• Blog
  • >
  • Insights
  • Público alvo: o que é e como encontrar o do seu negócio.

Público alvo: o que é e como encontrar o do seu negócio.

Público alvo: o que é e como encontrar o do seu negócio.

Público alvo é um conceito bastante difundido no mundo dos negócios, pois ele é primordial no momento de estruturar as estratégias de uma empresa. Algumas pessoas costumam confundir público alvo com persona, então cuidado com as definições que você já ouviu por aí.

Neste artigo vamos te ajudar a entender as diferenças e, quando você conseguir identificar o público alvo do seu negócio, será mais fácil criar estratégias de marketing assertivas para converter os seus consumidores. Quer saber como? A gente te explica neste artigo!

Para aprimorar ainda mais suas estratégias de marketing voltadas para o seu público alvo, aqui temos um template editável para você criar um plano de marketing digital incrível!

template editável para plano de marketing digital

O que é público alvo?

Em suma, podemos classificar público alvo como uma parcela dentro do universo geral de consumidores para quem uma empresa ou negócio direciona os seus produtos, serviços e, por consequência, as suas ações de marketing. Dentro do público alvo, existe um grupo de pessoas que possuem características em comum. As características mais utilizadas para classificação de um público alvo costumam ser localização, escolaridade, gênero, interesses e, principalmente, comportamento de compra.

Tenha em mente que o público alvo do seu negócio deve estar totalmente relacionado com o produto ou serviço que você oferece, afinal de contas, o seu público alvo é composto por consumidores que possuem interesse na mercadoria que você vende.

Como as pessoas que formam o público alvo da sua empresa serão as responsáveis por gerar lucros, uma vez que sãos os consumidores efetivos dos seus produtos e serviços, quanto mais informações sobre esse nichovocê tiver, melhor!

Quanto mais você souber sobre os hábitos de consumo, preferências, gostos, poder aquisitivo, entre outros informações dos seus clientes, maiores serão as chances de você conseguir entender as suas dores e desejos, criando soluções mais assertivas. Além disso, as informações do seu público alvo podem ser utilizadas para criar campanhas de marketing direcionadas (e-mail marketing, por exemplo), atingindo o perfil de cliente certo para você.

Qual a diferença entre público alvo e persona?

É muito comum que ocorra a confusão entre os conceitos de público alvo e de persona. Apesar de ser uma ideia comum a de que ambos os termos possuem um mesmo significado, esta afirmativa está incorreta! Público alvo e persona denominam coisas diferentes, veja:

Público-Alvo.

Já vimos no tópico anterior que o público alvo delimita um grupo de consumidores que possuem um perfil de consumo parecido.

As marcas utilizam informações sobre o público alvo para direcionar os esforços de marketing para um grupo de consumidores mais propenso a adquirir os seus produtos ou serviços.

É possível listar as seguintes informações como as mais usadas da hora de definir o público alvo de uma empresa:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Escolaridade;
  • Renda;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Padrões de consumo.

Persona.

Em relação ao conceito de persona, podemos dizer que se trata da descrição de um perfil consumidor que corresponde ao cliente ideal de um negócio.

Ao contrário do público alvo, que é formado por consumidores reais, a persona é um personagem fictício que leva em si as características reais dos seus consumidores.

Para o desenvolvimento da persona é preciso se basear em estudos de público alvo, por isso ambos os conceitos estão próximos. Depois da definição de persona, é possível compreender de forma ilustrativa, qual é o tipo de pessoas que se interessa pelo produto ou pelo serviço que o seu negócio oferece.

Algumas informações que ajudam a compor o desenho de uma persona são:

  • Características pessoais;
  • Renda;
  • Idade;
  • Estilo de vida;
  • Interesses;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Informações profissionais.

A partir das duas definições é possível compreender que enquanto público alvo apresenta uma visualização mais generalizada do seu consumidor, a persona apresenta uma definição mais específica, criando um personagem fictício com comportamento bastante parecido com o de um cliente real.

Como definir o público alvo de um negócio?

Agora que você já sabe os conceitos básicos que estabelecem o público alvo, chegou a hora de começar a definir o público do seu negócio.

A maneira mais simples e efetiva de realizar tal definição, é responder duas perguntas essenciais sobre o seu produto e o mercado no qual você atua ou atuará. Veja:

1. O seu produto se propõe a resolver qual problema?

Comece pensando no que há de mais valioso no seu negócio: o seu produto! Tente entender tudo em relação ao produto/serviço que você comercializa, mas principalmente saiba qual é o benefício que o produto possui e que será capaz de ajudar o consumidor a resolver o problema dele.

O seu produto ajuda a crescer o cabelo? A limpar a casa mais facilmente? A perfumar um ambiente? A trabalhar melhor?

Depois disso, encontre o diferencial do produto em relação aos concorrentes de mercado. Se o seu produto auxilia o consumidor na hora das tarefas domésticas, como ele pode se destacar dos concorrentes que possuem produtos para a mesma função?

2. Quem são as pessoas que possuem o problema que o seu produto resolve?

Você já sabe qual é o problema que o seu produto resolve e já sabe também como ele pode se destacar no meio de tantos concorrentes. Agora está na hora de compreender o perfil dos consumidores que estão mais propensos a adquirir o produto, ou seja, as pessoas que vão se beneficiar com as soluções que o produto oferece.

Este passo é importante para começar a particionar o que antes era um grande grupo de consumidores, em grupos menores encaixados em nichos de mercado.

Depois de responder as duas perguntas anteriores, você saberá com quais consumidores precisará dialogar na hora de ofertar o seu produto ou serviço. Com base nisso e para tornar a sua estratégia mais efetiva, será preciso entender os dados em comum do público alvo.

Para conseguir colher e categorizar os dados, a melhor maneira é realizar uma pesquisa de mercado, perguntando ao seu público informações que tenham relevância no seu negócio. Essa pesquisa pode ser feita de forma mais profissional, com a ajuda de um instituto de pesquisa especializado no assunto. Porém, quanto maior o nível de complexidade de pesquisa, mais cara ela fica. Uma opção para novos empreendedores que não possuem tanto capital para investir em uma pesquisa inicial, é criar questionários online, que podem ser respondidos facilmente pelo público.

Conclusão.

Entender o público alvo é extremamente relevante para o sucesso do seu negócio! Compreendendo bem o seu público alvo, será mais fácil analisar o comportamento de quem efetivamente consome o seu produto, assim você será capaz de aperfeiçoá-lo com o tempo e também de criar campanhas de marketing focadas nos seus reais consumidores, aumentando o engajamento e a conversão.

Quer conhecer um pouco mais sobre público alvo e, especificamente, os nichos de mercado que você deve focar? Baixe o ebook grátis e comece agora mesmo!

ebook nichos de mercado


Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários