• Blog
  • >
  • Insights
  • Cinco maneiras de promover seu conteúdo em vídeo.

Cinco maneiras de promover seu conteúdo em vídeo.

O que fazer com seu conteúdo em vídeo depois o criar? Não basta simplesmente carregá-lo para um canal e esperar que as pessoas o assistam. A era digital está saturada de conteúdo, não apenas de vídeos, mas de gráficos, de texto, GIFs, memes e muito mais.  Se quiser ser visto na multidão de conteúdo disponível para os usuários, você precisa promover ativamente os seus vídeos

Neste artigo, analisaremos cinco maneiras simples de promover seu conteúdo em vídeo.

1. Peça às pessoas para compartilharem seu conteúdo em vídeo.

Isso pode parecer simples, mas você já tentou pedir às pessoas para compartilharem seu vídeo? 

Peça aos amigos e familiares que o compartilhem nas redes sociais ou grupos de mensagens. Também sugira que seus funcionários, colegas ou pessoas de outros departamentos da empresa divulguem o conteúdo. Não cabe apenas ao departamento de marketing promover o vídeo. Será de enorme ajuda se todos na empresa se empenharem. 

Olhe além da sua esfera íntima e entre em contato com as pessoas da indústria com quem você tem conexões. Peça que compartilhem o vídeo em suas redes sociais ou que o incorporem um trecho relevante de seu próprio conteúdo como uma oportunidade de link building. Cada compartilhamento expandirá seu alcance para um público cada vez maior.

2. Faça promoção cruzada do seu conteúdo em vídeo.

O seu conteúdo em vídeo pode ter sido criado especificamente para um canal do YouTube ou site, mas isso não significa que ele não possa ser visto em nenhum outro lugar. 

A promoção cruzada (ou cross-promotion, em inglês) é extremamente importante na era digital atual. Grande parte do seu público é membro de várias plataformas digitais, mesmo que provavelmente não seja igualmente ativa em todas. Portanto, se o conteúdo estiver presente em apenas um canal, você limitará o público que é capaz de alcançar.

Algo que deve ser lembrado ao promover o vídeo através da promoção cruzada é como o conteúdo aparece de forma diferente em cada canal. Os algoritmos em diferentes sites são projetados para entregar conteúdo atraente para os usuários. 

Isso significa que é importante garantir que você tenha uma thumbnail atraente e de alta qualidade em conjunto com um título relevante para o assunto do vídeo. 

Ao postar nas redes sociais, é melhor que isso seja feito de forma nativa na plataforma, em vez de simplesmente adicionar um link. Por exemplo, os vídeos nativos do LinkedIn têm um alcance 10 vezes maior do que simples links, de acordo com a Socialbakers

3. Publicações de vídeo pagas nas redes sociais.

Se quiser que seu vídeo atinja um novo público, talvez valha a pena investir em publicidade digital

O conteúdo promocional pago raramente está nos planos de pequenas empresas por conta de baixos orçamentos. A boa notícia é que os posts patrocinados não são tão caros quanto se imagina. No entanto, você precisa estar ciente da diferença de custo se sua campanha for no modelo de pagamento por clique (PPC) ou de custo por clique (CPC).

O valor definido para campanhas e publicações pagas geralmente depende de você, mas quanto menor for o valor, menos pessoas você alcançará. Mas você não precisa se concentrar em obter milhões de espectadores e cliques com uma campanha de promoção de vídeo. 

Comece aos poucos, teste o terreno e veja o que funciona para você e seu público, e depois faça o orçamento com base nas suas descobertas.

4. Promova conteúdo em vídeo offline.

Seu vídeo pode ter sido criado com o público da internet em mente. Mesmo assim, você pode promovê-lo offline. Você ou um colega pretendem fazer uma apresentação? Por acaso você está enfrentando dificuldades para encontrar ideias de apresentação envolventes

Reproduzir um vídeo durante uma apresentação quebrará a monotonia de ouvir uma pessoa falar e ajudará o público a reter informações. Você também pode exibir o vídeo em loop num evento da empresa ou feira comercial para que seus convidados tenham algo com o que se distrair enquanto aguardam o coffee break.

5. Redefina o seu conteúdo em vídeo.

Crie versões mais curtas do seu vídeo que podem ser compartilhadas facilmente em plataformas de mídia social, como teasers ou trailers com um lembrete para assistir ao vídeo completo. Use os recursos do Facebook ou Instagram Stories para discutir o conteúdo do vídeo com seu público. 

Você quer que as pessoas vejam seu conteúdo, mas isso não significa que ele só possa ser apresentado nesse formato. Reutilize seu conteúdo em vídeo como uma postagem de blog, infográfico, GIF, etc. para ser incluído na sua estratégia de email marketing, incorporando-o numa newsletter (como no exemplo abaixo) — faça mais do que apenas adicionar um link para a postagem original do vídeo. 

Reaproveitar o conteúdo em vídeo não só permitirá que você alcance públicos mais amplos, mas também proporcionará uma grande quantidade de conteúdo para usar ao longo do tempo.

Pontos principais.

Promover seu conteúdo em vídeo não requer que você extrapole o orçamento. Comece pedindo que as pessoas próximas a você compartilhem o vídeo em suas redes sociais. Para ampliar seu público, certifique-se de o vídeo esteja presente em mais de um local digital e promova-o o mais amplamente possível. 

Considere investir em publicidade paga para ajudar o vídeo a ganhar tração. Seu conteúdo em vídeo pode ter sido projetado para a internet, mas você pode utilizá-lo offline em eventos e apresentações. 

Finalmente, reaproveite o vídeo original em outros formatos para alcançar públicos que talvez ainda não tenham se envolvido com o conteúdo. Seguindo esses cinco métodos simples, você começará a promover seu conteúdo em vídeo para o público que deseja consumi-lo.


Este artigo foi escrito pela Venngage: A Venngage é uma ferramenta online com a qual você pode criar, a partir de modelos personalizáveis, diversos recursos visuais, como infográficos, relatórios, apresentações e muito mais sem precisar ter um conhecimento de design. Com alguns cliques e poucos minutos é possível criar visuais incríveis!

Por: Autor Convidado

Eu sou um autor parceiro da Samba Tech :)

Contribua com este post nos comentários