiliado. Por meio desse link, cada ação pode ser monitorada e, caso a audiência do afiliado concretize uma compra a partir dele, ele será comissionado. Ou seja, parte do lucro vai para o afiliado, sendo depositado em sua conta, e claro, o anunciante também sai ganhando, uma vez que consegue vender mais e ter uma audiência de maior qualidade a partir dos distribuidores. A plataforma também se beneficia e fica com uma parte do lucro.

Nossa dica: cadastre-se em uma das maiores redes de afiliados do Brasil, a Lomadee

Se você está em busca de uma boa plataforma para começar a fazer parte do sistema de afiliados, nossa dica é que você experimente trabalhar com a Lomadee.

A Lomadee é uma das maiores redes de afiliados do Brasil, com milhares de distribuidores garantindo mais visibilidade para os produtores, e possui materiais de alta qualidade, que tornam a vida do afiliado mais fácil e as vendas melhores.

O cadastro nessa rede é simples, rápido e você não precisa ter um site ou outro ambiente para começar a divulgar.

Além do mais, se você é cliente Samba Play, pode divulgar seus cursos e vídeos de forma exclusiva nessa plataforma – que é parceira da Samba. Esse é um benefício tanto para o produtor de conteúdo do Samba Play, que ganha mais um canal de distribuição e mais visibilidade com seus conteúdos, quanto para quem quer se tornar um afiliado, já que esses produtos são de alta qualidade e podem te ajudar a alcançar resultados positivos muito mais facilmente.

E se você ainda não conhece o Samba Play, faça um tour pela plataforma clicando aqui!

Quais as vantagens do programa de afiliados para um anunciante ou infoprodutor?

Como já citamos, o anunciante que escolhe entrar em um programa de afiliados, consegue se beneficiar de diferentes formas. A primeira e mais importante delas é pelo aumento das suas vendas.

Com o sistema de afiliados, o anunciante ganha mais uma série de canais nos quais seu produto será divulgado e, com isso, tem muito mais chances de concretizar vendas e de ter consumidores qualificados. E sabe o que é melhor? O investimento inicial é zero. Você não paga nada até que o afiliado tenha realmente realizado uma venda.

Além do mais, com a aparição nesses diferentes locais, o produtor também fortalece sua marca e fica mais presente na memória do público. Assim, mesmo se uma pessoa não adquirir o produto na hora em que ver o anúncio, quando estiver preparada para a compra e precisando dele, ela vai lembrar da empresa e terá muito mais chances de comprar.

E se você está com medo de ter sua margem de lucro muito reduzida por conta da divisão com o afiliado e a plataforma, fique tranquilo! Nesses programas, normalmente o volume de vendas compensa (e muito) qualquer tipo de diminuição no lucro da venda única.      

Quer aprender sobre outras estratégias para fazer seus infoprodutos serem um sucesso? Confira também este material sobre como atrair mais assinantes e compradores:

Quais as vantagens do programa de afiliados para quem quer distribuir infoprodutos?

Para quem decide se tornar um afiliado, os benefícios também são excelentes – não é a toa que tem tanta gente embarcando nessa tendência.

Ser um afiliado é uma das únicas formas de ganhar dinheiro com um negócio sem necessariamente ser dono dele. A pessoa que distribui produtos e conteúdos nesses sistemas não é a responsável pela produção de nenhuma dessas coisas e ainda tem a vantagem de não precisar lidar com o consumidor final e todas as burocracias que normalmente existem em uma compra online, como logística, aprovação do pagamento, pós venda e etc.

Sua responsabilidade é apenas fazer a venda e, por isso, ele será recompensado. O afiliado ganha uma parte do lucro em todas as transações realizadas – de acordo com o objetivo definido pelo anunciante, que pode ser de concretização de compra ou instalação de um aplicativo, por exemplo – e pode conseguir um bom retorno se souber trabalhar da maneira certa, com planejamento, bons produtos e disciplina.

Em quais meios um afiliado pode divulgar os infoprodutos?

Uma vez que o afiliado faz seu cadastro em uma plataforma, ele é quem escolhe como vai divulgar os produtos selecionados. Não há como dizer qual meio é mais eficiente, pois isso vai depender de diferentes fatores, como tipo de produto, audiência que o afiliado tem, onde ele se comunica melhor com as pessoas e muito mais.

A seguir, vamos mostrar algumas possibilidades e dar exemplos de situações em que cada meio seria mais adequado. Confira:

Blog ou site

Se você se tornou um afiliado, uma boa opção para divulgar os produtos é usando um blog ou site próprio. Se você já tem esse espaço, aproveite para escolher ofertas relacionadas ao assunto sobre o qual você fala e, além de banners e CTAs, trabalhe também com posts que tenham a ver com os produtos. Nesses casos, conhecer um pouco sobre SEO pode te ajudar a se destacar e concretizar mais vendas.

Uma boa opção é também escrever para blogs de parceiros e incluir alguns links de referência para seu site.   

Porém, se você ainda não tem um blog, criar um é uma boa opção, mas pode acabar exigindo muito mais esforço e dedicação do que você imagina. Afinal, não basta apenas ter o blog e inserir seus anúncios. Você precisará ter tráfego e construir uma audiência que irá ver esses anúncios e, para isso, precisará criar conteúdos constantemente, aprender um pouco sobre marketing digital, redes sociais e muito mais. Por isso, na maioria das vezes, se você não tem um blog ou site, é melhor apostar em outros meios que também podem ser eficientes, como o que vamos falar a seguir.

Redes Sociais

Outra forma de divulgar seus produtos de uma rede de afiliados é utilizando suas redes sociais. Nesses ambientes, você pode criar suas próprias páginas e fazer publicações segmentadas, que são capazes de alcançar um público extremamente qualificado.

Nesse caso, se você tiver um perfil ou uma página com uma audiência grande e já bem definida, assim como no blog, pode escolher os produtos e ofertas que mais se adequem a ela e começar a divulgar.

Porém, aqui, caso você não tenha um público consolidado, será muito mais fácil fazer as distribuições e conseguir melhores resultados do que no blog. Isso porque na maioria das redes sociais, como no Facebook, é possível criar uma página e, mesmo que ela tenha pouca audiência, fazer conteúdos patrocinados com objetivos e direcionamentos específicos.

Assim, você já pode conseguir bons resultados antes mesmo de ter uma marca e posicionamento fortes, investindo apenas o que você achar justo em função do retorno esperado.

Google Adwords

Outra forma interessante pela qual os afiliados podem divulgar seus produtos é pelo Google Adwords.

Nesse caso, diferentemente dos dois exemplos anteriores, você não precisa ser dono de um site, página ou ter uma marca para poder fazer suas ofertas. Apenas com uma conta de anunciante no próprio Google Adwords, você pode começar a fazer seus anúncios e aparecer em destaque nas pesquisas do buscador.

Para começar a anunciar usando essa ferramenta, você talvez precise de um pouco de estudo e orientação, uma vez que seu sistema é um pouco complexo. Saber sobre SEO e psicologia de busca pode te ajudar.  

Email Marketing

Outra forma de conseguir mais retorno em um programa de afiliados é por meio do disparo de emails para listas de contatos específicas.

Caso você já tenha alguma audiência de listas de contato do seu Blog, site ou de alguma campanha de anúncios, é interessante enviar as ofertas por email de forma contextual e de acordo com os interesses dessa audiência. Assim, você pode acabar gerando boas vendas e tendo mais retorno como afiliado.

Entretanto, com os emails, é muito importante ficar atento para não ser taxado como spam. Boas práticas nesses casos são:

  • Nunca enviar mais de um email para as mesmas pessoas em um intervalo muito curto de tempo (dias, por exemplo)
  • Não comprar listas de contato ou enviar emails para pessoas sem autorização.
  • Jamais reaproveitar listas que não tenham a menor relação com o que você está oferecendo.   
  • Aliar as divulgações a algum tipo de conteúdo rico.
  • Não agir como um vendedor, mas como um conselheiro, que só quer o melhor para seu público.

Com isso, você torna sua divulgação sustentável e sempre vai conseguir bons retornos!

Como um afiliado pode ter mais sucesso com esse sistema?

Uma vez que você já sabe como funciona um programa de afiliados e quais são os principais meios para fazer suas ofertas, é válido também ficar atento à algumas dicas que podem aumentar (e muito) o seu sucesso.

Listamos algumas delas a seguir:  

Divulgue apenas produtos de alta qualidade

Se você divulga um produto de baixa qualidade, no qual você mesmo não confia, pode estar contribuindo para seu próprio fracasso em um sistema de afiliados. Isso porque, mais cedo ou mais tarde, sua audiência vai acabar descobrindo que suas ofertas são uma fraude e então, além de ficar com uma péssima imagem perante quem já comprou, você perderá sua credibilidade e relevância na hora de fazer novos anúncios.

Então, antes de fazer ofertas de um serviço ou produto, procure saber se ele é realmente bom, se os compradores recentes ficaram satisfeitos e se ele é adequado para sua audiência. Se inscrever em uma boa plataforma de afiliados também vai te ajudar a evitar produtos ruins e que possam te dar prejuízo.   

Escolha produtos de acordo com sua especialidade e nicho de atuação

Outra dica é sempre fazer seus anúncios com base em seu nicho de atuação, no seu tipo de audiência, e na sua especialidade. Se você não faz suas ofertas de forma contextual e estratégica para as pessoas certas, não importa o quão maravilhoso seja o produto, você nunca terá os melhores resultados.

Portanto, na hora de escolher seu produto e fazer o anúncio sempre leve em conta a persona a quem ele é destinado e se ela é compatível com o público que você atinge nas redes. Assim, você não perde a relevância perante o público e com certeza terá melhores resultados com seus anúncios.

E se você não entende muito sobre nichos de mercado e quer aprender mais, esse material aqui pode te ajudar:

nichos de mercado e sua importancia para divulgar canal

Construa certa autoridade na internet

Quando você precisa de um conselho sobre qualquer assunto, prefere ouvir um especialista no assunto ou apenas uma pessoa aleatória da internet? Na maioria das vezes a resposta para essa pergunta é bem óbvia: um especialista. E é importante saber que esse questionamento também pode ser a chave para que você venda mais como afiliado.

Se você for um especialista em um assunto relacionado ao produto que está vendendo, as chances de você ser ouvido e das pessoas seguirem seu conselho são muito maiores do que se você for apenas mais um na multidão.

Por isso, vale a pena investir na construção de autoridade e de sua marca pessoal na internet. Comece a escrever artigos periodicamente no Medium, dê sua opinião sobre assuntos dos quais você entende, faça um Blog, se torne mais ativo no LinkedIn e procure por outras formas de fortalecer sua imagem e marca online.

Não faça spam

Uma outra regra de ouro para quem quer se dar bem em uma rede de afiliados é: nunca faça spam!

Se você trabalha com listas de email ou mensagens compradas, faz ofertas irreais a seus clientes ou fica insistentemente tentando vender algo – mesmo que o produto não seja adequado à audiência – pode ser taxado como spammer. Com isso, além de ser punido por certas ferramentas e redes sociais, você pode acabar perdendo toda a sua credibilidade e se tornando um nome nada querido pelas pessoas.

Então, pense bem antes de fazer qualquer tipo de spam e sempre tenha em mente que todo resultado que você conseguir nunca será capaz de compensar as perdas que esse tipo de prática tem como consequência.

Entenda sobre marketing digital

Por fim, algo que vai te ajudar em todas as etapas da sua estratégia de vendas é conhecer e entender sobre marketing digital. Assim, você poderá utilizar o melhor de cada canal de comunicação e impactar sua audiência de maneiras mais eficientes, gerando melhores resultados – e mais dinheiro.

Aprenda sobre geração de conteúdo, personas, uso de redes sociais, SEO, fluxos de nutrição e sempre procure aperfeiçoar sua estratégia e sua abordagem na internet. Assim, você conseguirá alcançar números mais expressivos e tornará seu negócio sustentável no longo prazo.


Agora que você já sabe o que é um programa de afiliados e como ele pode trazer benefícios tanto para os produtores quanto para os afiliados, procure por uma boa plataforma e cadastre-se já!

Como ressaltamos, nossa indicação é a Lomadee. Além de ser uma das maiores redes de afiliados do Brasil, capaz de trazer os melhores resultados para o produtor, possui conteúdos e ofertas de altíssima qualidade, que facilitarão a vida de quem quer ser um afiliado.

Lá, por exemplo, você encontra cursos e materiais dos clientes Samba Play sobre assuntos diversos e com qualidade garantida. Uma excelente opção para quem quer começar tendo resultados positivos como afiliado.

Então, seja você um produtor querendo melhorar as vendas ou alguém querendo uma renda extra, aproveite os benefícios do programa de afiliados!

E aproveite também para baixar nosso infográfico e ver como o Marketing Digital também pode ajudar a te trazer mais lucros:

infografico marketing digital

Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários