Como recrutar profissionais de Ensino EAD.

Se você precisa encontrar os melhores profissionais de ensino EAD, mas não sabe por onde começar, então veja as dicas de recrutamento e seleção que separamos para você!

Qual é o perfil que você deve procurar nesse tipo de profissional?

O ensino à distância tem processos diferentes do ensino offline. Orientar os alunos à distância, interagir com eles e mantê-los engajados exige táticas e conhecimentos especializados. Portanto, o primeiro passo é entender quais os principais requisitos que um profissional desse tipo deve ter. São eles:

Paixão por Educar

Ele deve ser apaixonado por compartilhar seus conhecimentos com os outros. Assim, um profissional EAD deve ter um impulso inato para compartilhar o que eles já sabem. Por isso mesmo é tão importante olhar durante o seu recrutamento as chamadas soft skills, competências comportamentais necessárias para a função. Assim, um bom instrutor online tem a habilidade de fazer com que qualquer tópico complexo pareça interessante e simplificado aos alunos. 

Competências técnicas 

Não importa o quão interativo o profissional seja, é necessário levar em conta também hard skills e a experiência dele. Avalie o conhecimento técnico dele de antemão e veja como ele está familiarizados com as tendências atuais da área em questão. 

Nativo em tecnologia

Este tipo de perfil deve estar familiarizado com sistemas de gerenciamento de aprendizado à distância, além de ferramentas de colaboração online. A agilidade e flexibilidade são, portanto, essenciais para esse ambiente em constante mudança.

Comunicação 

A comunicação é a chave para um e-learning eficaz. O profissional com dificuldade em se expressar com eloquência pode não ensinar os alunos de maneira efetiva. Ele deve não apenas ser capaz de comunicar um conhecimento conceitual de modo efetivo aos alunos, mas também construir um bom relacionamento com eles para que tirem dúvidas. 

Foco no conteúdo

O material de aprendizagem inclui conteúdos bastante visuais. Este perfil deve ter conhecimento em como criar um plano de aula interativo, além de saber como dividir as lições em sub-partes e organizar um currículo de tal forma que os alunos não se sintam sobrecarregados durante as aulas. 

No que prestar atenção na hora de recrutar profissionais de ensino EAD?

Certifique-se de saber exatamente que tipo de profissional você precisa e que parte do processo de ensino EAD eles estarão gerenciando. Para isso, pense no perfil da persona do candidato e entenda mais sobre quais são os objetivos, habilidades e comportamentos ideais que você necessita.

Pense também em detalhes do cargo e na duração do projeto: qual é o melhor tipo de contratação – temporária ou permanente? Você pode usar diferentes modelos de contratos para aumentar as chances de atração de candidatos.

Faça o planejamento do roteiro de entrevista e foque não só na avaliação de competências técnicas, mas também por competência comportamental. Esse tipo de análise tem como objetivo ver a aderência do perfil do candidato com a cultura da empresa.

Tenha um cuidado extra na descrição de vaga do profissional de ensino EAD: Sua linguagem deve ser coerente com a personalidade da sua empresa. Ou seja, se for uma empresa descolada, como uma startup, escreva de forma mais informal, por exemplo.

Outro ponto é você buscar se diferenciar. Reflita sobre os desafios mais engajadores que sua empresa tem a oferecer e traduza-os nesta descrição de forma única. Ou seja, ao invés de “Professor EAD”, que tal um “Professor EAD para criar a melhor experiência no mercado de Design”?

Também não deixe de pensar em uma estratégia de divulgação da vaga. Para isso, além de procurar por ferramentas que facilitam o processo, como softwares de recrutamento e seleção, pense também em otimizar a descrição de seu anúncio utilizando palavras-chave que profissionais EAD geralmente utilizam nos campos de busca.

Como você viu, recrutar profissionais de ensino EAD requer alguns cuidados que, aliados a um bom planejamento, pode trazer os perfis que você procura. Bom recrutamento!


Esse artigo foi escrito pela Gupy. A Gupy é o software número 1 de recrutamento e seleção no país. Ajudamos empresas a construírem um processo digital, eficiente, preciso e com experiências incríveis para o RH, gestores e candidatos. Nossa tecnologia utiliza Inteligência Artificial para ranquear os melhores candidatos e se integra com outros produtos de R&S para que tudo possa ser realizado e analisado em um único lugar, substituindo por completo o Excel, planilhas e gestão por e-mail. Muito mais visibilidade e resultados, com a formação de equipes incríveis para toda a organização. Conheça mais sobre nossos casos de sucesso e produto.

Por: Autor Convidado

Eu sou um autor parceiro da Samba Tech :)

Contribua com este post nos comentários