• Blog
  • >
  • Insights
  • O que é retorno sobre investimento? Como calcular o ROI e a importância dele para seu projeto de vídeos

O que é retorno sobre investimento? Como calcular o ROI e a importância dele para seu projeto de vídeos

Todo novo empreendimento é um investimento, certo? De certa forma, é preciso arriscar e investir uma quantidade de dinheiro para tirar seu projeto do papel. É importante, então, lembrar que o retorno em forma de lucro não é imediato. Para se ter um retorno sobre investimento é preciso um pouco de tempo e, claro, muito estudo e muita análise.

A sigla ROI, do inglês return over investment (retorno sobre investimento), diz respeito a uma métrica que analisa exatamente isto: o retorno – em lucro – em relação a uma determinada quantia investida em uma determinada ação. Essa métrica é efetiva pois mostra ao empreendedor, claramente, se um investimento deu ou não certo e, ficar de olho no cálculo do ROI pode ser o diferencial para o sucesso do seu negócio, digital ou não.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o retorno sobre investimento para seu projeto de vídeos, como seus cursos EAD. Entre os pontos, vamos ensinar o que é o ROI, como calcular, investimentos iniciais e projeções para tempo de retorno.

Antes de começar, você pode baixar esse template de plano de marketing digital e aprender, passo a passo, como fazer esse tipo de investimento e, claro, depois calcular qual retorno você tem em cima dessas ações de divulgação. Só clicar aqui ou na imagem abaixo.

plano de mkt digital para calcular retorno sobre investimento

O que é o ROI (retorno sobre investimento)?

De forma simples, o ROI é uma métrica que mede a quantia de rendimentos obtidos em relação a um determinado investimento. Por exemplo, se você investe uma quantia para divulgação de um material em mídias pagas, precisa saber se esse investimento valeu a pena ou não, certo? E pensando em um plano um pouco mais macro, se sua empresa decide realizar um evento, é preciso entender se esse evento gerou retorno de alguma forma, analisando os gastos e o que foi trazido de lucro. Sabe aquela expressão do senso comum “bom custo-benefício”? É exatamente isso que medimos por meio do ROI.

Se você quer começar a empreender com um negócio digital, sobretudo um projeto de vídeos – um curso EAD, por exemplo – é preciso ter em mente que é necessário investir uma quantia para tirar seu projeto do papel. Além disso, também é preciso ter um pouco de paciência – e muita resiliência! – para que esse seu investimento dê lucro. Ainda que um negócio digital ofereça muito mais vantagens e chances de ter um retorno sobre investimento mais rápido que um negócio físico, esse período de amadurecimento do negócio ainda é de extrema importância.

Realizar o cálculo do retorno sobre o investimento serve, exatamente, para entender, por meio de dados, se determinadas ações estão valendo a pena dentro do seu negócio. Um exemplo: você já tem um negócio e deseja investir, em um determinado mês, em tráfego pago para o seu site ou blog. Após estudar as melhores fontes de tráfego pago e escolher quais campanhas investir, você terá que pagar um valor para rodar seus anúncios. Então, como saber se o dinheiro investido nesses anúncios está valendo a pena? Realizando o cálculo do retorno sobre investimento, você pode analisar quanto de lucro foi trazido por esse tráfego pago, por exemplo, quantos novos clientes vieram provenientes dessas fontes. Assim, você vai saber, exatamente, se valerá a pena seguir investindo nessas fontes ou se o caminho é ir para outras ações de marketing.

Então, o ideal é que você calcule o retorno sobre o investimento das mais variadas ações que resolver tomar dentro do seu negócio. Especificamente nesse artigo, iremos tratar sobre o ROI relacionado ao seu projeto de vídeos online, como o lançamento de um curso EAD ou a implementação de uma TV corporativa no seu negócio, por exemplo.

Veja no ponto seguinte como calcular o retorno sobre investimento para suas ações:

Como calcular o ROI?

O cálculo da taxa de retorno sobre investimento é bem simples. Para encontrar o valor, é preciso subtrair o lucro do investimento inicial e, em seguida, dividir esse valor pelo investimento inicial.

Ou seja:

formula de retorno sobre investimento

Ilustrando:

Você compra uma máquina de personalizar canecas no valor de R$1.500,00. Após seis meses vendeu o equivalente a R$3.500,00. Primeiramente, para calcular o retorno desse investimento, é preciso lembrar que para ter quanto lucro você já teve, deve retirar a quantia gasta para adquirir a máquina. E, segundo a fórmula, é exatamente o primeiro passo. Então, subtraindo 1.500 de 3.500, restam 2.000. Em seguida, esse valor é dividido pelo investimento inicial, que nesse caso, é o valor da máquina. Então, 3.500 – 1.500/1.00 = 1,333… Esse número indica que o retorno foi de 1,3 vezes o investimento inicial. Não parece um número muito expressivo, mas em um curto período, é um excelente retorno sobre investimento. Muitos negócios demoram meses e até anos para começarem a dar lucro, e por isso é preciso muito estudo, cálculos constantes e muita resiliência.

Outra questão relevante é o fato de que não existe uma ‘resposta certa’ acerca do retorno em um determinado período ser bom ou não. É você que irá colocar uma meta de retorno em um determinado tempo.

Por exemplo, o objetivo de um empreendimento pode ser ter um retorno sobre investimento de 100% em 6 meses, e para outro esse objetivo pode ser de 300%. Tudo irá depender do tipo de negócio, do cenário econômico do momento, do objetivo planejado para cada negócio e muito mais. O que vale ser ressaltado é que, para o cálculo ser bastante preciso, todo custo inicial deve ser incluído no valor do investimento e, claro, todo lucro também.

Por que é importante calcular o retorno sobre investimento?

Para além de dados, calcular o ROI é importante pois impacta seu empreendimento de maneiras diferentes. Olha só algumas dessas formas:

Trabalhar com expectativas realistas

Todo novo empreendimento é um risco, certo? Mas é como dizem: para ter muitas recompensas, é preciso arriscar-se.

Porém, alguns empreendedores digitais acreditam que um negócio digital dá lucros imediatos, e nem sempre isso é verdade. Com todo negócio é importante trabalhar com expectativas realistas, mas no meio digital é ainda mais verdade.

Calculando taxas de retorno sobre investimento, você tem uma ideia de como realmente o negócio está indo, como as ações de marketing, por exemplo, estão dando retorno financeiro e muito mais. Tudo isso, além de ajudar você e sua equipe trabalharem em um cenário bem mais realista, é possível ajustar esses objetivos e expectativas de acordo com o cenário do momento da empresa e, claro, realizar mudanças necessárias para intensificar as vendas e os lucros.

Ajuda a entender melhor suas despesas

Já ouviu a expressão “dinheiro na mão é vendaval”? Muitas pessoas, sobretudo com pequenos gastos diários, têm dificuldade de enxergar as despesas com clareza. Isso implica que esses gastos, normalmente, continuarão existindo, mesmo que não exista a necessidade. Se você realmente parar para calcular o retorno sobre o investimento de um negócio, você precisará de ter esses gastos documentados, anotados e bem explícitos. Esse cálculo pode te ajudar a identificar melhor os gastos e, mais importante ainda, entender quais deles são ou não desnecessários.

Encontrando algum gasto que você considera supérfluo, é possível ajustar esse valor, cortando ou eliminando de vez e, claro, impactando positivamente no seu retorno sobre investimento.

Facilitam novos investimentos

Uma outra questão que o cálculo do ROI auxilia é o fato de auxiliar a tomada de novas decisões e realização de novos investimentos. Se você souber exatamente para onde seu negócio digital está indo, em qual ritmo e quais as expectativas para o futuro. Se você vê que o negócio já tem um retorno sobre investimento considerável, fica muito mais fácil tomar a decisão de investir novos recursos em novas funcionalidades, expansão e outros aspectos. E, claro, com mais investimentos, você traz novos negócios e bem mais lucro também.

Ajuda a entender melhor a efetividade de cada ação

Se você investir em estratégias pagas de marketing, existem diversas opções distintas. Você pode, por exemplo, anunciar no Google Adwords ou então impulsionar uma publicação no Facebook e no Instagram. São muitas possibilidades. Então, para cada ação, se você calcular o retorno sobre o investimento, terá muito mais clareza para saber quais são os canais mais efetivos, quais fontes apresentam melhor custo benefício, quais trazem mais retorno e muito mais. Tudo isso te ajuda a tomar decisões mais acertadas, sempre baseadas em dados e resultados – nunca em achismos!

Dicas para calcular o retorno sobre investimento do seu projeto de vídeos

E claro, como o nosso assunto aqui é seu projeto de vídeos, vamos te dar algumas dicas sobre como calcular o ROI nesse projeto. Se lembra quando falamos da importância de realmente incluir cada gasto e cada lucro? Pois é, para seu projeto de vídeos, nem sempre é muito claro quais gastos são esses, então, confira algumas dicas sobre como calcular o ROI para seu negócio digital com vídeos.

Comece pela produção

O seu projeto de vídeos não começa na momento que os vídeos ficam online! O projeto começa bem lá atrás, bem quando a produção começa. Então, inclua também nos seus gastos tudo relacionado à gravação dos vídeos. Por exemplo:

  • Comprou uma câmera profissional ou semiprofissional para gravar vídeos de melhor qualidade?
  • Precisou investir em um microfone melhor ou até mesmo um gravador?
  • E a iluminação, investiu também?
  • Leve em conta também tudo que foi gasto em relação a cenário, estúdio caseiro, efeitos e mais.

Ah! Não se esqueça da pós-produção. Se você investir em um programa de edição profissional pago, lembre-se de incluir esse valor no investimento inicial também.

Escolha da plataforma

Se você decidiu investir em um projeto profissional de vídeos, como um curso online, por exemplo, precisará de uma plataforma profissional de hospedagem e distribuição desses vídeos, certo? É claro que existem plataformas grátis, como o próprio YouTube, mas essas plataformas abertas não garantem a segurança de seus vídeos contra pirataria e, claro, eles ficam disponíveis para qualquer um assistir.

Para realmente ganhar dinheiro com seu projeto, você precisa de uma plataforma que, além de hospedar os vídeos, auxilie na distribuição e proteção deles contra roubos e piratarias. Afinal, se você gasta tudo aquilo mencionado no ponto anterior e vê seus vídeos roubados e comercializados de forma ilegal, dificilmente terá um bom retorno sobre investimento.

Então, estude e conheça plataformas profissionais que se encaixem no seu projeto.

O Samba Play, por exemplo, além de todas essas questões de segurança e hospedagem, ainda facilita o pagamento para os seus clientes e oferece dois modelos de venda de seus vídeos: venda por assinatura e venda pontual.

É importante, então, calcular tudo isso dentro dos gastos de investimento inicial do seu projeto para entender exatamente tudo que está envolvido na distribuição profissional dos seus vídeos.

Para entender um pouco mais sobre como a pirataria digital afeta seu negócio e como evitá-la, você pode baixar esse material e aprender sobre o assunto.

seguranca de videos para garantir retorno sobre investimento

Divulgação do seu projeto

Por fim, um outro ponto fundamental de todo negócio digital é a divulgação. Hoje em dia existem diversas estratégias gratuitas de marketing digital para seu projeto, porém, dificilmente negócios digitais que acabaram de começar conseguem muitos clientes de forma orgânica. Para um novo negócio, é necessário investir um pouco em campanhas de marketing efetivas que irão ajudar a trazer mais tráfego e mais compradores ou assinantes para seu canal ou seu curso online.

Algumas dessas ferramentas são Facebook Ads, Google Adwords, Instagram Ads e muito mais. Cada uma dessas ferramentas possuem funcionalidades específicas que podem, ou não, encaixar no seu projeto. O ideal é entender um pouco de cada uma delas e ver qual é a mais apropriada para o seu modelo de negócio e, também, para seu orçamento.

Então, lembre-se sempre de incluir gastos com tráfego pago nos investimentos também, para realmente ter clareza de todos os gastos com seu projeto.


E aí, acha que está pronto para tirar de vez o seu projeto de vídeos do papel? Calcular o retorno sobre investimento é um passo importantíssimo para qualquer empreendimento, especialmente os digitais. Lembre-se sempre que todo empreendimento começou do zero e que foi preciso muito estudo, dedicação e resiliência, então, realizando os cálculos e sempre entendendo o cenário do seu empreendimento, a chance de você ter um negócio de sucesso aumenta – e muito!

E se você quiser conhecer uma plataforma profissional que irá te ajudar a ter um ótimo retorno sobre investimento, pode fazer um tour pelo Samba Play clicando aqui e conhecendo essa plataforma por dentro. Vamos lá?

teste o samba play para garantir retorno sobre investimento

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários