• Blog
  • >
  • Insights
  • Rádio corredor: como ela pode prejudicar sua empresa e como evitá-la.

Rádio corredor: como ela pode prejudicar sua empresa e como evitá-la.

Rádio corredor: como ela pode prejudicar sua empresa e como evitá-la.

Colaboradores parados em cantinhos de salas, nos corredores, perto da máquina de xerox ou na cantina. Cenas muito comuns em diversas empresas, certo? É bem complicado evitar que as conversas de corredor em um canto ou outro aconteçam. Esse tipo de conversa é conhecida como rádio corredor e aborda diversas informações que geralmente não são oficiais, por isso, é importante observar esses comportamentos de perto para que não haja consequências negativas. 

Todo mundo sabe que a rádio corredor sempre existiu, mas essa prática se tornou ainda mais comum com as novas tecnologias. Se antigamente era necessário estar fisicamente perto para disseminar esses assuntos, hoje em dia tudo acontece via aplicativos e redes sociais na internet. 

Informações não oficiais espalhadas na internet podem dar abertura para que notícias falsas sejam criadas, atrapalhando o desenvolvimento e a maneira como uma empresa é vista por seus colaboradores e pelo mercado. Hoje nós vamos te dar algumas dicas de hábitos que ajudam a diminuir a fofoca de corredor e, desta forma, melhorar o clima organizacional da sua empresa.

O que é rádio corredor?

Rádio corredor é a famosa fofoca de corredor. Leva esse nome pelo comportamento padrão que era visto em conversas paralelas nos corredores das empresas.

Hoje em dia a rádio corredor não precisa necessariamente de um corredor para acontecer. Com o avanço da internet, as pessoas aumentaram as suas possibilidades de comunicação e hoje em dia podem conversar através das redes sociais e aplicativos de mensagem de texto, por exemplo. Com isso a fofoca de corredor pode ser potencializada, afinal, é ainda mais fácil contar um assunto ou outro usando uma plataforma digital. 

A rádio corredor é negativa quando começa a criar inverdades e atrapalhar no clima organizacional da empresa e no desempenho dos funcionários, pois, de tanto que um boato se espalha, as proporções podem ficar desastrosas. 

Como a comunicação empresarial se relaciona com a rádio corredor? 

Muitos profissionais acreditam que a comunicação empresarial acontece apenas quando um líder discursa ou quando uma nota ou notícia é comunicada através de canais corporativos, como e-mails, quadros de recado, blog corporativo ou ferramentas de comunicação institucional. 

O pensamento é enganoso uma vez que toda mensagem que circula no ambiente corporativo é uma forma de comunicação organizacional. Seja a mensagem vinda da liderança ou dos funcionários, seja ela falada ou escrita, tudo é comunicação organizacional quando acontece na empresa. 

É muito importante que as empresas não restrinjam a comunicação apenas em um aspecto hierárquico, ou seja, só os líderes podem falar enquanto os liderados apenas escutam. Pelo contrário, é essencial que as organizações incentivam feedbacks sinceros de seus quadros de colaboradores, só assim problemas poderão ser resolvidos e um clima organizacional positivo será criado. 

A partir disso podemos categorizar a comunicação empresarial em três diferentes categorias: 

  • Comunicação institucional: Esta é a comunicação é a responsável por trabalhar a imagem da empresa para o mercado, para a imprensa, para os colaboradores e para os sócios. A sua finalidade é reforçar a missão, visão e os valores da empresa. 
  • Comunicação formal: Esta é a forma oficial que a empresa se comunica com os seus colaboradores. São comunicados formais com objetivo de orientar ou instruir. 
  • Comunicação informal: Esta é a comunicação que surge involuntariamente entre os colaboradores da empresa. Esse tipo de comunicação não é documentado e não segue padrões formais. 

Todas os três tipos de comunicação têm uma relação entre si, mas nem sempre estão alinhadas. Quando ocorre o desalinhamento entre a comunicação informal e as outras, há uma interpretação incorreta dos fatos, falsas notícias podem começar a ser espalhadas e assim é criada a rádio corredor. 

Como combater a rádio corredor? 

Para que a rádio corredor não seja mais um problema dentro da sua empresa, separamos alguns hábitos de comportamento saudável que te ajudarão a eliminar as fofocas da vida corporativa dos seus colaboradores. Confira: 

1. Anuncie às mudanças de processos.

Às vezes é necessário que alguns processos, regras, metodologias ou ferramentas sejam alterados. Quando casos desse tipo acontecem, é importante anunciar as mudanças para que os colaboradores conheçam os reais motivos das alterações e as suas vantagens. Desta forma, quando uma mudança de processo for bem comunicada, a história real será contada e entendimentos errôneos da situação serão evitados. 

2. Ofereça treinamentos constantes.

Quando um novo funcionário ingressar na empresa, é importante que ele passe por um processo de treinamento, assim é possível educá-lo com os comportamentos que são esperados e mostrá-lo como a cultura da empresa funciona. 

Além do treinamento inicial, uma boa prática é fazer treinamentos constantes, retomando informações importantes regularmente. Outra dica é criar uma cartilha que pode ser atualizada recorrentemente e que instrua o quadro de funcionários sobre as regras da empresa. 

3. Mudanças no quadro de funcionários devem ser comunicadas.

Um dos assuntos que mais gera a rádio corredor é a mudança no quadro de funcionários de uma empresa. Independente do motivo, seja ele um pedido de demissão, uma necessidade de afastamento ou mesmo a admissão de um novo colaborador, é importante que os líderes da empresa comuniquem as suas equipes sobre o ocorrido e quais foram os motivos que levaram àquela atitude. Informações claras e transparentes vão evitar que um clima ruim seja instaurado. 

4. Esclareça boatos.

É primordial que as informações sejam tratadas com transparência e de forma verdadeira. Caso haja algum problema e boatos comecem a surgir, antes que eles se espalhem é preciso que as informações sejam esclarecidas pela empresa e assim o clima volte a ficar equilibrado. 

5. Incentive o hábito de feedbacks sinceros.

Por fim, outro hábito saudável e que ajuda a minar as conversas de corredor é incentivar os funcionários a saberem receber feedbacks sinceros e também estarem abertos a dar feedbacks sinceros. 

Esse hábito deve ser fomentado pelo gestor por meio de um bom relacionamento com seus liderados, criando uma relação de confiança e incentivando que seus colaboradores ofereçam feedbacks constantemente. 


Quando o liderado possui uma boa relação com seu gestor e com a empresa, ele não vai precisar recorrer a fofocas e à rádio corredor, pois basta procurar o gestor e resolver suas dúvidas, problemas ou desentendimentos. 

Eliminando a rádio corredor você verá o clima organizacional da sua empresa melhorar drasticamente e, um clima positivo, gera funcionários motivados e cada vez mais produtivos. E para otimizar ainda mais os processos na sua empresa, você pode baixar gratuitamente esse kit com materiais indispensáveis para profissionais de RH. Bons estudos!

kit de materiais indispensaveis para profissionais de rh

Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários